sábado, 7 de novembro de 2009

PALESTRA



No último sábado dia 07 a equipe de ação social promoveu mais uma palestra, com o tema câncer de mama.

A palestra foi realizada por Iara Augusta uma voluntaria da liga norte rio grandense contra o câncer. Segundo Iara, o câncer de mama é hoje o mais temido pelas mulheres e exige uma atenção especial delas. Ela apresentou dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer que mostra o quanto os índices da doença aumentaram nos últimos anos. Hoje, cerca de 50 mil casos são diagnosticados por ano, com 10 mil mortes no período. Esclareceu que o câncer de mama deixou de ser uma doença para mulheres acima de 40 anos e tem sido um mal até para as mais de jovens acima dos 20, por isso alertou: “a prevenção é o melhor caminho para todas as idades”. Ela esclareceu os fatores de risco da doença, principais sintomas e  fatores e deixou claro que pequenas mudanças de hábitos podem salvar a mulher do câncer, como investir na boa alimentação, reduzir o peso corporal, praticar uma atividade física, parar de fumar e de consumir bebidas alcoólicas, entre outras dicas.

A palestrante alerta para a necessidade de que mulher realize o auto-exame das mamas. Ela disse que as mulheres que menstruam devem fazer o auto-exame sempre entre o 7º e o 14º dia após a menstruação começar. “Já as que não menstruam regularmente devem escolher um dia do mês e sempre manter essa data”, explica Iara. “O mais importante que a palpação é que as mulheres precisam se ‘tocar’ de como anda o seu corpo e perceber qualquer mudança nas mamas”

Principais sintomas do câncer de mama
Sinal mais comum – aparecimento de nódulo ou endurecimento da mama
Outros sinais: edema (inchaço), rugas (retração da pele), eritema, ulceração da pele, sangramento pelo mamilo, desvio de mamilo, alteração da aréola, entre outros.

Fatores de risco
Sexo feminino (100 a 150 vezes mais chances de ter a doença, mas os homens também podem ter)
Avanço na idade
Menarca precoce e menopausa tardia
Primeira gestação após 30 anos
Obesidade
História da doença mamária benigna
História familiar de câncer de mama ou de ovário
Tabagismo
Mutações genéticas

Prevenção
Exame clínico das mamas
Mamografia

Auto-exame das mamas


Segue as imagens do evento. Click  aqui.

Posted by Picasa

FRASES




"A alegria da alma constitui os belos dias da vida, seja qual for a época."
 (Sócrates)

Dia da Ação Católica





A Ação Católica nasceu em 1924 por iniciativa de Joseph Cardinj, sacerdote belga filho de operário. Os operários devem preferentemente ser evangelizados por outros operários. Ele começa com os jovens, adotando o método de Ver, Julgar, Agir (que depois se tornaria clássico), especialmente adaptado à mentalidade concreta do operário. Surgiram em seguida os diversos ramos das moças, de estudantes, de adultos..., para posteriormente receber unificação geral, mantendo os ramos especializados.

FELIZ ANIVERSÁRIO!!!



                            Muitas realizações ao nosso amigo Thiago (música)


Fazer aniversário é um momento especial de renovação para a alma e o espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós a capacidade de recomeçar a cada ano.
Nós do Grupo Luz do Mundo desejamos a você, uma vida longa, cheia de amor e de alegrias.

Posted by Picasa

CONVITE


EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 07/11/2009



Questão de fidelidade
Leitura Orante
Novembro - mês do bem-aventurado Tiago Alberione (festa litúrgica: 26 de novembro)


Lc 16,9-15

Por isso eu digo a vocês: usem as riquezas deste mundo para conseguir amigos a fim de que, quando as riquezas faltarem, eles recebam vocês no lar eterno. Quem é fiel nas coisas pequenas também será nas grandes; e quem é desonesto nas coisas pequenas também será nas grandes. Pois, se vocês não forem honestos com as riquezas deste mundo, quem vai pôr vocês para tomar conta das riquezas verdadeiras? E, se não forem honestos com o que é dos outros, quem lhes dará o que é de vocês?
- Um escravo não pode servir a dois donos ao mesmo tempo, pois vai rejeitar um e preferir o outro; ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro.
Os fariseus ouviram isso e zombaram de Jesus porque amavam o dinheiro. Então Jesus disse a eles:
- Para as pessoas vocês parecem bons, mas Deus conhece o coração de vocês. Pois aquilo que as pessoas acham que vale muito não vale nada para Deus. 




Comentário do Evangelho

Um convite à justa partilha

Esta fala de Jesus completa a parábola do administrador desonesto e esperto. O destaque é a iniqüidade do dinheiro,
e os fariseus são mencionados como amigos do dinheiro e zombando de Jesus. Na tradição cristã antiga, os Padres da Igreja tinham grande empenho em denunciar a injustiça da acumulação de riqueza. Eram conscientes de que a acumulação se faz com o sacrifício das maiorias humildes, tímidas e submissas. Estes Padres já proclamavam o sentido social dos bens da criação. O que é acumulado por alguns é tirado dos demais. Assim, cabe a justa partilha para que todos tenham condições dignas de vida. Hoje, os arrogantes e poderosos adoradores do dinheiro desrespeitam os direitos humanos, matam pela fome e matam pela guerra. Tornam-se então detestáveis para
Deus e para os povos. 
 
Fonte: paulinas.org