quarta-feira, 27 de abril de 2011

AO PARTIR DO PÃO

SEMANA SANTA - Paróquia Santa Maria Mãe

Quinta-feira Santa na Capela de São Marcos




Padre Sílvio presidiu a celebração
O nosso pároco  repete o gesto de Jesus  que na última ceia lavou os pés de seus discípulos em sinal de serviço e de amor. 

CENAS DA SEXTA-FEIRA SANTA em nossa paróquia

Comunidade de São Marcos na Via Sacra

A procissão passou pelas ruas do Panatis II, III e Conjunto Santa Catarina

A Via Sacra pelas ruas da comunidade lembrou a paixão de Cristo à luz doTema da Campanha da Fraternidade

O povo da Paróquia em grande número se concentrou no Ginásio da Escola Peregrino Júnior 
( vizinho a igreja matriz)

 O povo em procissão para adorar a Santa Cruz do Senhor

 

Momento da solene Adoração da Cruz
Nós adoramos a Santa Cruz porque ela foi o madeiro no qual o próprio Deus feito homem retirou a maldição do pecado que pesava sobre nós. A cruz era sinal de maldição, suplicio dos culpados e grandes marginais da sociedade. Cristo quis transformar esse sinal de maldição em sinal de benção.
 Pe. Françoá Rodrigues Figueiredo Costa

IMAGEM É TUDO !

Ó povo de Deus!  A pouco cantava o "Amor de Deus" e logo em seguida sequer tiveram a caridade de ajudar a recolher os bancos... 
Uma minoria ajudou, graças a Deus!

VIA SACRA

Imagem da procissão (Via-Sacra) em silêncio, quebrado apenas pelos vendedores de água e goloseimas que abordavam os fiéis.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011, algumas considerações...

Mais uma quaresma passou em nossa vida... Em nossa paróquia, tudo se houve muito bem com mudanças significativas em nossas celebrações que foram recebidas, por quase todos, como satisfatórias, merecedoras, no entanto, de reflexão futura para que haja o aperfeiçoamente necessário.

O que se lamenta e ansiamos por mudanças no próximo ano é a abordagem do tema da Campanha da Fraternidade que foi esquecida, relegada, abandonada até em nível arquidiocesano que se limitou a tímidas campanhas que pouco refletiram o tema e se prestaram muito mais como instrumento de marketing.

O consolo é que o tema não se esgota na Quaresma e poderá ainda ser trabalhado neste ano, bastando haver  gosto, disposição e planejamento. "Quando a gente estuda e reflete sobre um tema podemos vivê-lo com mais plenitude".

Como quase nada fizemos ou estudamos sobre o tema da campanha 2011, publicamos abaixo alguns vídeos esclarecedores sobre "Mudanças ambientais Globais", principalmente, sobre "Efeito Estufa", fenômeno estudado no Texto-Base da CF 2011, página 16.  Aproveitem sem moderação !






Papa Bento XVI diz na TV que não sabe explicar o porquê da tragédia no Japão

O nosso Papa, do ponto de vista religioso não sabe explicar, e não poderia mesmo, o porquê que Deus permite catástrofes como a ocorrida no Japão ou no Haiti, por exemplo. Do ponto de vista científico, oportunizamos aos nossos leitores a excelente entrevista do maior estudioso brasileiro de tragédias naturais e ambientais, Moarcir Duarte. Vale a pena assistir, principalmente porque tem tudo haver com o tema da Campanha da Fraternidade que pouco ou nada aprendemos nesta quaresma.

Nós que moramos em Natal/RN, cidade da costa brasileira, podemos ser vitimados pelo tsunami? Assistam os vídeos.




Segunda parte da entrevista, clique aqui.

Terceira parte da entrevista clique aqui.

Papa Bento XVI diz na TV que não sabe explicar o porquê da tragédia no Japão


Brasília – O papa Bento XVI afirmou hoje (22), em programa de televisão transmitido na Itália, que não sabe explicar o porquê de tragédias como o terremoto e o tsunami que atingiram o Japão em 11 de março. Bento XVI fez a declaração ao responder a uma pergunta enviada por uma menina japonesa de 7 anos. Foi a primeira vez na história da Igreja Católica que um papa respondeu diretamente, pela TV, a perguntas feitas por fiéis.

"Não temos as respostas, mas sabemos que Jesus sofreu como vocês, inocente, e que o Deus verdadeiro, que se mostra em Jesus, está junto com vocês. Isto me parece muito importante, ainda que não tenhamos respostas, que a tristeza permaneça", disse o papa. "Um dia vamos entender que esse sofrimento não era vazio, não foi por acaso, mas por trás dele há um projeto bom, de amor", acrescentou.

O papa respondeu às perguntas de fiéis no programa A Sua Imagem, Perguntas sobre Jesus, que foi ao ar na Rai 1, principal canal da televisão pública italiana. As respostas de Bento XVI foram gravadas pela CTV, Centro Televisivo do Vaticano, na semana passada, na biblioteca do Palácio Apostólico.

Nas imagens, o sumo pontífice apareceu em plano bem fechado, sentado numa cadeira estofada de branco, diante de sua escrivaninha. Ele respondeu a sete questões, selecionadas entre cerca de 3 mil, enviadas por fiéis de vários países.

Uma italiana com o filho em coma há dois anos perguntou se a alma ainda está presente em seu corpo. "Certamente a alma é presente, mas é como um violão cujas cordas estão quebradas. O instrumento do corpo é frágil e vulnerável, a alma não pode tocar, embora esteja presente", respondeu o papa.

Ao falar a um fiel da Costa do Marfim, país que enfrenta uma crise, gerada após a eleição presidencial de novembro, Bento XVI fez um apelo pelo fim da violência. "Convido com força todas as partes a renunciar à violência e a procurar as vias da paz." O papa pediu ainda a paz entre as diferentes comunidades religiosas no Iraque.

Fonte: Tribuna do Norte