quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

DEIXE SUA MENSAGEM DE NATAL AQUI!

" MUITAS REALIZAÇÕES PARA TODOS OS MEUS AMIGOS NESTE NOVO ANO... E UM NATAL DE PAZ"  Viviane (comunicação)

" FELIZ NATAL E UM ANO NOVO PRÓSPERO A TODOS". Adriana (música)

"Desejo um Feliz Natal a todos e um ano novo repleto de realizações". Emerson (Música)

"Que esqueçamos o tal de papai noel e que deixemos que o menino Deus nasça em cada coração"... Flávio  lopes (catequese)

"Desejo a todos um feliz natal, e que possamos compreender o verdadeiro significado de Natal". Chaguinha (Ação social).

"Desejo um feliz natal e um próspero ano novo, cheio de realizações para todos. Que a Paz reine neste mundo cada vez mas.
Tanta coisa já se passou, tanta coisa se conquistou tantos desafios momentos tão bons, tantas vitórias, temos tanto ainda pela frente, que o futuro se faz no presente é tão bom saber que vc faz parte dessa história. 20 anos de GLM, hoje a festa é nossa e de quem mas vier, bem vindo ao sucesso, temos tanta coisa pra comemorar.parabéns pra vc, pra mim, pra todos nós, neste ano que vem somos uma só voz 20 de Glm, vamos além".
QUE O ANO DE 2010 SEJA REPLETO DE REALIZAÇÕES,PRA MIM, PRA VC, PRA TODOS NÓS.. Elizabeth (teatro)

"Desejo que não só neste Natal, mas, que no novo ano que se aproxima, continuemos sendo estrelas na vida das pessoas, sempre guiando-as ao encontro com Deus"! Simone (catequese)

"Quero desejar um Natal com muitas alegrias, família reUNIDA principalmente, paciência, tolerância, amor e respeito aos corações neste 2010 que está chegando, são meus sinceros votos para todos nós".
E PARABÉNS PELOS 20 ANOS DO GLM.
ABRAÇOS. ^^ (Camila Nicácio – CATEQUESE)
 

***Deixe seu recado usando o espaço comentário.

FELIZ NATAL!

Todas as manhãs, no pequeno jardim de minha casa, temos a alegria de ficar olhando os passarinhos baixarem-se até o chão para apanhar
as migalhas de pão que atiramos para o sustento deles. Logo depois, em célere voo, vemo-los alçarem de novo aos ares, em gorjeios festivos de gratidão aos céus pelo alimento.
A festa do Natal, infelizmente muito comercializada nos tempos atuais, é um convite amável de Deus, para os que vivemos na terra, elevar o espírito aos céus para, imitando os pássaros, louvar e agradecer a Deus que veio ao nosso encontro na humildade da gruta de Belém. “Nasceu hoje para vós o Salvador” – anunciavam os anjos aos pastores em revoada festiva pelos céus.
Natal é pois convite para subir. Como os pássaros, que não se lançam em terra lamacenta, somos sempre chamados a alçar voo para perto de Deus. Por isto Jesus veio até nós. Isto é o Natal: o Filho eterno de Deus vestiu-se da natureza humana no seio virginal de Maria, fez-se igual a nós, menos no pecado. Natal é portanto a chegada do Salvador.
Mais ainda: o Evangelho de João (Jo 1, 4) nos ensina que o Verbo de Deus, que nasce como homem, é portador da vida e esta vida é “a luz dos homens”. Já Isaias (9, 1-2) nos havia profetizado que quem andava nas trevas, viu uma grande luz.
A alegria do Natal é que esta Criança, que nos abre os braços, veio dar-nos vida nova: “A todos que O receberam deu o poder de se tornarem filhos de Deus” (Jo 1, 12). Esta é a vida nova, a filiação divina.
Não temos o direito de nos iludir. Temos de reconhecer que, de maneira geral, o Natal perdeu muito do seu sentido, que é a chegada do Salvador da humanidade. Esta é a nossa grande alegria: Deus ter vindo ao nosso encontro para nos trazer nova vida, que é a graça, a filiação divina, os meios de santificação, a certeza da salvação.
A liturgia nesta solenidade tem hinos bonitos e inspirados. No ofício da noite a Igreja proclama, na beleza do latim, que “embora pequeno, deitado no presépio, em todo o universo, ò Cristo reinais. Ó fruto bendito da Virgem sem mancha, que todos vos amem num reino de paz”. Este é o Natal que desejamos aos nossos eventuais leitores.


*Membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro.

"Divórcio instantâneo" banaliza família, afirma CNBB


Os bispos do Conselho Episcopal de Pastoral (Consep) enviaram uma nota ao Senado Federal em sua última reunião do ano. Esta, que só vem a público agora, depois de lida pelos parlamentares, é sobre a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 28 de 2009, que pretende tornar instantâneo o divórcio, quebrando assim o que exprime hoje a Constituição Federal, no artigo 226 §6º.
Leia na íntegra, o texto




Excelentíssimos Senhores Senadores,


a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vem manifestar sua preocupação com a Proposta de Emenda à Constituição, número 28 de 2009, em tramitação no Senado Federal, que pretende acabar com qualquer requisito constitucional para que um matrimônio seja desfeito no país.

A Constituição Federal em vigor, no artigo 226, §6º, assim se exprime acerca do divórcio: “O casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio, após prévia separação judicial por mais de um ano nos casos expressos em lei, ou comprovada separação de fato por mais de dois anos.” A Proposta de Emenda Constitucional, número 28/2009 pretende simplesmente suprimir o artigo acima citado e seus parágrafos que tratam da família, desde sua criação e mantença até a sua dissolução, dizendo que “a família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado”.

Se o divórcio instantâneo ocorrer significa que o legislador ordinário poderá, se quiser, instituí-lo sem quaisquer condições: sem prévia separação judicial, sem prazo de convivência, sem prévia separação de fato. Isto pode ser chamado de “promoção ao divórcio”.

Ninguém ignora que a vida conjugal tem os seus momentos: alegria, felicidade e  dificuldades. Todavia, as dificuldades tornam o amor mais adulto, mais maduro e consciente.  A ponderação e o aconselhamento são fundamentais, diante desta decisão difícil. O divórcio é sempre um momento difícil. Por isso, há a necessidade de que estejam disponíveis todos os elementos relativos aos cônjuges, antes de tomarem decisões.

É fundamental que se considere que o divórcio que demora entre quatro e vinte minutos, banaliza a família, fomenta a irresponsabilidade, promove a facilidade e não deixa espaço à ponderação.

Cabe ao Estado proteger a família estável fundada no matrimônio, não por razões religiosas, mas porque ela gera relações decisivas de amor gratuito, cooperação, solidariedade, serviço recíproco e é fonte de virtudes para uma convivência honesta e justa.

Por fim, diante da Proposta de Emenda à Constituição, número 28 de 2009, a CNBB reafirma sua inabalável posição a favor da indissolubilidade do matrimônio e da família e a necessidade incondicional da proteção à família que a Constituição Federal promete no caput do mesmo artigo 226: “A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado”.

Desta forma, a CNBB expressa sua preocupação em favor da família e reafirma sua posição contrária à essa Proposta de Emenda à Constituição.

Brasília, 11 de dezembro de 2009

Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana-MG
Presidente da CNBB

Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Manaus-AM
Vice- Presidente da CNBB

Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro-RJ
Secretário-Geral da CNBB

Fonte: CNBB

Lula é eleito homem do ano por jornal francês




O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito pelo jornal francês Le Monde, um dos principais do país, como o homem do ano. É a primeira vez que a escolha é realizada pelo jornal e ela deve acontecer todos anos a partir de agora. Em artigo, Eric Fottorino , do Le Monde, disse que a pretensão do periódico foi destacar uma pessoa cujo trabalho e reputação tomaram uma dimensão internacional.
Leia abaixo trecho do texto de Fottorino:

- Sentimos que por sua trajetória singular como sindicalista, por seu sucesso na condução de um país tão complexo como o Brasil, pela sua preocupação com o desenvolvimento econômico, e por sua a luta contra as desigualdades sociais e a defesa do ambiente, a escolha de Lula foi bem merecida.

