sexta-feira, 9 de julho de 2010

SANTO DO DIA

Agostinho Zhao Rong e 119 Companheiros
 
A Igreja Católica levou a luz do Evangelho ao povo chinês a partir do século V. No seguinte, já existia a primeira igreja católica e a primeira sede episcopal, na cidade de Beijin. A adaptação da liturgia católica foi possível porque o cristianismo era visto, naquele período, como uma realidade que enriquecia e não se opunha aos mais altos valores das tradições do povo chinês. Para o qual o sentimento de natural religiosidade é uma das características mais profundas da história de sua nação, em todos os séculos.

A Igreja Católica deu um novo impulso na evangelização da China após a divulgação de vários decretos imperiais, os quais concediam liberdade religiosa para todos os súditos e autorizavam os missionários a evangelizar em seus vastos domínios. Mas a questão dos "rituais católicos chineses" começou a irritar o imperador, que, influenciado pela perseguição aos cristãos no Japão, resolveu promover a sua também.

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 09/07/2010



Ser discípulos e missionários
Mt 10,16-23

- Escutem! Eu estou mandando vocês como ovelhas para o meio de lobos. Sejam espertos como as cobras e sem maldade como as pombas. Tenham cuidado, pois vocês serão presos, e levados ao tribunal, e serão chicoteados nas sinagogas. Por serem meus seguidores, vocês serão levados aos governadores e reis para serem julgados e falarão a eles e aos não-judeus sobre o evangelho. Quando levarem vocês para serem julgados, não fiquem preocupados com o que deverão dizer ou como irão falar. Quando chegar o momento, Deus dará a vocês o que devem falar. Porque as palavras que disserem não serão de vocês mesmos, mas virão do Espírito do Pai de vocês, que fala por meio de vocês.
- Muitos entregarão os seus próprios irmãos para serem mortos, e os pais entregarão os filhos. Os filhos ficarão contra os pais e os matarão. Todos odiarão vocês por serem meus seguidores. Mas quem ficar firme até o fim será salvo. Quando vocês forem perseguidos numa cidade, fujam para outra. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês não acabarão o seu trabalho em todas as cidades de Israel antes que venha o Filho do Homem
Comentário do Evangelho

Perseverança, na alegria e na paz
Aqueles que são portadores da paz vão encontrar lobos pelos caminhos. São aqueles poderosos que devoram os pobres e fracos na ânsia de crescerem em suas riquezas. Não se amam. Armam-se até os dentes e fazem as guerras, às custas de vidas inocentes entre os agressores e os agredidos. Sustentam estruturas socioeconômicas injustas, elaboram leis que os favorecem. Têm nas mãos os meios de comunicação que iludem e corrompem. Assim,
interferem na cultura com falsos valores que criam divisões no seio das próprias famílias. Neste quadro de trevas brilham os bem-aventurados, injuriados e perseguidos por sua fidelidade a Jesus, o Filho do homem. Por sua perseverança, na alegria e na paz, constroem um mundo novo. 
Auto: José Raimundo Oliva
fonte:paulinas.org