quinta-feira, 11 de setembro de 2008

CINEMA NA COMUNIDADE - CONVITE

Sábado (20/09/2008), se Deus quiser, haverá cinema de qualidade em nossa comunidade. A equipe de Ação Social convida a todos a comparecerem e prestigiarem este nosso momento de entretenimento e cultura. O filme é um clássico da literatura mundial. Imperdível ! Duvidamos que há algo tão bom e barato para fazer no sábado à noite. Esperamos vocês por lá !

SINOPSE:

Após ser condenado à prisão após ter roubado um pão, um homem escapa e passa a ser perseguido por um ambicioso policial que fará de tudo para prendê-lo novamente. Dirigido por Billie August (A Casa dos Espíritos) e com Liam Neeson, Claire Danes, Geoffrey Rush e Uma Thurman no elenco.

IMAGENS:




FILME: “Os Miseravéis"

DIA: 13/09/2008 (sábado)

HORA: 19h

LOCAL: No Centro Pastoral São Marcos

ORGANIZAÇÃO: Grupo Luz do Mundo.


HUMOR !


20 anos depois o cara ainda lembra daquele momento…

EVANGELHO DO DIA

Ano A - Dia: 12/09/2008



O hábito de julgar os outros

Lc 6,39-42

E Jesus fez estas comparações:
- Um cego não pode guiar outro cego. Se fizer isso, os dois cairão num buraco. Nenhum aluno é mais importante do que o seu professor. Porém, quando tiver terminado os estudos, o aluno ficará igual ao seu professor.
- Por que é que você vê o cisco que está no olho do seu irmão e não repara na trave de madeira que está no seu próprio olho? Como é que você pode dizer ao seu irmão: "Me deixe tirar esse cisco do seu olho", se você não repara na trave que está no seu próprio olho? Hipócrita! Tire primeiro a trave que está no seu olho e então poderá ver bem para tirar o cisco que está no olho do seu irmão.

Comentário do Evangelho

Parábola do cego

Após a proclamação das bem-aventuranças, Lucas reúne, na segunda metade do capítulo 6, várias sentenças de Jesus veiculadas na tradição das comunidades. Compõe, assim, um discurso, à semelhança do Sermão da Montanha, de Mateus. No texto de hoje temos duas sentenças correlacionadas entre si. A referência a "parábola", na introdução do texto parece vincular-se à parábola das duas casas, narrada mais adiante (vv. 43-49).
Na primeira sentença temos as duas interrogações sobre o cego que guia outro cego. É possível que, originalmente, fosse dirigida aos fariseus tidos como guias de uma doutrina que desorientava o povo. Lucas a aplicaria também aos discípulos, os quais deveriam entender melhor a missão de Jesus. Ao estarem bem formados não deverão pretender ser maior do que Jesus. A segunda interrogação é feita com uma comparação usando o exagero: o cisco ou a trave no olho. Em vez de ficar procurando defeitos nos irmãos, é importante que se faça a sua autocrítica. Assim, com humildade, se está preparado para, com lucidez e amor, fazer a correção fraterna do irmão.

PROSA E POESIA

Mais uma história de um exemplo de conduta moral e ética. Leiam com atenção !

Uma vez na Vida e outra na Morte

09 Sep 2008

Dom Aloísio Roque Oppermann (178 leituras)


Não só de crimes, de corrupção, e de abusos sexuais que vive a humanidade. De vez em quando surge um fato, totalmente inesperado, que nos arranca do tédio, ou da indignação. Somos elevados para ares mais puros. Enfim, um alívio dentro da planície, onde poucos se destacam pela sua estatura moral. Talvez, tenhamos uma inata tendência a um ponto cego, na avaliação dos comportamentos positivos. Por isso o bem não é notícia. Uma família normal, na qual os momentos de felicidade são mais numerosos que os momentos de tenção e de eclipse afetivo, jamais terá a mínima chance de merecer um destaque no noticiário. A felicidade, o ambiente de mútua estima, se consideram monótonos e sem interesse. Já Miquéias comentava essa tendência: “Aborreceis o bem, e amais o mal” (Mq 3,2). Os noticiários televisivos, em 90% dos seus conteúdos, apenas comunicam desastres e retrocessos. Experimente alguém divulgar notícias boas. O programa será fadado a sucumbir.

Tive uma surpresa que degustei com prazer. Ela elevou meu otimismo. Mais do que nunca acreditei na humanidade. O sr. Antonio, já penetrado em anos, pediu-me uma audiência. Pelo seu aspecto levantou-me a suspeita de que viera pedir ajuda financeira. Narrou-me que há mais de 30 anos teve necessidade de consultar um médico. Ao se encontrar com o profissional da saúde, perguntou-lhe se ele poderia esperar algum tempo, para pagar o valor da consulta. Este aceitou, mostrando que confiava em sua palavra. Pois bem. O médico conseguiu prestar-lhe bom diagnóstico, chegando a recuperar plenamente a saúde. Quando finalmente quis entregar o valor ao doutor, recebeu a notícia de que já havia falecido. Nosso amigo Antonio ficou embaraçado, sem saber como resolver o inesperado. Finalmente, estando em situação financeira razoável, veio expor seu caso. Raciocinou que hoje em dia a taxa de uma consulta está em R $ 150,00. Perguntou meu parecer sobre que instituição filantrópica mereceria a sua pequena doação. Indiquei-lhe a “Toca de Assis”, de Uberaba, onde um grupo de Religiosos trabalha no atendimento de homens de rua. Tais Religiosos trabalham sem nenhuma garantia financeira. Certamente o modesto valor serviu para fortalecer a esperança desses abnegados homens.

