sábado, 3 de abril de 2010

A Páscoa cristã e a Pessach judaica: origens, relação e atualidade

Em tempos de atrapalhadas papais, hoje o que mais se lê na mídia foi a infeliz homilia do pregador do Papa,  Raniero Cantalamessa, religioso franciscano, que comparou os ataques à Igreja pelos casos de abusos sexuais ao antessemitismo, é importante relembrar que a Páscoa do nosso Senhor Jesus é uma festa de origem judaíca que guarda muitas similitudes com a festa mais importante do calendário cristão.


Este ano, coincidentemente, a Páscoa cristã e a Pessach judaica serão comemoradas na mesma semana. A Páscoa cristã iniciou com a festa do Domingo de Ramos, no dia 28 de março estendendo-se até o Domingo da Ressurreição, no dia 04 de abril. Já o 1º Seder da Pessach, cuja data é fixada pelo calendário hebraico, o dia 15 de nissan, lua cheia, foi no dia 29 de março. Depois, seguem-se outros sete dias de comemoração.

Mas o que se comemora nessas celebrações cuja memória, de origens comuns, remonta a um mesmo gesto, ou seja, uma passagem, uma travessia?

Para compreender melhor não apenas a festividade, mas também suas origens e sua atualidade, depois de tantos milênios desde seus primeiros registros históricos, a IHU On-Line entrevistou um líder religioso judeu, uma luterana e um católico. Em foco, a origem comum da celebração: o Êxodo dos israelitas do Egito, que os cristãos irão reviver e reatualizar com a "nova Páscoa", a paixão, morte e ressurreição de Cristo.

* * *


Porque as crianças precisam de pais !


"De todos os presentes da natureza para a raça humana, o que é mais doce para 
o homem do que as crianças?"
(Ernest Hemingway) 


Há dádiva maior do que ser pai ou mãe? Verdadeiro milagre que é a vida que se perpetua através do amor, do encontro de pessoas, de vidas que se entrelaçam e que sonham. Como é lindo uma criança que nasce, cresce e tem uma família...

Quantas crianças vindo ao mundo, ao mesmo tempo que tantas famílias se acabam (os divórcios e separações são uma coqueluche, da mesma forma que os casamentos) começamos uma série de fotos bem humoradas e  ricas com o poder que só a imagem pode nos oferecer. O óbvio ululante: Ter filhos não é brincadeira..., mas cada vez mais as pessoas se esquecem. 


 Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.
Pitágoras

 
"Nada assombra quando tudo assombra: é a idade das crianças."
(Antoine Rivarol)