terça-feira, 1 de setembro de 2009

Conselho Diocesano de Leigos enviou uma mensagem para todos vocês


Prezados amigos:

"A força da transformação está na organização popular" Este é o lema que milhares de pessoas em todo o território brasileiro irão às ruas, no próximo dia 7 de setembro, para gritar por um mundo melhor e mais igualitário. É O Grito dos Excluídos Ano 2009. Em Natal os grupos já estão se organizando e trabalhando em torno da temática. A mobilização será centrada em torno da questão da crise econômica mundial. Não vamos pagar a conta dessa crise!!! No Dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, o Grito soma-se às várias lutas dos trabalhadores e trabalhadoras.

Portanto, vamos protestar contra o desemprego e a ameaça dos direto sociais, lutar pela reforma agrária e urbana, pela democratização da comunicação, por uma Saúde Pública de Qualidade, por uma educação integral, por uma cidade saudável, um meio ambiente sustentável, entre outras lutas.

O Setor Social da Arquidiocese de Natal, juntamente com outras instituições da sociedade civil potiguar, organizam o Grito dos Excluídos 2009.

A programação tem início dia primeiro de setembro, com atividades nos bairros da capital potiguar; no dia 2/09, será realizado um seminário, às 19hs, no Centro Pastoral Dom Nivaldo Monte, Rua Jundiaí (Próximo a Câmara Municipal de Natal) no Bairro Tirol; e, no dia 4, haverá caminhada, à tarde, saindo da Igreja de São Pedro, no Alecrim, para a Catedral Metropolitana.

Você é nosso convidado. Traga sua Xaranga e juntos vamos gritar: “Vida em primeiro lugar, a força da transformação está na organização popular”.

Colabore! Divulque! Participe!


Setembro: Mês da Bíblia


Há 38 anos a Igreja do Brasil celebra no mês de setembro o Mês da Bíblia. A celebração teve sua origem na arquidiocese de Belo Horizonte, em 1971, e foi se espalhando para todo o Brasil.

O objetivo do mês da Biblia, segundo a assessora da Comissão Bíblico-Catequético da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é infundir no povo a convicção de que a Palavra de Deus é, por excelência, o livro que deve ser inserido na vida de cada pessoa. Fazer com que as famílias sintam necessidade de ter uma Bíblia em casa e incentivar a reunião das comunidades para o estudo e a vivência da Palavra de Deus.


“A centralidade da Palavra de Deus tem impulsionado a vida e a ação evangelizadora da nossa Igreja. A redescoberta da Sagrada Escritura e o seu uso constante por todas as Igrejas Cristãs no Brasil tem sido muito significativo para o processo e crescimento da experiência da fé das comunidades espalhadas pelo nosso imenso país”, afirmou a assessora da CNBB.


Fonte: CNBB



Papa diz que a Bíblia permanece um livro vivo com o povo

Papa Bento XVI

Na próxima terça-feira, primeiro de setembro, começa o Mês da Bíblia, celebrado em praticamente todo o mundo. Há, cada vez mais, uma busca pela implantação da Pastoral Bíblica. Para o Papa Bento XVI , é indispensável uma pastoral robusta e crível da Sagrada Escritura.

O Professor Itamar de Souza afirma que a Pastoral Bíblica é a mãe de todas as pastorais. Na Arquidiocese de Natal, há várias iniciativas de estudos da Palavra de Deus. Em Mirassol, o Mons. Lucas criou a Escola Bíblica “São Jerônimo”. No Convento Santo Antônio, há um curso bíblico para leigos, com aulas uma vez por semana. Em Pirangi, o Pe. Alfredo e o Prof. Itamar publicam o jornal Correio da Bíblia, uma vez por ano, sempre no mês de setembro.

Nas paróquias, os padres motivam os fiéis para realizarem encontros, nas comunidades, na tentativa de criar o hábito da leitura da Bíblia.


Sentimos também esta necessidade em nossa comunidade e paróquia. Em nossa paróquia existe há muitos anos a "Escola da Fé", nas terças-feiras à noite, na Matriz, estudo bíblico criado pelo Pe. Thiago. A verdade é que ele não é mais prestigiado como antes e os poucos alunos se restrigem aos idosos que ,muito perseverantes , frequentam as aulas. Pelo menos são notícias que chegam a este blog.

Na reunião de planejamento do GLM, domingo passado, a Coordenação Geral, as equipes de Ação Social e Comunicações levantaram a bandeira da realização de um curso bíblico na Capela de São Marcos, extensivo a toda Paróquia, que seria realizado aos sábados à noite. A justificativa é que nos sábados quem estuda ou trabalha durante a semana poderiam participar.

Há dois meses atrás, Luiz Teixeira e Roberto Cunha, procuraram Pe. Thiago para lhe vender a ideia do curso bíblico, como também pedir o seu apoio. A proposta foi muito bem aceita por ele, inclusive, nos abasteceu de material e sugestões para a realização deste projeto.

