terça-feira, 16 de junho de 2009

O Saco de Brinquedos


Meu pai me contou que, quando era menino, no início do século passado, guardava seus brinquedos num saco. Os brinquedos que meu pai menino guardava no saco: latas vazias, pedaços de barbante, sementes, sabugos de milho, botões, pedaços de pau, pedrinhas e todo tipo de coisas inúteis. Quando alguém aparecia para visitar minha avó ele pegava o saco de brinquedos e o esvaziava diante da visita. Certamente achava seus brinquedos interessantíssimos! A mãe dele ficava furiosa e lhe aplicava o devido corretivo de chineladas depois que a visita ia embora. A chinela era um dos itens favoritos que minha avó guardava no saco de brinquedos dela. As crianças continuam as mesmas. Ainda gostam de mostrar brinquedos. A gente cresce e continua criança. "Em todo homem há uma criança que deseja brincar..." (Nietzsche). E todos temos o nosso saco de brinquedos. A fala somos nós abrindo o saco e despejando brinquedos... O saco de brinquedos: isso é de fundamental importância, quando o amor está em jogo. A paixão acontece quando, fascinados por uma imagem – pode ser um jeito de olhar, um jeito de sorrir, um jeito de falar... - imaginamos que dentro daquele corpo de imagem fascinante estão guardados os brinquedos com que gostamos de brincar. O que vemos é a imagem da pessoa amada, mas o que imaginamos são os brinquedos que julgamos guardados dentro dela. A imagem, sozinha, logo se transforma em monotonia. Ninguém consegue ficar o tempo todo contemplando a pessoa amada, por bonita que seja. O que alimenta a paixão não é a imagem mas os brinquedos que ela guarda... Hermann Hesse dizia que a pessoa objeto do nosso amor é apenas um símbolo, uma lagoa onde o rosto da "Outra" aparece refletido. Que Outra? Aquela que imaginamos. Veja esses versos de Fernando Pessoa. Mas leia bem devagar...

"Amamos sempre, no que temos,
O que não temos quando amamos.
O barco pára, largo os remos
E, um a outro, as mãos nos damos.
A quem dou as mãos? À Outra.
Teus beijos são de mel de boca,
São os que sempre pensei dar,
E agora a minha boca toca
A boca que eu sonhei beijar.
De quem é a boca? Da Outra..."


E assim vai. Mas chega um tempo em que nos cansamos de dar as mãos, nos cansamos de olhar, nos cansamos de beijar. E dizemos: "Vamos brincar?" Hora de abrir o saco, hora da verdade... Os brinquedos espalhados pelo chão, descobrimos que não eram os brinquedos que imaginávamos. O saco era lindo! E a beleza do saco nos enganou. Uma relação amorosa, para ser duradoura, tem de ser uma relação de brincar. Ela dura enquanto os dois brincam. Um gosta de brincar com bilboquê ou de ouvir música sertaneja, enquanto o outro detesta bilboquê e prefere ouvir música clássica... Aí o jeito é brincar sozinho. O Outro, quando aparece, é um desmancha-prazeres... Pergunta que os parceiros deveriam se fazer: "Temos prazer em brincar juntos? Ficamos felizes só em pensar que vamos brincar juntos?" Se a resposta for negativa é melhor ir procurar outro saco...



Quem vai abrir este balaio? Ou melhor, os três balaios!


O GRUPO LUZ DO MUNDO ESTÁ PROMOVENDO UMA RIFA DE 03 "BALAIOS JUNINO" EM PROL DA CAPELA DE SÃO JOSÉ, NO KM 08, ZONA NORTE DE NATAL.

O SORTEIO ACONTECERÁ JÁ NESTE DOMINGO(21/06/09) NA CAPELA DE SÃO MARCOS PANATIS II,APÓS A SANTA MISSA. PEDIMOS A COLABORAÇÃO DE TODOS, E AOS COMPONENTES DO GRUPO LUZ DO MUNDO, QUE VENDAM, FAÇAM UM ESFORÇO A MAIS PARA AJUDARMOS NO TÉRMINO DA CAPELA DE SÃO JOSÉ.

MAIS UMA NOVA CASA DE DEUS , LUGAR DE ORAÇÃO E UNIDADE.AMÉM!


EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 16/06/2009



Perfeitos como o Pai

Mt 5,43-48

Jesus disse ainda:
- Vocês ouviram o que foi dito: "Ame os seus amigos e odeie os seus inimigos." Mas eu lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no céu. Porque ele faz com que o sol brilhe sobre os bons e sobre os maus e dá chuvas tanto para os que fazem o bem como para os que fazem o mal. Se vocês amam somente aqueles que os amam, por que esperam que Deus lhes dê alguma recompensa? Até os cobradores de impostos amam as pessoas que os amam! Se vocês falam somente com os seus amigos, o que é que estão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! Portanto, sejam perfeitos, assim como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu.


Comentário do Evangelho

Prática do amor sem limites

No Primeiro Testamento é uma constante a imagem do "inimigo". O principal inimigo eram os povos vizinhos gentios. Havia também o inimigo pessoal, dentro do próprio povo de Israel. São inúmeros os salmos que pedem a Javé o mal para o inimigo, tanto no nível racial como no pessoal. O preceito do amor ao próximo limitava-se apenas à comunidade
racial. A proposta de Jesus é não só amar o inimigo, mas também orar por ele. A oração sincera, diante de Deus, é expressão do amor. Assim fica manifesto o convicto amor ao inimigo. Como argumento, é lembrada a bondade
irrestrita do Pai na natureza e, em oposição, o restrito amor de alguns grupos humanos. A alusão discriminatória aos publicanos, neste texto, causa certa estranheza, quando se considera que o autor deste Evangelho é o publicano Levi, ou Mateus, que seguiu Jesus. A exortação conclusiva é a busca da perfeição segundo o modelo do Pai perfeito.