Não é todo dia que encontramos um homem tão justo como o Antonio.

Fim das manchas difíceis !

Sabe aquela roupa linda que ficou manchada de vinho? Não se desespere: há como acabar até com as manchas mais difíceis. É só seguir as seguintes dicas:

. Ketchup e mostarda. Tire as manchas com papel-toalha e esfregue um pano com detergente.
. Chiclete. Ponha a roupa no freezer por duas horas. Retire-o com uma espátula e lave a peça.
. Ferrugem. Para tecidos de algodão, pingue algumas gotas de removedor de esmaltes.
. Cera de vela. Coloque a peça no freezer por dois dias. Retire o excesso de cera com uma espátula, coloque um papel-toalha sobre a mancha e passe o ferro bem quente.
. Café. Aplique uma solução de vinagre branco e álcool, em partes iguais. Se o tecido for colorido, dissolva a gema de um ovo em água morna, junte 1 colher (chá) de álcool e esfregue até a marca sumir.
. Carvão. Esfregue a mancha com miolo de pão.
. Esmalte. Estique bem a peça e posicione a mancha sobre um pano de saco. Então, aplique um removedor de esmaltes.
. Sangue. Esfregue um pedra de gelo no local, ou aplique água oxigenada 20 volumes. Jamais lave com água quente.
. Gordura. Lave o tecido com detergente e água quente. Se não der, esfregue 1/2 cebola sobre a mancha, com um pano absorvente por baixo.
. Mofo. Molhe o tecido com leite cru. Deixe a peça ao sol por duas horas. Lave.
. Caneta. Esfregue a mancha com álcool puro, ou borrife um pouco de laquê.
. Vinho. Jogue polvilho sobre a mancha, para que ele absorva o excesso do líquido. Em seguida, passe um algodão embebido em leite morno.
. Todas as manchas. Misture 4 cols. (sopa) de vinagre branco, 4 cols. (sopa) de álcool e 1 colher (sopa) de sal de cozinha. É tiro-e-queda.

Fonte: Ana Maria - Revista Abril

EVANGELHO DO DIA

Ano A - Dia: 11/09/2008



O hábito de julgar os outros

Lc 6,27-38

- Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: amem os seus inimigos e façam o bem para os que odeiam vocês. Desejem o bem para aqueles que os amaldiçoam e orem em favor daqueles que maltratam vocês. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também. Se alguém tomar a sua capa, deixe que leve a túnica também. Dê sempre a qualquer um que lhe pedir alguma coisa; e, quando alguém tirar o que é seu, não peça de volta. Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês.
- Se vocês amam somente aqueles que os amam, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama amam as pessoas que as amam. E, se vocês fazem o bem somente para aqueles que lhes fazem o bem, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama fazem isso. E, se vocês emprestam somente para aqueles que vocês acham que vão lhes pagar, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama emprestam aos que têm má fama, para receber de volta o que emprestaram. Façam o contrário: amem os seus inimigos e façam o bem para eles. Emprestem e não esperem receber de volta o que emprestaram e assim vocês terão uma grande recompensa e serão filhos do Deus Altíssimo. Façam isso porque ele é bom também para os ingratos e maus. Tenham misericórdia dos outros, assim como o Pai de vocês tem misericórdia de vocês.
- Não julguem os outros, e Deus não julgará vocês. Não condenem os outros, e Deus não condenará vocês. Perdoem os outros, e Deus perdoará vocês. Dêem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos. A mesma medida que vocês usarem para medir os outros Deus usará para medir vocês.

Comentário do Evangelho

Amar os inimigos

Lucas reúne neste texto várias sentenças exortando ao desapego e à mansidão, predominando o amor aos inimigos. É uma prática nova, desconhecida entre gentios e judeus. De modo particular, Jesus remove a figura do "inimigo" tão presente e marcante no Primeiro Testamento. A história de Israel, desde suas origens, incorpora a violência, particularmente na ocupação da "terra prometida", quando os israelitas exterminaram os que aí habitavam, considerados como "inimigos". Jesus vem remover esta tradição enraizada no confronto com o "inimigo". Jesus traz a paz, fundada na reconciliação, na misericórdia, e no amor.

CONVITE - MISSA

Missa de 01 (um) ano do falecimento da nossa querida Dona Zelinha.

Ocorrerá no dia 20/09/2008 (sábado) às 18:00hs na Igreja São Marcos do Conjunto Panatis II e será celebrada pelo Diácono João Manoel.
Todos estão convidados para esta celebração de fé e saudade da nossa inesquecível amiga que tanto gostava do nosso grupo