terça-feira, 25 de maio de 2010

IGREJA CATÓLICA NÃO SE IDENTIFICA COM NENHUM PARTIDO POLÍTICO, RECORDA AUTORIDADE DO VATICANO

 O Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko (foto à direita), ressaltou em seu discurso de saudação ao Papa Bento XVI esta sexta-feira 20 de maio, que "a Igreja não se identifica com nenhum sistema nem partido político algum" mas "aprecia muito a obra de quantos se dedicam ao serviço do bem comum e assumem o peso destas responsabilidades".

Em seu discurso perante o Santo Padre no marco da 24ª assembléia plenária deste dicastério, o Cardeal assinalou que a Igreja "vê nesta nobre vocação" dos fiéis leigos na política "uma alta expressão da caridade", como assinala a constituição do Concílio Vaticano II, Gaudium et spes.

O Cardeal Rylko disse também que "os cristãos leigos empenhados na vida pública devem receber a formação necessária para poder testemunhar sua fé em Jesus Cristo com valorosa coerência porque, permanecendo fiéis a si mesmos, à própria identidade batismal, é como poderão fazer que a política verdadeiramente renasça".

Ao comentar o chamado do Santo Padre para acompanhar as novas gerações de políticos católicos, o Cardeal indicou que "hoje é verdadeiramente urgente restituir à política a alma que é própria sua, recuperando o significado do serviço ao bem comum, reconstruindo uma sensibilidade moral e uma sólida base de valores compartilhados, promovendo sobre tudo o conceito de uma laicidade verdadeiramente aberta, não hostil a Deus nem temerosa de deixá-lo entrar na vida pública".

O Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos sublinhou que a tarefa é grande "porque se trata de defender à pessoa humana, sua dignidade, sua vocação transcendente e seus direitos inalienáveis, enraizados na lei natural e por isso não negociáveis" como explicou mais de uma vez o Papa Bento.

Ao finalizar seu discurso, o Cardeal Rylko anunciou que o Congresso de Leigos Católicos da Ásia se realizará entre os dias 31 de agosto e 5 de setembro deste ano.

FONTE: ACIDIGITAL

SUCESSÃO PRESIDENCIAL

Tempo de eleição... Tempo de fazer escolhas... Tempo de responsabilidade redobrada do cidadão que escolherá este ano um novo mandatário do país que exercerá o cargo nos próximos quatro anos. Já tivemos a oportunidade de postar as entrevistas dos outros dois candidatos dadas à RÁDIO CBN. Democraticamente, só faltava a entrevista da Ministra Marina Silva. Não falta mais. !

P.S - Optamos pelo link, pois ocorreu problemas com o tocador (player) postado diretamente no BLOG GLM.


Entrevista de Marina Silva, clique aqui.

CHARGES

Amarildo

TADIM DO LULA !


Ontem, o Veríssimo escreveu uma crônica sobre a alternância das síndromes presidenciais brasileiras, onde ele fala dos presidentes, de seas carismas, de seus sortilégios ou de suas melancólicas inexpressividades. É assim: ou entra algum maluco como o Jânio ou o Collor ou entra um Dutra. Faz sentido: saindo o Lula, entrarão a Dilma ou Serra!

Estou contando isso tudo pra não citar o Veríssimo – como certa imprensa faz sempre – fora do contexto. É que eu quero falar da implicância que a maioria esmagadora dos nossos jornais, revistas e seus cronistas têm com o Lula. Não chego a querer que esse pessoal venha a fazer parte do grupo a que pertenço, os que não são fascinados por ele.     
  
Mas, deixemos de muita conversa e citemos o Veríssimo. A certa altura de sua crônica, falando de sortilégio e do carisma do Lula, ele diz que é incrível ele “continuar com os mesmos índices de popularidade, quase no fim de seu governo, apesar do massacre da grande imprensa.” Foi o Veríssimo que falou.

Vocês viram, por exemplo, como O Globo cobriu as ações do Lula – o primeiro político brasileiro de projeção internacional – no episódio do Irã? O mundo, alguma vez, deu a mínima importância ao Brasil? A revista Life publicou, um pouco antes de acabar, um álbum de fotografias das coisas importantes que aconteceram no mundo no Século Vinte. Sabe quantas fotos do Brasil tinha no álbum? Nem uma. Nem da miséria brasileira.


Quero deixar claro que o que me comove no Lula não são seus atos, nem sua forma de governar. O que me comove no Lula é sua biografia. Vi de perto, quando tudo começou. Estava entre os entrevistados na primeira entrevista nacional que ele deu, na redação do Pasquim, não acertando uma só concordância nos seus verbos...

Bem eu não ia escrever isto tudo. Ia só ressaltar um exemplo da implicância jornalística com o meu amigo. Vejam: a seleção brasileira vai visitar o Lula antes de viajar. O Globo, então, resolve gozar o Lula numa charge colorida de página inteira: a primeira página do caderno de esportes. Aí, diz lá dentro que o Lula é um enorme pé frio. Cuidado, Dunga!

Em seguida, chamam a atenção da seleção para o risco e provam: a única vez que uma coisa como esta aconteceu, foi quando a seleção foi a Brasília pedir a benção a um presidente, o Médici.

Pois, sabem o que aconteceu naquele episódio, agora renovado? O Brasil foi campeão do mundo. Mas o Globo insistiu com o aviso.

Eu estava morrendo de raiva do Dunga. Agora, vou torcer, desesperadamente, por ele e pelo Jorginho. E já estou até entendendo porque foi que ele convocou o Grafite. É que, nos quinze minutos que o Dunga viu o Grafite jogar, ele descobriu que ele volta pra marcar.