Este ano, Lula já tinha recebido a mesma homenagem pelo jornal espanhol El País. O presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, encarregado de fazer o perfil de Lula, elogiou a trajetória do estadista brasileiro.

- Seguindo o caminho aberto por seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, o Brasil, em apenas 16 anos, deixou de ser o país de um futuro que nunca chegava para se transformar em uma formidável realidade, com um brilhante porvir e uma projeção global e regional cada vez mais relevante.

Fonte: R7

Maria, mãe Maria




Maria, mãe Maria
Maria, mãe que acolhe
Mãe que não escolhe.
Mãe dos pequenos e oprimidos
Daqueles que são esquecidos
Mãe dos filhos revoltados
Mas que por ti são muito amados.
Mãe dos que vivem a margem da sociedade
Daqueles que sofrem a dor da desigualdade.

Maria, mãe Maria
Mãe de todas as raças
Que nos pede sempre que faça
A vontade de seu filho Jesus
Que desfaz as trevas pela força da luz
Mãe da oração singela e pequena
Que tem sempre uma imagem serena.

Maria, mãe Maria
Que aos pés da cruz recebe a grande missão
Acolher toda a humanidade
Dando a ela seu coração
Acolhendo a todos como filhos queridos
Principalmente os mais desprotegidos
Sendo a medianeira
Entre os céus e a terra inteira.


 

Higor Coelho Bezerra

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 24/12/2009



Missão profeta


Leitura Orante



Lc 1,67-79


Zacarias, o pai de João, cheio do Espírito Santo, começou a profetizar. Ele disse:
- Louvemos o Senhor, o Deus de Israel, pois ele veio ajudar o seu povo e lhe dar a liberdade.
Enviou para nós um poderoso Salvador, aquele que é descendente do seu servo Davi.
Faz muito tempo que Deus disse isso por meio dos seus santos profetas.
Ele prometeu nos salvar dos nossos inimigos e nos livrar do poder de todos os que nos odeiam.
Disse que ia mostrar a sua bondade aos nossos antepassados e lembrar da sua santa aliança.
Ele fez um juramento ao nosso antepassado Abraão; prometeu que nos livraria dos nossos inimigos
e que ia nos deixar servi-lo sem medo, para que sejamos somente dele e façamos o que ele quer em todos os dias da nossa vida.
E você, menino, será chamado de profeta do Deus Altíssimo e irá adiante do Senhor a fim de preparar o caminho para ele.
Você anunciará ao povo de Deus a salvação que virá por meio do perdão dos pecados deles.
Pois o nosso Deus é misericordioso e bondoso.
Ele fará brilhar sobre nós a sua luz e do céu iluminará todos os que vivem na escuridão da sombra da morte, para guiar os nossos passos no caminho da paz. 




Comentário do Evangelho

João Batista abre caminho para um Deus


No Primeiro Testamento, prevalece o caráter nacionalista na concepção do Deus de Israel, que elege um povo, o qual se confronta com os demais povos como sendo "inimigos". E no interior deste próprio povo eleito prevalece a discriminação do "pecado", caracterizado a partir das inobservâncias da Lei controlada
pelos chefes religiosos de Israel. João Batista, rompendo com a tradição sacerdotal paterna e com o templo de Jerusalém, abre caminho para um Deus universalista. Com Jesus dar-se-á a revelação do Deus amoroso e misericordioso que remove os critérios de exclusão e condenação pela Lei e elimina a prevenção contra o "inimigo", proclamando a reconciliação.

Direitos reservados
José Raimundo Oliva

Fonte: paulinas.org