quarta-feira, 13 de maio de 2009

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 13/05/2009



A verdadeira Videira

Jo 15,1-8

Jesus disse:
- Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador. Todos os ramos que não dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim. Mas os ramos que dão uvas ele poda a fim de que fiquem limpos e dêem mais uvas ainda. Vocês já estão limpos por meio dos ensinamentos que eu lhes tenho dado. Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo. - Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada. Quem não ficar unido comigo será jogado fora e secará; será como os ramos secos que são juntados e jogados no fogo, onde são queimados. Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem. E a natureza gloriosa do meu Pai se revela quando vocês produzem muitos frutos e assim mostram que são meus discípulos.

COMENTÁRIO

Quem permanece em Jesus produz frutos

A simbologia da videira, cujo cultivo já era comum nas civilizações antigas em vista da produção do vinho, é muito usada no Primeiro Testamento. A poda dos ramos nos quais não brotaram frutos, a fim de fortalecer os ramos
carregados, era uma prática usual de cultivo. A íntima inserção dos ramos ao tronco da videira é uma sugestiva imagem da permanência dos discípulos em Jesus. O verbo "permanecer" aparece oito vezes neste texto, e é o núcleo
de sua mensagem. Permanecer em Jesus é acolher sua palavra e seu exemplo, e procurar colocá-los em prática. É permanecendo em Jesus que os discípulos produzirão os frutos que são do agrado do Pai. E a seiva do amor que
une Jesus e os discípulos cria laços entre as pessoas, leva à fraternidade, à solidariedade e comunica a vida.

Arquidiocese prepara festa da padroeira

A Arquidiocese de Natal inicia os preparativos para a festa de Nossa Senhora da Apresentação, que será realizada de 11 a 21 de novembro deste ano. A equipe de Coordenação Geral da festa realizou a primeira reunião com o objetivo de organizar as várias comissões que trabalharão no evento.

Neste ano, nesta fase de organização, a equipe de Coordenação Geral está abrindo espaço para qualquer fiel integrar as comissões da festa. Os interessados deverão procurar o Pe. Abelardo Freitas, na Reitoria da Catedral Metropolitana, e propor o nome para integrar as comissões da festa.

Em 2009, a Festa de Nossa Senhora da Apresentação terá como motivação a mais a comemoração do Centenário de Criação da Diocese. Desde janeiro, a Arquidiocese vive o Ano Jubilar do Centenário. Nas próximas reuniões, a coordenação começa a discutir temas e definir as equipes.

CHARGES


Enquanto isso...

HUMOR !

Em tempos de gripe do porco, batizada agora de tipo A, fazendo-se justiça com os pobres suinos; De vacinação dos idosos que não vão aos postos de saúde, porque alguém alardeou que a vacinação é um método do governo exterminar os "velhos", esta foto ilustra bem os nossos tempos!


IMAGEM É TUDO!


A imagem é do fotográfo André François.
Ela documenta a medicina humanizada no Brasil, transmitindo a possibilidade de uma amorosa e tenra relação entre equipe médica e pacientes. Essa foto faz parte de um livro, que traz 25 mil imagens do fotógrafo paulista com o mesmo tema.
Imagens e outros projetos desse fotógrafo podem ser conferidas pelo site: www.imagemagica.com.br/cuidar

ORIGEM DO ROSÁRIO


Não há uma data precisa sobre a origem do Rosário. Em linhas gerais, remonta já os primeiros séculos da Igreja primitiva e foi tomando forma nos mosteiros católicos até o século 10, quando inciou expansão mais acentuada. O Rosário de 150 ave-marias, teria originado-se a partir de relatos populares de um monge...

Conta-se que no dia de encerramento do Concílio, onde os Padres Conciliares exaltaram as virtudes e as prerrogativas especiais da VIRGEM MARIA, o Santo Padre Celestino ajoelhou-se diante da assembléia e saudou Nossa Senhora, dizendo: "SANTA MARIA, MÃE DE DEUS...

O Papa João Paulo II, devototíssimo de Nossa Senhora e talvez um dos maiores Papas marianos da história...

Texto na íntegra, leia aqui

IMAGEM É TUDO ! (Fotos históricas)

A famosa foto de Che Guevara, conhecida formalmente como "Guerrilheiro Heróico", onde aparece seu rosto com a boina negra olhando ao longe, foi tirada por Alberto Korda em cinco de março de 1960 quando Guevara tinha 31 anos num enterro de vítimas de uma explosão.
Somente foi publicada sete anos depois.
O Instituto de Arte de Maryland - EUA denominou-a "A mais famosa fotografia e maior ícone gráfico do mundo do século XX". A imagem mais reproduzida de toda a história expressa um símbolo universal de rebeldia, em todas suas interpretações.