sábado, 16 de janeiro de 2010

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 16/01/2010



A con-vocação de Levi
Leitura orante


Mc 2,13-17


Jesus saiu outra vez e foi para o lago da Galiléia. Muita gente ia procurá-lo, e ele ensinava a todos. Enquanto estava caminhando, Jesus viu Levi, filho de Alfeu, sentado no lugar onde os impostos eram pagos. Então disse a Levi:
- Venha comigo.
Levi se levantou e foi com ele. Mais tarde, Jesus estava jantando na casa de Levi. Junto com Jesus e os seus discípulos estavam muitos cobradores de impostos e outras pessoas de má fama que o seguiam. Alguns mestres da Lei, que eram do partido dos fariseus, vendo Jesus comer com aquela gente e com os cobradores de impostos, perguntaram aos discípulos:
- Por que ele come e bebe com essa gente?
Jesus ouviu a pergunta e disse aos mestres da Lei:
- Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Eu vim para chamar os pecadores e não os bons. 




Comentário do Evangelho

O chamado de Mateus

Cafarnaum, às margens do Mar da Galileia, é uma aldeia onde se praticam a pesca e a salga do pescado, sendo um porto de comércio com as regiões vizinhas do "mar" e situando-se também na rota comercial norte- -sul, Síria-Egito, que segue acompanhando o curso de água doce do Rio Jordão. É aí que Jesus chama os quatro primeiros discípulos,
pescadores, e Mateus, cobrador de impostos sobre o comércio.
O chamado de Mateus, em poucas palavras, e a crítica dos escribas se inserem na sequência do perdão do pecado do paralítico que foi descido pelo teto, diante de Jesus.
Esta sequência realça o amor misericordioso de Jesus. A proclamação do perdão dos pecados é acompanhada da acolhida dos pecadores e do convívio com eles, suscitando a ira dos chefes religiosos, disfarçados em sua hipocrisia. Jesus, com seu amor universal, situa-se fora da tradição de povo eleito, com seus privilégios exclusivistas e com prática excludente em relação aos diferentes.


Direitos reservados
José Raimundo Oliva

Fonte: paulinas.org

Música


Hoje vamos conhecer um pouco do ministério de música Renascer da nossa paróquia (Santa Maria Mãe).
Eles que comemoram 10 anos agora têm um blog  "É com muito prazer que passaremos a usar esta ferramenta tão atual para perigrinarmos ainda mais em um propósito tão antigo... Renascer em Cristo! "  

Renascer
Conheça  o blog! (http://ministeriodemusicarenascer.zip.net/).

O GLM parabeniza o ministério pela caminhada.