sábado, 26 de março de 2011

O encontro com a samaritana (3º Domingo da Quaresma)

 
Passando pela região da Samaria, onde habitavam os samaritanos, Jesus para à beira de um poço. Era meio-dia, o Senhor estava cansado e sedento. Imagino que este poço estivesse em meio a um local árido e fosse frequentado pelas mulheres que ali acorriam a buscar água. É ali que Jesus se encontra com a samaritana em um episódio marcado por espantos e revelações.

Um primeiro espanto é a conversa entre um judeu e um samaritano, inimigos históricos. O segundo, um homem conversando com uma mulher – ou, no espanto dos apóstolos relatados pelo evangelista, o Mestre conversando com uma mulher. Um terceiro, o espanto da mulher ao ver aquele estranho a revelar sua vida. O que todos esses "espantos" têm a nos dizer?

Poderíamos começar pensando que com sua aproximação à samaritana, Jesus rompe as barreiras das contradições religiosas e políticas, reunindo todos em uma única humanidade.

Por outro lado, mulheres faziam parte do grupo que acompanhava Jesus. Basta, porém, pensarmos na personalidade acolhedora de Jesus e não é impossível ser comum encontrá-Lo a conversar com mulheres. Assim, possivelmente o espanto dos apóstolos talvez residisse mais no vê-lo a conversar com uma samaritana, que com uma mulher – portanto, uma questão mais política que de gênero. Mas, e a mulher? Certamente, teria se espantado com a aproximação de um homem judeu. Mais, um homem a quem nunca tinha visto e que fala sobre as coisas de sua vida. O espanto que aqui toca o encantamento é o que vai provocar a Revelação do Pai junto àquela mulher: alguém que rompe as barreiras sociais vigentes e que conhece a vida do outro com clareza e sem julgamentos só poderia ser o Cristo, o Messias esperado.

Com a certeza de que havia encontrado o Salvador, a mulher corre à cidade para chamar seus compatriotas e ali, diz o Evangelho, muitos passaram a crer Nele. O espanto inicial deu lugar à certeza da Verdade eterna!

Que possamos ainda nos espantar com os encontros que nos levam à Verdade, e tal qual aquela mulher samaritana, possamos anunciá-La e estender a salvação a outros e outras que dela necessitam.

Texto para sua oração: João 4, 5-42 
 
Gilda Carvalho
Amai-vos.com.br

UMA BOA INICIATIVA !

O jornal a TRIBUNA DO NORTE resolveu "colaborar" com a Prefeitura de Natal/RN e disponibilizou aos seus leitores da internet, a possibilidade de indicar através de fotos os buracos de sua localidade. Uma prestação de serviço que ajuda o cidadão a vislumbrar o tamanho do problema, como também, de certa forma, ajuda a administração municipal. (mapas dos burados de Natal/RN). É patética a gestão municipal da Sra. Micarla de Souza! Nem operação tapa-buraco são capazes de fazer.

Como os buracos de Natal/RN é assunto recorrente no BLOG GLM (vide artigos: Cidade do Sol e dos buracos, Imagem é tudo e Natal está com queleoide) resolvemos participar da campanha daquele jornal, enviando fotos dos nossos "buracos" (Panatis e alguns da Zona Norte). Até agora as nossas "crateras" enviadas não constam no site do jornal, mas de toda forma, antecipamos aos nossos leitores os buracos de nossa comunidade!

Só para salientar, os nossos artigos acima falavam dos buracos, desde o início do ano passado. 


Av. Paulistana na altura do supermercado
 (buraco de mais de um ano)

Av. Paulistana, próximo do cruzamento com a Av. Fronteiras

Av. Maranguape, próximo a entrada da rua que dá para a Igreja Matriz de Santa Maria Mãe


Av. Abmael Florêncio, Conjunto Alvorada, próximo ao CEFET

Av. Guararapes, Gramoré, próximo ao Ginásio Nélio Dias

Av. Dr. Juliano Moreira, Conjunto Pajuçara

O QUE ESTAMOS FAZENDO NESTA QUARESMA?




Para nós cristãos católicos da Arquidiocese de Natal/RN. Para nós cristãos católicos da Paróquia Santa Maria Mãe ! Nada como relembrar os compromissos para refletirmos sobre nossas ações. O que estamos fazendo nesta Quaresma ?


Para a Campanha da Fraternidade 2011, a Igreja no Brasil propõe, como Objetivo Geral

  • Contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá -los a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta.

Para atingir este objetivo, são propostos os seguintes objetivos específicos:
  
1.Viabilizar meios para a formação da consciência ambiental em relação ao problema do aquecimento global e identificar responsabilidades e implicações éticas; 

Durante a semana lembraremos dos outros objetivos específicos (num total de quatro) , de maneira que reflitamos sobre a nossa participação na Campanha da Fraternidade 2011.