Em Lucas (6,36) o modelo é o Pai misericordioso. O auge da perfeição não é o brilho ou o perfeccionismo pessoal, mas a prática do amor sem limites.


Fonte: Paulinas.com


CHARGES


Charge - Guto Cassiano

"ARRAIÁ DO MUNDÃO" 2009

São João do GLM 2006

Aos componentes do Grupo Luz do Mundo,convidados,amigos e familiares nossos!

No dia 27/06/2009 acontecerá o "ARRAIÁ DO MUNDÃO" 2009. Um momento nosso de nos confraternizár-mos e viver este tempo das festas juninas de uma forma prazerosa e divertida entre amigos.Nossa festa será no centro pastoral,às 19:00 hs.(obs:o portão será fechado as 19:30 hs).Todos caracterizados !

O valor por componente é de R$ 5,00(cinco reais) e convidados,amigos e familiares é R$ 10,00(dez reais). A animação da festa ficará por conta de um trio e safoneiro com muito arrasta-pé,comidas tipicas, luz de lampião, jogo de luz, sorteio do rei e rainha da festa, brincadeiras, quadrilha com o casamento matuto, quadrilha improvisada e, para aqueles que apreciam um bom vinho, quem quiser levar, pode levar. Enfim! Será tudo de bom!! Só pedimos quem quem for para o "ARRAIÁ DO MUNDÃO" 2009, deve confirmar até domingo(21/06).

Maiores informações ligue:8888-7764 ADAILTON (Dadau) ou com os representantes da Equipe de Eventos de seu ministério.Abraços e fiquem com DEUS!!!



ADAILTON VILIANO.


CELEBRAÇÃO DE CORPUS CHRISTI

No dia 11 de junho toda a Igreja comemorou a festa do Corpo de Cristo, uma das fontes primaz da espiritualidade católica. Através da Eucaristia acreditamos que Jesus cumpri a promessa de estar conosco até o fim dos tempos, da mesma forma que nos concede a graça e o privilégio de se fazer um com ele e com todos os outros irmãos que recebem o Corpo de Cristo.

Em nossa Paróquia não foi diferente e tivemos uma bela cerimônia que terminou com a tradicional procissão do Santíssimo Sacramento que partiu da Igreja de São Marcos e terminou na Matriz da Paróquia.

A procissão com a Eucarístia nas ruas, vias públicas atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (Cânon 944) que determina o testemunho e a veneração pública da Santíssima Eucarístia.

Segue imangens da solenidade do Corpo e Sangue de Cristo em nossa paróquia.






Quem sou eu?

Nessa foto há componentes, crismados de nossa comunidade e muitos amigos de nosso bairro. Mais do que acertar os fotografados, fica a lição de que o tempo passa rápido e, veja bem! Até que ele não faz tão mal assim...

A pergunta é... quem é o componente do nosso Glm? Dê sua opnião e concorra a um "super prêmio!"


Pastoral faz campanha para reduzir "morte súbita"


"De barriga para cima. Essa é a maneira correta de deitar a criança até completar um ano de vida, para reduzir os riscos de morte súbita". A informação faz parte de uma nota de esclarecimento da Assessoria de Imprensa da Pastoral da Criança, em nível nacional e está fundamentada em dados de pesquisadores do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas-RS e campanhas recentes divulgadas nos Estados Unidos e na Inglaterra.

Essas informações, assim como as reportagens recentes sobre o caso de Gabriel Ribeira, bebê de sete meses, que morreu em São Paulo, provavelmente por estar deitado de forma errada, levaram a Pastoral da Criança, em nível nacional, a promover uma campanha para combater a "morte súbita", em crianças.

Segundo informações contidas em um material impresso divulgado pela coordenação nacional da Pastoral, morte súbida "é o nome que se dá para a morte de bebês menores de um ano, que morrem de forma inesperada e sem explicação, durante o sono". A pesquisa realizada na cidade de Pelotas (RS) constata dez casos de morte súbita na infância, do total de 66 mortes, registradas entre os 4.248 nascidos vivos, no ano de 2006.

Na Arquidiocese de Natal, os coordenadores paroquiais da Pastoral da Criança conheceram o teor da Campanha, durante encontro, realizado sábado e domingo passado no Centro de Treinamento de Ponta Negra, em Natal.

FONTE: Pastoral da Criança

Você já ouviu falar da Síndrome da morte súbita infantil? Clique aqui


Arquidiocese lança Anuário 2009


A nova edição do Anuário da Arquidiocese de Natal já está circulando. A edição, com 109 páginas, traz a relação completa, com nomes e endereços, das paróquias, padres, diáconos (Será que esqueceram o nosso Diácono João Manuel?), congregações religiosas, comunidades de vida e aliança, colégios católicos e coordenações arquidiocesanas de pastorais, movimentos e serviços, além de outras informações. “Muito mais que um catálogo de endereços e telefones, ele quer ser um instrumento de comunicação que favoreça a construção de uma Pastoral de Conjunto, que promova a missão e discipulado para levar Jesus a todas as pessoas”, escreve o Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, na apresentação do Anuário.

Devido à comemoração dos cem anos de criação da Diocese de Natal, em 2009, a publicação traz um resumo biográfico e fotos de todos os bispos e arcebispos que já administraram a Arquidiocese.

Os agentes pastorais que desejarem adquirir um exemplar do Anuário 2009, podem encontrá-lo no Centro Pastoral Pio X - subsolo da Catedral, na sala da Pascom, na cúria ou na tesouraria. O exemplar custa cinco reais.


FONTE: Arquidiocese de Natal/RN