terça-feira, 25 de agosto de 2009

CHARGES

Comissão da CNBB reforça apoio à aprovação da PEC 047/2003


"A CNBB, considerando o alimento como “dom de Deus e direito de todos” (cf. Doc 69 da CNBB - Exigências evangélicas e éticas de superação da miséria e da fome), reitera a necessidade de incluí-lo na Constituição Federal como um direito social. Conclama, por esta razão, todas as comunidades eclesiais e demais organizações da sociedade civil a se empenharem nesta campanha, associando-se ao Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, promotor desta causa cidadã."


Você já ouviu falar na PEC 047/2003? Vamos por parte. PEC significa Projeto de Emenda Constitucional. A Constituição Federal, a lei maior do Estado brasileiro, só pode ser modificada, emendada, através de um projeto que segue um rito próprio, solene e dificultoso.

Para emendar a Constituição é necessário que o projeto tramite nas duas casas do parlamento (Câmara dos Deputados e Senado) e que ela seja aprovada por 3/5 dos votos dos respectivos membros. Cada votação tem que ser realizada duas vezes em cada casa (em dois turnos).

O referido projeto pretende modificar o texto do art.6º da Constituição que inaugura o capítulo "Dos Direitos Sociais" a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados e querem incluir a alimentação como um direito fundamental.

A PEC já foi aprovada pelo Senado e tramita há três anos no Câmara dos Deputados, podendo ser aprovada no dia 16 de outubro (dia mundial da alimentação)

Participe do abaixo-assinado pedindo a aprovação da PEC, clicando aqui.

Carta aberta da CNBB, clique aqui.





Instituições organizam Grito dos Excluídos


O Setor Social da Arquidiocese de Natal, juntamente com outras instituições da sociedade civil potiguar, organizam o Grito dos Excluídos 2009. Este ano, o evento tem como tema: “Vida em primeiro lugar, a força da transformação está na organização popular”.


A programação tem início dia primeiro de setembro, com atividades nos bairros da capital potiguar; no dia 2, será realizado um seminário, à noite, no Centro Pastoral Dom Nivaldo Monte, no Tirol; e, no dia 4, haverá caminhada, à tarde, saindo da Igreja de São Pedro, no Alecrim, para a Catedral Metropolitana.


Os interessados em obter mais informações devem contatar o setor social, pela manhã, pelo telefone: 3615-2800.



P.S - O Grupo Luz do Mundo participará de importante movimento da Igreja nacional? Com a palavra os Coordenadores Gerais e Núcleo !


AVISO IMPORTANTE !


Ninguém esquece daquela importante palestra sobre DROGAS organizada pelo GLM , durante o período da Quaresma, mas precisamente, na Campanha da Fraternidade. Na ocasião, tivemos a oportunidade de trazer para a nossa comunidade o Professor João Maria, então presidente do CONEN - Conselho Estadual de Entorpecentes, que nos agraciou com uma brilhante apresentação sobre o tema

Atenção Coordenadores Gerais! (Adailton Villiano e Leandra Melo), como também os Coordenadores de "Ação Social" (Chaguinha e Mayra)! O CONEN nos formulou um convite, na pessoa de Claudia Limeira, nosso contato com o CONEN, para participarmos das reuniões mensais daquele conselho enviando um representante. Oportunidade fantástica de estarmos juntos com outras pessoas e instituições que trabalham com a problemática das drogas.

Esta Campanha da Fraternidade já nos ensinou como as drogas contribuem para a formação de uma sociedade violenta. VAMOS PARTICIPAR !!!


CONVITE AO GLM

Conselho Estadual de Entorpecentes do Rio Grande do Norte - CONEN/RN:

Lembramos que no dia 27 de Agosto ocorrerá a Reunião Mensal das Instituições de Tratamento, no Auditório Zila Mamede, das 09:00 às 11:00H.

Contamos com sua presença e aguardamos confirmação de sua participação através dos telefones 3232-7889 / 3232-5589, ou pelo e-mail: conenconselho@yahoo.com.br, no horário das 08 às 12 e das 14 às 18 horas.

Até lá!


Palestra sobre Drogas (21/03/09)
(Centro Pastoral do Panatis
)

Pte. do CONEN e a Equipe de Teatro

Relembrar é viver! Clique aqui.
Esqueceu? Clique aqui