terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Setor Juventude convoca assembleia

 Pe. Murilo, coordenador do Setor da Juventude da Arquidiocese de Natal/RN


O Setor Juventude, da Arquidiocese de Natal, realizará assembleia anual, de 18 a 20 de fevereiro, no Centro Pastoral Pe. João Correia de Aquino, em Parnamirim. A convocação é feita pelo coordenador do Setor, Pe. Antônio Murilo de Paiva. Ele afirma que um dos principais assuntos da assembleia é a Jornada Mundial da Juventude e o tema do evento: “Enraizados e Edificados em Cristo, firmes na fé”.

Para a assembleia, o Pe. Murilo está convocando dois jovens de cada paróquia; os coordenadores e dois assessores das pastorais da juventude: PJMP, PJ, PJR e PJE; dois representantes de cada comunidade de Vida e Aliança; dois dos centros juvenis e congregações religiosas; os padres, religiosos e leigos responsáveis pela juventude, nos zonais; o Arcebispo, o vigário geral, o coordenador de pastoral e os responsáveis pelo Setor Juventude, da Arquidiocese.

O local do encontro, o Centro Pastoral Pe. João Correia de Aquino, fica no bairro Cohabinal, no lado direito da BR que atravessa a cidade de Parnamirim, no sentido de que sai de Natal para João Pessoa.


S.O.S RIO




O Grupo de Jovens Elo's da Comunidade de Igapó está arrecadando donativos para as vítimas das recentes chuvas na região serrana do Rio de Janeiro e sua contribuição é fundamental. Todo o tipo de ajuda será válida, porém, existe uma carência maior nos seguintes itens:  
Água Mineral, Leite em Pó, Colchões , Materiais de limpeza doméstica, Kit de Higiene Pessoal (Sabonete, Escova e Creme Dental e etc.), Fraldas descartáveis.

 Você poderá entregar o material nos postos de coleta: Academia Street Garra (Igapó)Casa Pastoral Santa Cruz e /ou Capela Santa Cruz (Durante e Após a Missa) ou se preferir pode fazer uma pequena campanha com os seus vizinhos e entrar em contato com  Neuzy Silva que providenciará a coleta do material arrecadado! A campanha ficará aberta até o dia 12/02/2011


                              “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo “(MT 22)

FEVEREIRO SEM CARNAVAL



Janeiro finda, abre-se fevereiro. Mês do carnaval, festa que, neste ano, será adiada para março. O início de fevereiro, entretanto, marca o retorno das atividades nos poderes legislativo e judiciário, ao passo que o executivo já conta com 30 dias de agitação febril e de disputas de bastidores. Com seus salários engordados em mais de 60%, os políticos voltam a ocupar o cenário do Planalto Central.

Em pauta, assuntos prementes nas três casas: Congresso Nacional, Tribunal Superior e Palácio do Planalto. Determinados temas são espinhosos, alguns absolutamente inadiáveis e outros recheados de ideologia e moralismo. Por onde começar? É com esta pergunta na garupa que poderíamos galopar com maior aceleração para um sistema democrático mais aberto e participativo.

O instrumento privilegiado, neste caso, é a consulta direta à população. No final da década de 1990 e início da década de 2010, um conjunto de movimentos populares, organizações não governamentais e pastorais sociais promoveram vários plebiscitos: sobre a questão da dívida externa, sobre a aprovação ou não da Alca, sobre a privatização da Vale do Rio Doce. Tais iniciativas resultavam da reflexão acumulada pelo processo das quatro Semanas Sociais Brasileiras (SSB), o qual, desencadeado no começo dos anos 90, acabou entrado pela década seguinte.

Pe. Alfredo J. Gonçalves
Assessor das Pastorais Sociais.