segunda-feira, 16 de junho de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A - Dia: 16/06/2008


A vingança

Mt 5,38-42

- Vocês ouviram o que foi dito: "Olho por olho, dente por dente." Mas eu lhes digo: não se vinguem dos que fazem mal a vocês. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também. Se alguém processar você para tomar a sua túnica, deixe que leve também a capa. Se um dos soldados estrangeiros forçá-lo a carregar uma carga um quilômetro, carregue-a dois quilômetros. Se alguém lhe pedir alguma coisa, dê; e, se alguém lhe pedir emprestado, empreste.

Comentário do Evangelho

A lei do talião

Em continuação à série de contraposições que mostram a novidade de Jesus em relação à Lei e aos Profetas, Mateus nos apresenta a contraposição entre a vingança e a mansidão. Com freqüentes referências ao Primeiro Testamento, Mateus dirigia-se às suas comunidades de judeu-cristãos. Segundo a "lei do talião", na tradição de Israel, a vingança exige "vida por vida, olho por olho, dente por dente, pé por pé, queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe" (Ex 21,23-25). Essa é a expressão do culto ao espírito vingativo e cruel, com a perpetuação da violência. É o espírito que anima, hoje, os poderosos neoliberais, assentados na matriz ou nas filiais, que praticam a violência branca da injustiça ou a violência ostensiva da guerra, com o poder do dinheiro. Aos oprimidos que buscam a libertação, eles respondem com a violência das armas, não um por um, mas dez por um. A ambição do dinheiro desconhece o amor. A contraposição à lei do talião é expressa, no evangelho, por uma hipérbole literária, simbólica, que significa: renunciar absolutamente ao reagir à violência pela violência. Rompendo com a cadeia de violência, o discípulo deve aplicar-se ao amor sem limites, na construção da paz.

Oração
Pai, não permitas que a violência tome conta do meu coração; antes, torna-me capaz de responder, com gestos de amor, a quem me faz o mal.

GRUPÃO DE 15 DE JUNHO DE 2008.

Todo o Grupo Luz do Mundo (Equipes de Música, Crisma, Ação Social, Visitas e Teatro) se reune quinzenalmente para se confraternizar, celebrar a vida, celebrar a nossa amizade, fazer os nossos louvores, orações e reflexões. Entendemos importante o registro destes momentos, como também de divulgar esta nossa experiência de amor para todos.

Ontem foi um encontro muito rico, cheio do Espírito Santo, onde reservamos o nosso tempo para estudarmos e refletirmos sobre a Santa Eucaristia. Com a ajuda do nosso guia espiritual, Diácono João Manoel, aprendemos mais um pouco sobre a importância da Eucaristia em nossa vida pessoal e pastoral, bem como a necessidade de frequentamos a missa dominical, sobretudo, em nossa comunidade. Foi realmente uma noite muito rica e bela.

A noite teve o seu desfecho com a benção das alianças de todos os noivos que fazem parte do Grupo Luz do Mundo pelo Diácono João Manoel. Todo o grupo se alegra com a felicidade destes nossos irmãos e reza para que eles sejam muito felizes e que alcancem o matrimônio.

Que Deus nos conceda muitos outros momentos como o de ontem à noite ! Mais fotos vocês encontram no espaço "Coordenação", no seu lado direito do monitor.

Novos componentes do Grupo Luz do Mundo
(Equipe de Ação Social)





TECNOLOGIA

Brasil vende mais de 21 computadores por minuto, diz consultoria

Ancorado principalmente em compras para uso pessoal, o Brasil vendeu 2,82 milhões de PCs no primeiro trimestre deste ano, o equivalente a cerca de 21,5 unidades por minuto, segundo dados da consultoria IDC adiantados à Folha Online.

O resultado representa uma alta de 18,7% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram vendidos 2,378 milhões de computadores. A expectativa é que o Brasil feche 2008 com 13 milhões de máquinas vendidas, o que faria do país o quarto maior mercado de PCs do mundo, ultrapassando o Reino Unido.

Os resultados de 2007 colocaram o Brasil na quinta posição, atrás de Estados Unidos, China, Japão e Reino Unido. De acordo com a IDC, até o final de 2010 o Brasil deverá ser o terceiro maior em vendas de computadores, atrás apenas de Estados Unidos e China.

O IDC considera o dado relativo aos primeiros três meses deste ano "bastante positivo". Isso porque a base do mesmo período de 2007 era bastante alta e considerada "superatípica" pela consultoria.

Naquele período, pela primeira vez desde que a pesquisa é feita, as vendas de um primeiro trimestre haviam sido maiores que as do fim do ano anterior, quando tradicionalmente o mercado está mais aquecido, em razão do 13º salário e de ofertas de varejo. Nos últimos três meses de 2006, foram vendidos 2,11 milhões de computadores.


HOMILIA DOMINICAL

Caros irmãos e leitores:

O espaço homilia dominical foi concebido com a idéia de proporcionar, principalmente aos internautas, a oportunidade de conhecer a homília de nosso querido Pároco Pe. Thiago. Obviamente a gente pensa também nas pessoas que, eventualmente, não puderam estar na missa, bem como aquelas que gostariam de refletir e ouvir de novo as palavras do nosso padre. Quem é da Paróquia Santa Maria Mãe entende quão rico é ouvir o nosso padre tão cheio do espírito santo a transmitir sempre uma palavra de fé, amor e caridade.

O mesmo espaço também serve para registrar a nossa caminhada com o nosso pároco que, junto com a Eucaristia e a palavra, são os responsáveis pelo descobrimento do nosso carisma. Concretizar o sonho de publicar todo o domingo o vídeo da homilia de Pe. Thiago não é fácil, uma vez que os nossos recursos são parcos: ausência de câmera adequada, espaço de memória no site etc. Mas graças a obstinação do nosso corpo técnico iremos conseguir. Excepcionalmente, neste domingo, não foi possível, pois estamos fazendo os acertos finais para concretizar este serviço.

Portanto, desculpem-nos, aprecie outras publicações e rezem para que consigamos alcançar mais este objetivo: PUBLICAR O VÍDEO DOMINICAL DA HOMILIA DE PE. THIAGO