terça-feira, 15 de setembro de 2009

ATA DO NUCLEO DE 29 DE AGOSTO DE 2009

Ata do núcleo2009                                                                                                                            

5ª Conferência da Paz no Brasil discute “Economia e Vida”



O auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados vai receber, no próximo dia 17, das 9h às 17h, pela quinta vez a Conferência da Paz no Brasil.

O evento é organizado pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), e começou em 2005. Este ano será discutido o tema “Economia e Vida”, o mesmo da 3ª Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) que acontece no próximo ano, com o objetivo de debater os rumos da política econômica no Brasil e na dupla direção da erradicação da pobreza e da conservação da natureza.


A CFE foi lançada nacionalmente no último dia 10, e, pela segunda vez será lançada juntamente com a Conferência da Paz, em Brasília. Participarão representantes das Pastorais Sociais das Igrejas-membro do Conic, do Fórum da Reforma Agrária, do Fórum de Economia Solidária e outros convidados.

De acordo com o secretário geral do Conic, reverendo Luiz Alberto Barbosa, a Câmara dos Deputados sedia o evento há cinco anos por tratar-se do local onde são discutidos e votados os rumos do país. “A Conferência da Paz acontece na Câmara por tratar-se do espaço do povo brasileiro, importante local onde são definidos os rumos da nação brasileira”.

O secretário do Conic afirma ainda que a Conferência é aberta ao público e são esperadas nesta edição cerca de 400 pessoas. No fim da Conferência os participantes receberão certificado.

MÁ EDUCAÇÃO OU ABANDONO ?

 Av. Afonso Pena, Natal/RN

 
Flagra da má-educação de um povo e da incompetência da gestão municipal. Vejam como "ser porco" é privilégio dos mais abastados. Esta foto foi retirada da Avenida Afonso Pena em Petrópolis, bairro nobre da nossa bela cidade.

Agora vejam abaixo foto retirada do bairro Jardim Progresso, zona norte de Natal, lá onde se executa uma pessoa por dia e não se ouve nenhuma manifestação das autoridades.

Agora nos digam: Qual é o cenário pior? O de Petrópolis com os seus moradores cultos e porcos ou o de "Jardim Progresso", abandonado, sujo, escuro, uma verdadeira pocilga a céu aberto? Uma coisa em comum: UMA GESTÃO MUNICIPAL PÍFIA ! "Peraí!" Lá em Petrópolis acho que a Prefeitura logo resolve o problema, já por aqui...


 
 Jardim Progresso - foto Emerson Fernandes
 
Flagra de criança catando lixo - Av Cidade do Sol, Jardim Progresso

HUMOR!

O rapaz vai ao cinema com um amigo e, a certa altura, o desafia:
- Duvida eu dar um tapa na cabeça deste careca?
E o amigo, mais que depressa:
- Duvido!
O rapaz lasca um tapa no careca e diz:
- Ô Manuel! Quanto tempo... puxa, que saudades!
E o careca:
- Que é isso, rapaz?! Eu não sou o Manuel e não te conheço!
- Puxa, mil desculpas! É que o senhor é a cara do Manuel.
Passados cinco minutos, o rapaz vira-se para o amigo novamente e diz:
- Duvida eu dar outro tapa na cabeça deste careca?
- Duvido!
O rapaz lasca um outro tapa no careca e diz:
- Ô Manuel, deixa de frescura... eu sei que é você...
Aí o sujeito se enfeza, levanta-se e, com o dedo em riste, dispara:
- Escuta aqui, ô seu sujeitinho safado, se você tocar em mim novamente eu vou chamar a polícia!
- Pô, desculpa mesmo! É que o Manuel é muito brincalhão e eu pensei que...
- Não me interessa o que você pensou! Me deixe em paz, senão vou chamar a polícia!
Então, o careca saiu e foi sentar lá na frente.
Aí o rapaz vira-se para o amigo e diz:
- Duvida eu dar outro tapa na cabeça deste careca?
- Duvido.
Ele vai lá, tasca um tremendo tapa na cabeça do coitado e diz:
- Ô Manuel, você tá aqui! Puxa, te confundi com outro cara ali atrás e quase que eu apanho!

 Quem terá coragem de dar uma tapa neste "Manuel", amigo nosso? 


Evangelho do Dia

Ano B - Dia: 15/09/2009
Maria junto à cruz
Leitura Orante
Jo 19,25-27

Perto da cruz de Jesus estavam a sua mãe, e a irmã dela, e Maria, a esposa de Clopas, e também Maria Madalena. Quando Jesus viu a sua mãe e perto dela o discípulo que ele amava, disse a ela:
-Este é o seu filho.
Em seguida disse a ele:
- Esta é a sua mãe.
E esse discípulo levou a mãe de Jesus para morar dali em diante na casa dele. 

Comentário do Evangelho

Junto à cruz de Jesus estava de pé sua mãe

Às várias características próprias do Evangelho de João junta-se esta: ele é o único que menciona a presença da mãe de Jesus e de discípulos junto à cruz. Nos sinóticos, Marcos, Mateus e Lucas, as mulheres permanecem a distância, observando. A mãe de Jesus é mencionada apenas duas vezes neste Evangelho: no início do seu ministério, nas bodas de Caná e, agora, no momento de sua crucifixão. Nas duas vezes é destacada a proximidade entre Jesus e sua mãe. Nas bodas, quando ainda não era chegada a hora de Jesus, a mãe representa o antigo Israel fiel, particularmente os samaritanos, que busca o socorro de Jesus e reconhece que deve ser feito tudo o que ele disser. Agora é a sua hora. É a hora da glorificação de Jesus, a sua fidelidade plena ao projeto do Pai, até a morte, tendo, porém, garantida a continuidade de sua missão nas comunidades. Em pé, junto à cruz, destacam-se sua mãe, Maria Madalena e o discípulo que Jesus amava. Maria Madalena, procurando por Jesus no horto, em uma alusão ao Cântico dos Cânticos, representa a comunidade como esposa do Ressuscitado. O discípulo amado simboliza a comunidade que continuará a missão de Jesus. A mãe, o Israel fi el, encontrará sua identidade inserindo-se nestas comunidades.

Fonte: paulinas.org