quarta-feira, 8 de abril de 2009

Apresentação: sim a vida, não as drogas

A apresentação da equipe de teatro do GLM foi exibida em noite de palestra que abordava tema alusivo a CF - violência através das drogas na sociedade.

Equipe de teatro com o professor João Maria, Presidente do CONEN


AR PURO!


Nossa bela Natal foi considerada uma das cidades com o ar mais puro das Américas, porém a cada dia esse título vem perdendo força diante da crescente poluição dos automóveis particulares, motos, ônibus e caminhões, principalmente os que lançam fumaça densa e preta. Motores que emitem esse tipo de fumaça estariam desregulados, e acabam contribuindo e muito com a queda da qualidade do ar que respiramos.

Atualmente a população conta com o Programa Despoluir que em ação conjunta pretende minimizar os impactos gerados pela poluição.

O despoluir é um programa de conscientização ecológica da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) para reduzir o índice de emissão de gás carbônico (CO2) dos veículos.

Despoluir para quê?

O objetivo do Despoluir é criar uma cultura de responsabilidade ambiental em toda a cadeia que envolve o segmento de transportes brasileiro. A CNT pretende conscientizar o setor para contribuir com os esforços mundiais de diminuição da emissão de CO2, um dos principais responsáveis pelo aquecimento global.

O Despoluir é dividido em dois grupos de projetos: Projeto Transporte – voltado para a melhoria do desempenho ambiental do setor; e Projeto Cidadania para o Meio Ambiente – que busca transformar os agentes do setor em multiplicadores da educação ambiental.

O programa vai incentivar a adoção de normas ambientais relativas às emissões de poluentes veiculares e o uso de energia limpa pelas empresas de transporte e caminhoneiros autônomos.

Cada estado recebe unidades móveis de medição de poluentes. As unidades vão verificar a emissão dos veículos, para reduzir a poluição e o consumo de combustíveis, conforme determina o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

As unidades móveis, que são equipadas com opacímetros – analisadores da fumaça emitida por motores a diesel –, foram enviadas às federações de transportadores dos 27 estados do país.

Disque-queimadas

A CNT disponibiliza o telefone (61) 3315-7112/7035 para mais informações sobre o Programa Despoluir. O órgão também criou o 0800 Ambiental (0800 7282891) para que os motoristas possam denunciar possíveis focos de incêndios ao longo das rodovias brasileiras.

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 08/04/2009



Judas trai Jesus
Mt 26,14-25

Então um dos doze discípulos, chamado Judas Iscariotes, foi falar com os chefes dos sacerdotes. Ele disse:
- Quanto vocês me pagam para eu lhes entregar Jesus?
E eles lhe pagaram trinta moedas de prata.
E daí em diante Judas ficou procurando uma oportunidade para entregar Jesus.
Jesus comemora a Páscoa
No primeiro dia da Festa dos Pães sem Fermento, os discípulos chegaram perto de Jesus e perguntaram:
- Onde é que o senhor quer que a gente prepare o jantar da Páscoa para o senhor?
Ele respondeu:
- Vão até a cidade, procurem certo homem e digam: "O Mestre manda dizer: A minha hora chegou. Os meus discípulos e eu vamos comemorar a Páscoa na sua casa."
Os discípulos fizeram como Jesus havia mandado e prepararam o jantar da Páscoa.
Quando anoiteceu, Jesus e os doze discípulos sentaram para comer. Durante o jantar Jesus disse:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: um de vocês vai me trair.
Eles ficaram muito tristes e, um por um, começaram a perguntar:
- O senhor não está achando que sou eu; está?
Jesus respondeu:
- Quem vai me trair é aquele que come no mesmo prato que eu. Pois o Filho do Homem vai morrer da maneira como dizem as Escrituras Sagradas; mas ai daquele que está traindo o Filho do Homem! Seria melhor para ele nunca ter nascido!
Então, Judas, o traidor, perguntou:
- Mestre, o senhor não está achando que sou eu; está?
Jesus respondeu:
- Quem está dizendo isso é você mesmo.

Comentário do Evangelho

Promovendo a vida

Hoje a liturgia nos apresenta a traição de Judas na versão de Mateus. O tom dramático e doloroso das narrativas dos últimos dias de Jesus, em Jerusalém, marca as celebrações da Semana Santa. A tradição da Paixão, elaborada na ótica da religião sacrifical do Primeiro Testamento, apresenta o sofrimento como caminho necessário para a salvação.
Contudo, atentos à prática de Jesus, vemos que sua vida foi a plena manifestação do amor que liberta, removendo o sofrimento e promovendo a vida. Em conseqüência, foi perseguido até a morte. Tanto o sofrimento das multidões
de excluídos como o de Jesus resultam do sistema opressor sob controle de minorias, que cooptam pessoas como Judas.


Fonte: paulinas.com