Ziraldo

EVANGELHO DO DIA


Ano C - Dia: 25/05/2010


"Cem vezes mais"


Mc 10,28-31

Aí Pedro disse:
- Veja! Nós deixamos tudo e seguimos o senhor.
Jesus respondeu:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: aquele que, por causa de mim e do evangelho, deixar casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou terras receberá muito mais, ainda nesta vida. Receberá cem vezes mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos, terras e também perseguições. E no futuro receberá a vida eterna. Muitos que agora são os primeiros serão os últimos, e muitos que agora são os últimos serão os primeiros. 

COMENTÁRIO

Renunciar aos bens privados
Pedro, representando a comunidade dos discípulos, diferencia-se do homem rico que não quis abrir mão de seus bens para seguir Jesus. Afirma sua opção de abandonar o apego ao bem privado e gozar do bem partilhado, comunitário. À própria família é feita a proposta de sair da redoma do isolamento doméstico e participar das relações comunitárias de partilha e fraternidade. Este não é um caminho de perfeição exclusivo para minorias religiosas. É o caminho do seguimento de Jesus na construção do mundo novo de justiça e paz: renunciar aos bens privados para usufruir dos bens comuns. Evidencia-se a proposta da rejeição dessa estrutura social, com inversão entre os "primeiros" e os "últimos". É um projeto que contraria a acumulação capitalista privada resultante da exploração do trabalho dos pequenos empobrecidos. Este projeto, assumido por causa de Jesus e do Evangelho, suscitará a perseguição por parte dos ricos beneficiários do projeto capitalista. É um projeto que, realizado agora, se insere na vida eterna do "mundo futuro". É a concretização do sonho de um mundo novo, na paz da comunhão com a natureza, com o próximo e com Deus.
Autor: José Raimundo Oliva
Fonte: Paulinas.org 

COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS.

A CRIAÇÃO

O homem moderno, e ainda mais o cristão atual, deveria utilizar um olho no microscópio eletrônico, para descobrir as maravilhas da criação, e o outro no telescópio para valorizar a beleza do infinito espaço sideral. Sua Vida se tornaria um louvor permanente e preces de agradecimento sem fim.

Meu próprio corpo se revela uma criatura incomparável. Ele tem 200 ossos, 560 músculos e mais 8 quilômetros de fibras nervosas; 4 milhões de estruturas sensíveis ao tato; eu posso perceber as temperaturas e as vibrações e tudo mais necessário para minha sobrevivência; meu sangue tudo passa, duas vezes por minuto, pelo meu coração, que bate 72 vezes ao mesmo tempo. Este sangue percorre, em um dia, 270.000 km através de mais 70.000 veias arteriais e vasos capilares; dentro de um litro de sangue, encontra-se mais de um trilhão de células, levando o oxigênio e a vida a todo o organismo.
Você já imaginou !

Pe. Thiago Theisen

A NOSSA SENHORA DE VOCÊS !



Há católicos e evangélicos gentis e fraternos. Estes se entendem. E há os outros... Uma vizinha pentecostal, crente que só ela é crente, disse a uma outra crente católica: -“ A Nossa Senhora de vocês não tem nenhum poder”...E lascou o verbo, acusando a vizinha de idolatria, posto que fala com quem nada pode e ignora quem tudo pode. Falou para ofender.

Mas errou de endereço, porque ao lado da vizinha estava uma professora de teologia, prima da agredida. Ela deixou que a agressora falasse e pediu para responder. E não falou muito. Começou por elogiar os bons evangélicos e pentecostais, com quem se encontrava com frequência. Deixou claro que sabia a diferença entre um católico bem educado e outro mal educado e um pentecostal sereno e outro exaltado.

Prosseguiu dizendo que vinha de uma família na qual a mãe é importante. Ela pode não ter todo o poder, mas muito do poder passa por ela. Concordou com a doutrina de que todo o poder foi dado a Jesus Cristo que é Deus e que aqui neste mundo ele era e é o único intercessor que um cristão admite. Não há nome maior do que este nome. Aí, então, falou de intercessões e intercessores. Como a agressora tinha, minutos antes, afirmado que iria orar por uma criança internada no hospital, a mestra católica perguntou se ela intercedia e perante quem ela intercedia. E a mulher teve que admitir que intercedia e que falava com Jesus.

A resposta veio contundente. -“Se a senhora pode falar direto com Jesus, a mãe dele que não está dormindo e que há tempos mora com ele no céu, também pode e o faz melhor do que a senhora. Não sei de quem a senhora é senhora, mas sei que Maria é Nossa Senhora porque foi e é a mãe de Nosso Senhor. É uma pena que ela seja vista como apenas senhora dos católicos, porque sendo mãe do Cristo que vocês adoram, ela também é senhora de vocês. A senhora chama tantas mulheres de “senhora”, mesmo não sendo elas suas senhoras, e eu mesmo a estou chamando de “senhora”... Então por que esse desprezo? Pode escrever aí que eu a proclamo Nossa Senhora, não por causa dela mesma, mas por causa do Filho que ela gerou!”

Mais não disse. A mulher pediu desculpas! Se você já passou por isso e não soube responder, caso passe de novo pela mesma situação, responda, com classe e com gentileza. E não se esqueça que a maioria dos irmãos de outras igrejas são pessoas de coração sincero e bonito. Nós e eles precisamos formar crentes serenos! É o único jeito de apressar o Reino de Deus neste mundo!

Pe. Zezinho - SCJ

A MAIOR INVENÇÃO DO MUNDO !