terça-feira, 18 de agosto de 2009

VIVER BEM!


Comida Gordurosa afeta corpo e cérebro

Comer alimentos gordurosos parece exercer efeito adverso quase imediato sobre a memória e o desempenho em exercícios, segundo novos estudos com ratos de laboratório e seres humanos.

Já era sabido que uma dieta de longo prazo com alto teor de gordura está associada a ganhos de peso, doenças cardíacas e declínio da função cognitiva. Mas as novas pesquisas mostram de que maneira as comidas gordurosas, mesmo que consumidas por apenas alguns dias, podem afetar o corpo e o cérebro bem antes que o ganho de peso se torne aparente.

Os pesquisadores estudaram 32 ratos de laboratório alimentados com ração de baixa gordura e treinados durante dois meses para percorrer um complicado labirinto. O labirinto incluía oito diferentes percursos, e no final de cada um deles o animal recebia uma recompensa na forma de leite condensado. O labirinto era limpo com álcool após cada experiência, para que o rato tivesse de utilizar a memória, e não o faro, como orientação.

Metade dos ratos participantes passaram a ser alimentados com uma dieta de alta gordura, enquanto os demais mantinham a dieta original. Após quatro dias, os ratos alimentados com a dieta mais gordurosa começaram a apresentar problemas de desempenho no teste do labirinto -em média, encontravam só 5 das 8 recompensas antes de cometer um erro. Os que mantiveram a dieta original preservaram o nível elevado de desempenho.

Metade dos ratos também havia sido treinada para correr em uma esteira rolante. Depois de apenas alguns dias de dieta de alto teor de gordura, o desempenho deles na esteira piorou em 30% e, depois de cinco dias de teste, em 50%.

Ainda que os dados sobre o estudo humano ainda não tenham sido publicados, os pesquisadores executaram pesquisas semelhantes com homens jovens e saudáveis, que participaram de testes cognitivos e exercícios físicos. Andrew Murray, professor de fisiologia na Universidade de Cambridge, Reino Unido, diz que os dados ainda estão sendo revisados, mas que os efeitos de curto prazo de uma dieta com alto teor de gordura em humanos parecem semelhantes aos encontrados nos estudos com ratos.

Não está claro por que alimentos gordurosos causariam declínio na função cognitiva. Uma teoria é que uma dieta com teor elevado de gordura poderia ativar resistência à insulina, o que significa que o corpo se torna menos eficiente no uso de glicose, ou açúcar do sangue, componente importante da função cerebral.

A comida gordurosa parece ter efeito em curto prazo sobre o desempenho em exercícios porque o corpo reage ao alto teor de gordura no sangue liberando proteínas que, essencialmente, tornam o metabolismo menos eficiente. "Acredita-se que seja um mecanismo protetor para eliminar o excesso de gordura", disse Murray. "Mas isso torna os músculos menos eficientes no uso de oxigênio e combustível para produzir a energia necessária a se exercitar."

As constatações são especialmente relevantes para quem não se preocupa com o ocasional consumo excessivo de alimentos gordurosos porque se exercita regularmente. "Se você come até se fartar porque costuma correr, isso limita seu desempenho", disse Murray.

Fonte: The New York times
Edição: F.C. / MedPlan
18.08.2009

PALAVRA DO COORDENADOR

Olá minha gente!muito bom dia pra todos
Assumir uma coordenação geral de um grupo com aproximadamente 70 pessoas não é fácil,lidar com pessoas também.Desde o primeiro momento das eleições para a coordenação,ouvi de algumas pessoas, palavras que,acredito eu,que não precisariam ser ditas naquele momento e em nenhum.E desde quando fui eleito,muitas pessoas me procuram pra me dizer isso e aquilo,fulano falou isso e outra coisa lá...Enfim!cansa!
Quando Deus nos escolhe para estar a frente de um grupo,pastoral ou qualquer outro movimento,devemos assumir tal com toda autoridade que Ele mesmo nos concede.E uma das grandes qualidades de um bom líder é ouvir ,mas fazer de conta que não ouviu,o"ser neutro",e assim serei eu.Não venho através destas minhas palavras iniciais de minha coordenação ferir ou atacar ninguém,pois isso não rege os princípios do Evangelho de Cristo,do Grupo Luz do Mundo e de minha personalidade,mas venho pedir que rezem,orem,falem com Deus no seu íntimo e peça que o NOSSO GRUPO caminhe à luz do Evangelho,trabalhe e se dedique a aqueles que tanto precisam de nós e pregar a PAZ a tantos,mas principalmente dentro do Grupo Luz do Mundo.Peço humildemente e encarecidamente que a partir de hoje não haja comentários maldosos,falatórios,o famoso"leva e traz",dentro do Grupo Luz do Mundo,pois nosso principal objetivo é trabalhar para a construção de um mundo novo,mas vamos principalmente trabalhar para construir um "mundo novo" no nosso meio.Desejo meus parabéns a Maninho e a Italo,Chaguinha e Maira,Elson e Elizabeth,Roberto BH e a Camila,Kleiba e Flávia,Viviane e Luís,Leandra,Eliane,Daniel e Kelly,Adriana,Lidiane,aos secretários,tesoureiros e representantes de eventos.A liderança é semelhante a uma farda,um uniforme.Ela nos reveste de uma autoridade,de um"poder",que não é nosso,mas que exercemos à medida que vamos conhecendo seu alcance.Devidamente fardados,agora é só ir ao trabalho.
Que Deus nos favoreça sempre e um forte abraço para todos.

ADAILTON VILIANO

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 18/08/2009




Difícil um rico entrar no Reino!


LEITURA ORANTE


Mt 19,23-30

Jesus então disse aos discípulos:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: é muito difícil um rico entrar no Reino do Céu. E digo ainda que é mais difícil um rico entrar no Reino de Deus do que um camelo passar pelo fundo de uma agulha.
Quando ouviram isso, os discípulos ficaram muito admirados e perguntavam:
- Então, quem é que pode se salvar?
Jesus olhou para eles e respondeu:
- Para os seres humanos isso não é possível; mas, para Deus,
tudo é possível.
Aí Pedro disse:
- Veja! Nós deixamos tudo e seguimos o senhor.
O que é que nós vamos ganhar?
Jesus respondeu:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando chegar o tempo em que Deus vai renovar tudo e o Filho do Homem se sentar no seu trono glorioso, vocês, os meus discípulos, também vão sentar-se em doze tronos para julgar as doze tribos do povo de Israel. E todos os que, por minha causa, deixarem casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou terras receberão cem vezes mais e também a vida eterna. Muitos que agora são os primeiros serão os últimos, e muitos que agora são os últimos serão os primeiros.


Comentário do Evangelho

Advertência sobre o
apego aos bens materiais

Jesus manifestou seu amor ao jovem rico, porém este optou pelo amor ao dinheiro. Então Jesus faz uma advertência aos discípulos sobre o apego aos bens materiais. Eles, percebendo que a ideologia da riqueza está bastante enraizada nas mentes e nos corações, perguntam: "Quem, pois, poderá salvar-se?". Porém,
a Deus tudo é possível. O próprio Pedro, falando pelos demais, testemunha a sua conversão e a sua libertação da escravidão do dinheiro. O bem maior alcançado em Jesus supera tudo. A sedução por seguir a Jesus liberta do jugo do ter e das estruturas que alicerçam o império monetário.

Fonte: paulinas.com