segunda-feira, 10 de novembro de 2008

TECNOLOGIA

Usuários de operadoras no RN ganham liberdade de escolha

Implantada no Brasil em 1º de setembro deste ano, a portabilidade é um direito de todos os usuários de telefonia móvel e fixa, que, para as operadoras do serviço, acabou surgindo como um poderoso instrumento capaz de aumentar ou de reduzir a freguesia.

Além do DDD do Rio Grande do Norte, o 84, outros quatro entram a partir de hoje (10/11/2008) na rota do benefício, dando aos consumidores a possibilidade de trocar de operadora, quantas vezes desejarem, mantendo sempre o mesmo número de telefone.

O procedimento para os interessados no novo serviço é simples. O primeiro passo, segundo a ABR Telecom, entidade responsável por implementar e gerir a portabilidade no país, é fazer a solicitação à operadora para a qual se deseja ser transferido e informar a ela os dados pessoais necessários, números de documentos, além do número de telefone e o nome da atual prestadora do serviço. Não é preciso, aliás, entrar em contato com a atual e que poderá virar antiga prestadora. A migração de uma operadora para outra não é automática. Pode demorar até cinco dias úteis para ser efetivada. Um prazo que, a partir de 2010, deverá cair para até três dias úteis. ‘‘Mesmo após a solicitação de portabilidade, entretanto, o usuário ainda tem dois dias úteis para desistir da mudança e comunicar a decisão à operadora em que havia pedido para migrar’’, informa ainda a ABR Telecom.

Outro fator importante é que a portabilidade, no primeiro momento, será gratuita no estado. Embora a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tenha fixado em R$ 4 a taxa que as operadoras receptoras, aquelas que irão receber os novos clientes, poderão cobrar pela adesão, Oi, Claro e Vivo optaram por isentá-los desse custo. A TIM, através da assessoria de imprensa, informou que promocionalmente também não realizará a cobrança. Quem quiser ser cliente da empresa não terá de desembolsar um tostão para se transferir.

Segundo a Anatel, é preciso observar, ainda, que a portabilidade não muda outras condições de transferência. Quer dizer que para utilizar o serviço de outra empresa ainda será preciso comprar seu chip e negociar as condições de adesão, a exemplo de planos, promoções, ganho de aparelho, vantagens que podem ou não ser oferecidas, a critério da operadora.

Se o cliente estiver devendo a sua antiga prestadora de serviço também terá de pagar normalmente a dívida, mesmo que já esteja na nova operadora. Se seu contrato também previr multa em caso de rescisão, a multa será cobrada da mesma forma. ‘‘Certamente ele vai receber a fatura’’, diz a Agência, através da assessoria de imprensa e continua: ‘‘O que muda e é uma vantagem para o usuário é que para sair (de sua antiga operadora) fica mais fácil. Não será preciso ir até ela, nem ligar para fazer isso. A operadora não pode te segurar. Outra grande vantagem é poder manter o número’’.

Entre os critérios que devem ser atendidos para que o usuário efetive a mudança, sem problemas, estão, por exemplo, a apresentação dos documentos em tempo hábil à operadora receptora da solicitação e a consistência de seus dados cadastrais, ou seja, devem coincidir, por exemplo, os números de identidade e CPF que forneceu com aqueles que constam na base de dados da operadora da qual está saindo.

FONTE: dnonline




Entrevista com Lívio Peixoto, Gerente da ANATEL-RN,

CHARGES

Alvo


Novaes, para o JB.

GRUPO LUZ DO MUNDO NA GRANDE IMPRENSA !


O nosso evento "Lanche da Madrugada" ainda repercurte, tamanho o seu sucesso. A nossa noite de caridade (01/11/2008) ressoa entre nós, integrantes do grupo Luz do Mundo, nas histórias de alegria, gafes, tristezas, relatos etc. Um sentimento é unânime: Foi o primeiro de outros que, se Deus quiser, ainda faremos

Agora a nossa ação social teve a sua cobertura registrada pela imprensa no Portal RN NOTÍCIAS. Acessem e deixem o seu recado.

http://www.rnnoticias.com.br/home/noticia.asp?id=12557

SOLIDARIEDADE

Jovens da ZN promovem o ''Lanche da Madrugada''

Organizado por componentes do Grupo de Jovens Luz do Mundo (GLM), o projeto distribuiu refeições entre pessoas que dormiam nas ruas da capital


Jovens da ZN promovem o ''Lanche da Madrugada''

Enquanto a cidade estava sediando o Muitos Carnavais, no último sábado (02), um grupo de aproximadamente 40 jovens, da Igreja de São Marcos no conjunto Panatis II, Zona Norte da capital, se colocava a disposição da solidariedade. Foi o Lanche da Madrugada, onde o grupo distribuiu refeições entre dezenas de moradores de rua da capital potiguar.

O projeto, idealizado por Nazareno Júnior, começou em 1995 e contava com a participação de jovens do bairro de Santa Catarina. Contudo, a idéia ultrapassou as fronteiras entre os bairros e a necessidade de fazer algo de concreto para amenizar as mazelas sociais vivenciadas por muitos chegou ao Grupo Luz do Mundo (GLM), que pela primeira vez encabeçou a iniciativa.

Segundo Luiz Teixeira, coordenador do GLM, gestos como o Lanche da Madrugada contribuem para que pessoas possam sentir na pele uma realidade muitas vezes mascarada. "Este gesto concreto de amor e solidariedade tem o condão de nos proporcionar a experiência concreta de vivenciar uma realidade triste que assola a nossa cidade e o mundo, que é a pobreza. Além disso, serve para que reflitamos sobre o que estamos fazendo de concreto para mudar este sistema que gera esta realidade de sofrimento e exclusão", disse Luiz.

A entrega das quentinhas, compostas por cuscuz, verduras e salsicha, além de pães, bolo, suco, água e café começou às 23h pelo bairro do Igapó, ainda na zona norte. Em seguida, os bairros das Quintas, Bom Pastor, Cidade da Esperança, Alecrim, Cidade Alta e Ribeira receberam a visita da caravana. Que além de alimento, levava atenção para aqueles que vivem nas ruas sob as mais adversas condições.

No GLM, o Lanche foi organizado por Adailton Viliano, que se diz confiante quanto à permanência do projeto no calendário do grupo. "Nós ainda não nos reunimos com a coordenação do grupo. Mas o que eu posso sentir é que depois daquela madrugada, onde eu consegui perceber a emoção no olhar de vários componentes, outros projetos serão levantados e aperfeiçoados", conta.

Além de projetos como o Lanche da Madrugada, o GLM mantém ainda o Cinema na Comunidade, que fomenta a cultura através da exibição de longas-metragens gratuitamente; o Cursinho Preparatório, que leva aulas gratuitas para jovens e adultos que estão se preparando pra concursos; Aulas de Reforço, que atende crianças do bairro com dificuldades de aprendizado, entre outras iniciativas sociais.

Por Italo Amorim

Fonte: RN noticias