sexta-feira, 15 de maio de 2009

VIVER BEM!


Crianças no oftalmologista

A visão do ser humano precisa ser estimulada de forma adequada nos dois olhos desde o nascimento. O processo de amadurecimento da visão só atinge seu ápice por volta dos seis anos de idade. Por isso, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia recomenda que sejam feitos exames em crianças, mesmo com a visão aparentemente normal, pelo menos, aos três e aos seis anos. Ainda assim, o ideal seria que todas as crianças fossem examinadas ainda no primeiro ano de vida. Nesse período, os problemas oculares podem ser resolvidos muito mais facilmente.
Depois dos seis anos de idade, torna-se muito menos provável a recuperação de problemas como o estrabismo, que muitas vezes leva à diminuição da visão num dos olhos das crianças. Quanto mais cedo forem diagnosticadas doenças oculares, maiores serão as chances de cura e assim poderão ser evitadas complicações que podem levar, inclusive, à cegueira.

Fonte: Dr. Flávio Romani, chefe do Serviço de Oftalmologia

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 15/05/2009

Amem-se uns aos outros
"Jo 15,12-17
O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês. Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles. Vocês são meus amigos se fazem o que eu mando. Eu não chamo mais vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que o seu patrão faz; mas chamo vocês de amigos, pois tenho dito a vocês tudo o que ouvi do meu Pai. Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e dêem fruto e que esse fruto não se perca. Isso a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome. O que eu mando a vocês é isto: amem uns aos outros.

Comentário do Evangelho
Jesus, fonte do amor

"Amar como Jesus amou." Esta é nossa vocação! Os antigos mandamentos, "amar o próximo como a si mesmo" e "amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma...", estão plenamente realizados no mandamento: "amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei". Jesus é a fonte deste amor divino e o infunde em nosso coração. Ele possui este amor em plenitude, em sua relação com o Pai, no Espírito Santo. No Evangelho de João, Jesus não manda amar a Deus. Seu mandamento é que permaneçamos no amor. É amar o amor, e Deus é amor. O maior amor está em dar a vida por seus amigos, estar totalmente a seu serviço, a exemplo de Jesus. Somos escolhidos para dar frutos que permaneçam para sempre. O fruto é a prática do amor mútuo originando as comunidades. E sendo o amor comunicativo por natureza, as comunidades transbordam esse amor na missão. As comunidades que vivem o amor de Jesus são as sementes da nova sociedade, já presente em um mundo submisso à injustiça e à manipulação dos adoradores do dinheiro e do poder.


Fonte: Paulinas.org.br