segunda-feira, 20 de junho de 2011

MESTRES DO FORRÓ !

Festas juninas é tempo de oração aos santos juninos (São João, São Pedro, São Paulo e Santo Antonio), mas também é de forró, quadrilha, comida de milho e muito mais. Vamos neste espaço lembrar dos mestres do forró a começar  por DOMINGUINHOS ! O "homem que urbanizou o forró".
José Domingos de Morais (Garanhuns, 12 de fevereiro de 1941), conhecido como Dominguinhos, é um instrumentista, cantor e compositor brasileiro.
Exímio acordeonista, teve como mestres nomes como Luís Gonzaga e Orlando Silveira. Tem em sua formação musical influências de baião, bossa nova, choro, forró, jazz etc.

A vida de José Domingos mudou quando ele, aos sete anos (1948), foi descoberto pelo Rei do Baião exibindo-se nas feiras e portas de hotéis de sua cidade, Garanhuns, Pernambuco. O rei do baião, no auge, encantou-se com Dominguinhos e prometeu apadrinhá-lo se ele viesse para o Rio, o que só aconteceria em 1954. 

Em 1967, Luiz Gonzaga levou Dominguinhos para gravar discos instrumentais de forró em seu selo Cantagalo, no qual ele estrearia como solista e trabalharia também como acompanhante. Como Luiz Gonzaga (que o projetou no show Volta para Curtir, em 1972), Dominguinhos deve a virada em sua carreira ao incentivo e parceria com os baianos já na fase pós-tropicalista (Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso) . O seu leque de parcerias inclui Fausto Nilo (Pedras que Cantam) a Chico Buarque (Tantas Palavras, Xote da Navegação). Com o também pernambucano Nando Cordel, ele fez a toada lenta De Volta pro Aconchego, um estouro na voz de Elba Ramalho, e o forró Isso Aqui Tá Bom Demais, gravado em dupla com Chico Buarque.

A bordo do instrumento que o consagrou, Dominguinhos consegue ser melodioso até o lamento de dor ou incendiar um forró apinhado de dançarinos. Seu fole descende do mestre de todos Luiz Gonzaga, mas ele também é um criador com autonomia.



O CANCÊR DE NOSSA SOCIEDADE.

Imaginem a dor ! A própria mãe mata o filho por legítima defesa. Que filho é este ! Dirão alguns. Este é um filho como muitos neste país que são vítimas dos traficantes e das drogas em especial do CRACK . 

História comovente de uma mãe que vive "uma dor que não tem fim”.  Matéria principal da revista VEJA desta semana.


“Tobias, meu filho, era um rapaz muito bonito.

Chegou a trabalhar como modelo fotográfico. Aos 21 anos, caiu no crack. Voltava para casa só quando precisava de dinheiro para a droga. Roubava casacos, sapatos, objetos de decoração.


Trocava tudo por pedra. Eu mesma ia até o traficante para pegar tudo de volta. Ele ficou violento, passou a me agredir. Dois anos atrás, com medo, peguei um revólver do meu marido e disparei. Tobias morreu ali. Fui presa. Acabei sendo inocentada por ter agido em legítima defesa.


Perdi meu único filho.


Vivo uma dor que não tem fim.”


Flávia Costa Hahn
, 62 anos, aposentada, Porto Alegre


ACREDITE SE QUISER

QUEM FOR VIVO ATÉ 2050 VERÁ !


Num evento no Observatório Real de Greenwich, na Inglaterra, a Airbus apresentou, nesta semana, sua visão de como serão os aviões em 2050.

Para isso, a fabricante europeia de aviões elaborou as ilustrações acima, mostrando uma cabine conceitual de aeronave.

O projeto todo será exibido durante o Salão Aeronáutico de Paris, que acontece de 20 a 26 de junho.

No futuro vislumbrado pela Airbus, a primeira coisa que chama a atenção é o uso de materiais transparentes na fuselagem.

Nesses aviões panorâmicos, observar as estrelas e a paisagem abaixo será muito mais fácil. A Airbus diz que as paredes serão construídas com uma membrana que vai ter transparência controlada e vai ajudar no controle da temperatura. Esses materiais serão recicláveis e leves, o que trará economia de combustível.

No lugar da atual divisão dos assentos em classes, a Airbus prevê que haverá zonas dirigidas a diferentes perfis de passageiros.

Se alguém quiser trabalhar a bordo, por exemplo, terá ótimos recursos de videoconferência para fazer reuniões à distância.

E as opções de entretenimento podem incluir até um jogo de golf virtual.


Fonte: Exame.com

MISSA PELO DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES

Missa em Ação de Graças pelo dia mundial das comunicações
Paróquia da Catedral Nossa Senhora da Apresentação
11/06/2011
Fonte: PASCOM