terça-feira, 16 de março de 2010

FRASE DO DIA


 "Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver"
(Bertold Brecht)

"Somos chamados à eternidade", recorda Papa aos jovens


Papa Bento XVI durante encontro com os jovens na JMJ 2008, em Sydney (Austrália)
Bento XVI lembrou aos jovens um elemento essencial para a elaboração do projeto de vida.


"Somos chamados à eternidade. Deus nos criou para estar com Ele, para sempre. Isso vos ajudará a dar sentido pleno às vossas escolhas e a agregar qualidade à vossa existência".


O direcionamento faz parte da mensagem que o Pontífice escreveu por ocasião da Jornada Mundial da Juventude deste ano, que será celebrada nas dioceses de todo o mundo no Domingo de Ramos, 28 de março.


O Papa retomou o tema proposto por João Paulo II na primeira edição do evento (1985) - "Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?" (Mc 10, 17).


A partir desse relato evangélico - conhecido como a parábola do jovem rico -, Bento XVI destacou a grande atenção de Jesus pelos jovens e suas expetativas e esperanças, bem como o "grande desejo" do Senhor em dialogar pessoalmente com cada um.


"De fato, o cristianismo não é primariamente uma moral, mas experiência de Jesus Cristo [...]. Neste amor se encontra a fonte de toda a vida cristã e a razão fundamental da evangelização: se temos verdadeiramente encontrado Jesus, não podemos deixar de testemunhá-lo àqueles que ainda não encontraram o seu olhar!"


O Santo Padre incentivou os jovens a não perder a coragem e não renunciar a seus sonhos. "Ao contrário, cultiveis no coração o grande desejo de fraternidade, justiça e paz. O futuro está nas mãos de quem sabe procurar e encontrar razões fortes de vida e de esperança".

CN notícias

Nascimento do Visconde do Rio Branco



O Visconde do Rio Branco é uma das figuras mais conhecidas da História do Brasil, principalmente por sua atuação no movimento abolicionista (coordenou a luta pela aprovação da Lei do Ventre Livre), por seus serviços diplomáticos e como Presidente do Conselho de Ministros do Império (1871 -75). É exposta aqui uma outra faceta sua: a de professor de matemática. Nesse sentido, antes de mais nada, deve-se apontar que foi um exemplo, talvez o mais importante, de uma situação que existiu no Brasil desde a Proclamação da Independência até o início deste século.

Filmes que Evangelizam

BASEADO EM FATOS REAIS, ESTE EXCELENTE FILME – VENCEDOR DE TRÊS PRÊMIOS EMMY – MOSTRA-NOS QUE O PRECONCEITO PODE SER VENCIDO E QUE A LUTA SEMPRE TRAZ BONS RESULTADOS.


Nashville, 1930. Vivien Thomas (Mos Def) é um hábil marceneiro, que tinha um nome feminino, pois sua mãe achava que teria uma menina e, quando veio um garoto, não quis mudar o nome escolhido.
Ele é demitido quando chega a Grande Depressão, pois estavam dando preferência para quem tinha uma família para sustentar.
A Depressão o atinge duplamente, pois sumiram as economias de 7 anos, que ele guardou com sacrifício para fazer a faculdade de medicina, pois o banco faliu.
Thomas consegue emprego de faxineiro, trabalhando para Alfred Blalock (Alan Rickman), um médico pesquisador que logo descobre que ele tem uma inteligência privilegiada e que poderia ser mais bem aproveitado.
Blalock acaba se tornando o cirurgião-chefe na Universidade Johns Hopkins, onde está pesquisando novas técnicas para a cirurgia do coração. Os dois acabam fazendo uma parceria incomum e às vezes conflitante, pois Thomas nem sempre era lembrado quando conseguiam criar uma técnica, já que não era médico.


Informações Técnicas

Título no Brasil: Quase Deuses
Título Original: Something the Lord Made
País de Origem: EUA
Gênero: Drama
Classificação etária: 12 anos
Tempo de Duração: 110 minutos
Ano de Lançamento: 2005
Site Oficial: http://www.hbo.com/films/stlm/
Estúdio: Warner Home Vídeo
Direção: Joseph Sargent

Você já viu este filme? O que achou? Deixe seus comentários e sugira filmes com conteúdo cristão para as próximas postagens.

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 16/03/2010



A cura de um paralítico ( = um povo sem vida)
Leitura Orante


Jo 5,1-16



Depois disso, houve uma festa dos judeus, e Jesus foi até Jerusalém. Ali existe um tanque que tem cinco entradas e que fica perto do Portão das Ovelhas. Em hebraico esse tanque se chama "Betezata". Perto das entradas estavam deitados muitos doentes: cegos, aleijados e paralíticos. [Esperavam o movimento da água, porque de vez em quando um anjo do Senhor descia e agitava a água. O primeiro doente que entrava no tanque depois disso sarava de qualquer doença.] Entre eles havia um homem que era doente fazia trinta e oito anos. Jesus viu o homem deitado e, sabendo que fazia todo esse tempo que ele era doente, perguntou:
- Você quer ficar curado?
Ele respondeu:
- Senhor, eu não tenho ninguém para me pôr no tanque quando a água se mexe. Cada vez que eu tento entrar, outro doente entra antes de mim.
Então Jesus disse:
- Levante-se, pegue a sua cama e ande!
No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou a cama e começou a andar. Isso aconteceu no sábado. Por isso os líderes judeus disseram a ele:
- Hoje é sábado, e a nossa Lei não permite que você carregue a sua cama neste dia.
Ele respondeu:
- O homem que me curou me disse: "Pegue a sua cama e ande."
Eles perguntaram:
- Quem é o homem que mandou você fazer isso?
Mas ele não sabia quem tinha sido, pois Jesus havia ido embora por causa da multidão que estava ali.
Mais tarde Jesus encontrou o homem no pátio do Templo e disse a ele:
- Escute! Você agora está curado. Não peque mais, para que não aconteça com você uma coisa ainda pior.
O homem saiu dali e foi dizer aos líderes judeus que quem o havia curado tinha sido Jesus. Então eles começaram a perseguir Jesus porque ele havia feito essa cura no sábado. 

Comentário do Evangelho

Jesus é fonte do amor e da vida para todos

Nesta narrativa do Evangelho de João é feito um contraste entre a festa religiosa dos judeus no Templo de Jerusalém e o grande número de doentes marginalizados reunidos em um setor de periferia, a Porta das Ovelhas, por ser uma área de acesso de comerciantes estrangeiros à cidade. Jesus, em vez de estar na festa, está entre estes marginalizados que buscam, inclusive, uma cura milagrosa de um ritual pagão (o anjo que agitava as águas da piscina). Concedendo a cura a um paralítico aí presente, Jesus revela ser a fonte do amor e da vida para todos, indiscriminadamente. De maneira contraditória, os judeus promotores de sua festa religiosa perseguem Jesus por
sua prática libertadora e amorosa 
 

Autor: José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org