sábado, 10 de janeiro de 2009

EIS QUE OS JOVENS VOS ALEGRARÃO !

PASTORAL DA JUVENTUDE


A nossa volta, vemos milhares de jovens. Alguns, por seu modo de ser no mundo são identificados como jovens mesmo, na sua condição de juventude, e outros, já inseridos em grupos com presença de adultos, nem sempre são vistos como jovens, mesmo que a idade, as características e as buscas específicas possam nos levar a situá-los como tais. O papel da igreja, nos seus mais diversos serviços é possibilitar processos que ajudem o sujeito jovem a crescer na fé e na vida, independentemente de tê-lo identificado jovem num grupo ou isoladamente.

Pensar em juventude hoje é olhar para os territórios que dão sentido e direção a grupos específicos de jovens. Por território, entendemos os espaços que privilegiam o encontro grupal: pastoral da juventude, time de futebol, movimento cultural, grupo de teatro, grupo de crisma, amigos do colégio, jovens rurais e enfim, espaços tais que marcam a vida do sujeito e lhe orientam a direção a seguir.

É grande o número de jovens, hoje, e também são imensas as propostas territoriais que os acolhem. Algumas, dando direção de vida e outras, aproveitando os momentos em que eles se encontram sozinhos, sem amigos, sem grupo, sem proteção para lançá-los em situações trágicas e perigosas que, em curtíssimo espaço de tempo, provocarão morte, violência, ódio, ganância. O que nos move não é saber a existência dos territórios ruins ou a luta contra eles, mesmo que eles nos indignem cotidianamente. Chamamos a atenção para a valorização dos territórios que podemos oferecer para acolher os jovens e lhes dar garantia de vida digna, despertar e realizar seus sonhos.

Já é longa a trajetória da igreja com jovens. Desde a década de 1980, tem se destacado, especialmente pela proposta clara de formação integral, um território eclesial chamado Pastoral da Juventude (PJ). Ele é o espaço de vivência grupal para o crescimento na fé conforme as orientações da igreja no seu conjunto. Forma jovens para liderar a própria igreja e também para cumprir com a missão cristã na sociedade, tendo como horizonte missionário uma sociedade justa, fraterna e solidária concretizada na proposta da nova civilização do amor. Dentre tantas belezas da PASTORAL DA JUVENTUDE faz-se necessário olhar para o grupo de base. Ele é o território seguro que fortalece os/as jovens em suas comunidades. Nele a amizade acontece, a solidariedade floresce, a missão torna-se cotidiano.

Pe. Gisley Azevedo Gomes - Assessor nacional do Setor Juventude da CNBB

CHARGES






Charge do AMANCIO, Tribuna do Norte.


Fantástica ! Esta charge sintetiza muito bem o quanto o homem é bárbaro e cruel, fazendo alusão a dois conflitos "modernos" que vitimaram inocentes e crianças que cortam o coração de quem sonha com a vida vivida em paz.

HUMOR !


Piadas de Português, mas poderiam ser de mossoroenses x natalenses, campinenses x joão penssoenses, franceses x belgas etc.


O portugues foi em uma pizzaria e pediu uma pizza, o garçom educadamente trouxe lhe a pizza e perguntou: Voce quer que eu corte em 04 ou 08 pedaços? O portugues respondeu : Corte em 04 pedaços porque 08 eu acho que não vou conseguir comer.
________________________________***___________________________

Por que o Português não pega ônibus no Brasil? R: Porque atras do ônibus ta escrito mantenha distância!

___________________________________***_______________________________

Notícias da rádio de Portugal. . . Grave acidenta aéreo em Lisboa. . . 400 Mortos. . . 200 No acidente e 200 na reconstituição. . .

___________________________________***_______________________________ O brasileiro diz pro Joaquim, seu amigo portuga: - Vai ter um eclipse hoje! Aí o portuga veio com essa: - Bobagem, ó pá! Da última vez que me disseram isso fiquei a esperar, esperar. . . Daí escureceu tudo e eu num consegui ver mais nada!

___________________________________***_______________________________

Um alemão, um brasileiro, um português e um chinês foram selecionados para um concurso de mentiras, quem falasse a pior das mentiras ganharia. A primeira mentira a ser contada coube ao português: Manoel então disse: -Na minha terra existia um sábio que. . . Imediatamente os jurados se levantam aplaudindo: -Muito bem, bravo, já ganhou!

____________________________________***______________________________

O portugues liga para o aeroporto e pergunta quanto tempo demora uma viagem do Brasil para Portugal, a atendente pede : " Um minuto por favor " e o portugues desliga e fala obrigado!

VIVER BEM !

Os benefícios da corrida para o dia-a-dia

O que fazer antes de começar a correr

CHECK-UP

Antes de sair correndo por aí, é preciso avaliar a sua saúde com médicos especializados. “É fundamental fazer um check-up clínico, ortopédico, oftalmológico e até dentário, pois a presença de placa bacteriana, por exemplo, é capaz de afetar o rendimento”, afirma o treinador Wanderlei de Oliveira, da assessoria esportiva Run For Life e diretor da Federação Paulista de Atletismo, em São Paulo. Outros exames indispensáveis são avaliação física com eletrocardiograma de esforço, teste de capacidade aeróbica e de biomecânica, realizado em esteira para analisar o tipo de pisada.

AQUECIMENTO
É importantíssimo aquecer o corpo antes de começar a atividade. Faz parte desse ritual o alongamento, especialmente dos membros inferiores, o trote leve e os exercícios de amplitude, como passadas mais largas em um percurso plano e reto. Isso tudo deve ser feito de forma lenta e gradual para aumentar aos poucos a temperatura do organismo sem causar fadiga nem reduzir as reservas de energia. “De quebra, você ainda diminui os riscos de lesão e se prepara psicologicamente para todo o esforço que está por vir”, completa o Wanderlei de Oliveira.

Os mitos sobre a corrida

ENVELHECE
A dermatologista Andréia Mateus, coordenadora do departamento de cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, no Rio de Janeiro, esclarece: “Apenas o excesso de treino causa o que chamamos de lipodistrofia facial, que deixa o rosto flácido, alongado e abatido devido ao aumento da produção de radicais livres e à redução da gordura”.

CAUSA CELULITE
Pelo contrário. “A prática combate o aspecto de casca de laranja no bumbum e nas coxas, especialmente se for causado por problemas circulatórios, já que ativa de maneira intensa o fluxo sanguíneo e linfático”, diz Andréia.

DÁ VARIZES
Também não. Aliás, a melhora do retorno venoso ajuda a prevenir varizes. E mais: quem já tem o problema também está liberada para correr, sempre sob supervisão médica.

FAZ MAL AO JOELHO E À COLUNA
De acordo com o fisioterapeuta e osteopata Fábio An tonucci, da Academia Rio Sport, no Rio de Janeiro, o exercício só oferece perigo se for praticado sem orientação adequada, com tênis errado ou desgastado demais ou se a pessoa estiver muito acima do peso e apresentar problemas ósseos ou articulares.


Fonte: Abril.com - Saúde Fitness