terça-feira, 25 de agosto de 2009
Comissão da CNBB reforça apoio à aprovação da PEC 047/2003
Você já ouviu falar na PEC 047/2003? Vamos por parte. PEC significa Projeto de Emenda Constitucional. A Constituição Federal, a lei maior do Estado brasileiro, só pode ser modificada, emendada, através de um projeto que segue um rito próprio, solene e dificultoso.
Para emendar a Constituição é necessário que o projeto tramite nas duas casas do parlamento (Câmara dos Deputados e Senado) e que ela seja aprovada por 3/5 dos votos dos respectivos membros. Cada votação tem que ser realizada duas vezes em cada casa (em dois turnos).
O referido projeto pretende modificar o texto do art.6º da Constituição que inaugura o capítulo "Dos Direitos Sociais" a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados e querem incluir a alimentação como um direito fundamental.
A PEC já foi aprovada pelo Senado e tramita há três anos no Câmara dos Deputados, podendo ser aprovada no dia 16 de outubro (dia mundial da alimentação)
Participe do abaixo-assinado pedindo a aprovação da PEC, clicando aqui.
Carta aberta da CNBB, clique aqui.
Instituições organizam Grito dos Excluídos
O Setor Social da Arquidiocese de Natal, juntamente com outras instituições da sociedade civil potiguar, organizam o Grito dos Excluídos 2009. Este ano, o evento tem como tema: “Vida em primeiro lugar, a força da transformação está na organização popular”.
A programação tem início dia primeiro de setembro, com atividades nos bairros da capital potiguar; no dia 2, será realizado um seminário, à noite, no Centro Pastoral Dom Nivaldo Monte, no Tirol; e, no dia 4, haverá caminhada, à tarde, saindo da Igreja de São Pedro, no Alecrim, para a Catedral Metropolitana.
Os interessados em obter mais informações devem contatar o setor social, pela manhã, pelo telefone: 3615-2800.
AVISO IMPORTANTE !
Ninguém esquece daquela importante palestra sobre DROGAS organizada pelo GLM , durante o período da Quaresma, mas precisamente, na Campanha da Fraternidade. Na ocasião, tivemos a oportunidade de trazer para a nossa comunidade o Professor João Maria, então presidente do CONEN - Conselho Estadual de Entorpecentes, que nos agraciou com uma brilhante apresentação sobre o tema
Atenção Coordenadores Gerais! (Adailton Villiano e Leandra Melo), como também os Coordenadores de "Ação Social" (Chaguinha e Mayra)! O CONEN nos formulou um convite, na pessoa de Claudia Limeira, nosso contato com o CONEN, para participarmos das reuniões mensais daquele conselho enviando um representante. Oportunidade fantástica de estarmos juntos com outras pessoas e instituições que trabalham com a problemática das drogas.
Esta Campanha da Fraternidade já nos ensinou como as drogas contribuem para a formação de uma sociedade violenta. VAMOS PARTICIPAR !!!
Lembramos que no dia 27 de Agosto ocorrerá a Reunião Mensal das Instituições de Tratamento, no Auditório Zila Mamede, das 09:00 às 11:00H.