O plano merece mais debate e planejamento, mas foi sugerido no núcleo que o curso bíblico já poderia ser divulgado a partir do dia 26/09/2009, quando da palestra do Diácono João Manoel sobre Bíblia no Centro Pastoral.

VAMOS LÁ GRUPO LUZ DO MUNDO !!! VAMOS ESTUDAR A PALAVRA DE DEUS E INCENTIVAR A COMUNIDADE !!!!


HUMOR !

Trabalho de grafiteiros espalhado pelos muros do Rio.
Essa foto foi tirado na Lapa.


Entenda o pré-sal .


A província petrolífera denominada pré-sal, se estende ao longo de 800 quilômetros na costa brasileira, do Espírito Santo a Santa Catarina, e fica abaixo de uma espessa camada de sal, a mais de 2 mil metros de profundidade. A estatal que administrará a exploração de petróleo da camada pré-sal se chamará Petrosal. A informação é da Agência Brasil.


A região do pré-sal brasileiro, que prenuncia gigantescas reservas de petróleo e gás em volumes ainda indefinidos, é uma sequência de rochas sedimentares depositadas há mais de 100 milhões de anos no espaço geográfico formado pela separação dos continentes Americano e Africano, que começou há 150 milhões de anos.


A província do pré-sal compreende uma área de 112 mil quilômetros quadrados, que vai do litoral do Espírito Santo ao de Santa Catarina. Desse total , 41 mil quilômetros quadrados — o equivalente a 38% de toda a área — já foram concedidos em licitações realizadas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) e, portanto, estão fora do novo marco regulatório que será divulgado pelo presidente Lula.


A maior descoberta, até agora, está no Campo de Tupi, onde a Petrobras já iniciou o teste de longa duração, com a coleta de dados e de conhecimento técnico para a exploração de toda a área do pré-sal.


Somente em Tupi, as reservas estimadas estão entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo leve e gás natural.

(Continua...)



Projeto “Investindo na Terceira Idade”

Visita do GLM ao Juvino Barreto - 03/12/2008

Juvino Barreto busca parcerias


O Instituto Juvino Barreto, dirigido pelas Irmãs da Caridade, vem desenvolvendo o Projeto “Investindo na Terceira Idade”. O projeto visa articular-se com setores públicos, privados e a sociedade civil, para buscar parcerias que viabilizem recursos para investimento nos idosos que residem no Abrigo.

Uma das atividades do Projeto será a realização da Semana do Idoso, de 25 de setembro a 2 de outubro, cons-tando de diversas ações. No dia 27, haverá a celebração da festa de São Vicente de Paulo, patrono do idoso. Entre outras atividades desenvolvidas estão a comemoração do Dia Nacional e Internacional do Idoso, em primeiro de outubro; chá benefi-cente, dia 3, e festa “Abrace a melhor idade”, no dia 12.

O Instituto Juvino Barreto está localizado na Av. Alexandrino de Alencar, no Alecrim. Os que desejarem colaborar com o abrigo, podem entrar em contato pelo telefone: (84) 3220-1302 ou pelo juvinobarreto@hotmail.com.



Resultado da Promoção

Quem sou eu Elidiane?

Muito fácil!

Essa mãozinha levantada e essa girafinha lembrando uma baqueta... já era indícios do nosso personagem secreto.
Parabéns a todos que participaram e em especial a Elidiane. Esperem pelos próximos quadros.

Os potiguares acariocados?

Ontem estava a caminho da universidade, peguei o ônibus como de costume e ao chegar nas proximidades do alecrim, um grupo de alunos a caminho de casa (imagino) adentram. Quando todos se acomodaram, uma garota rapidamente fez uma ligação.

  • Onde você está?

  • ….....................

  • Não volte pra escola!

  • ….....................

  • A máfia pegou “Diogo”!

  • …....................

  • Deram uma pisa nele (bateram)... e estavam armados.

  • …....................

  • Está me ouvindo? Não volte pra escola, vá para casa!

Domingo ao retornarmos para casa – pós-núcleo - eu e alguns amigos estávamos a discutir o medo e a violência que paira na cidade maravilhosa (Rio de janeiro). A guerra estabelecida pelas gangues em busca dos morros a cada dia envolve pessoas que, sem escolhas, são absorvidas por tamanha violência.

E a nossa princesa do sol? Será que está a preparar seus próprios morros? dentro de suas escolas?

Ontem, minha professora estava a falar sobre “o narrador”, e suas colocações se passavam através da obra de Nikolai Leskov - por Benjamin, que diz: “A morte é a sanção de tudo o que o narrador pode contar”. Um colega de sala completou a discussão dizendo: -nós somos os moribundos! hoje não sabemos quando morreremos, se por morte natural ou pela violência.


E agora amigos, o que fazer com essa tal violência?


Viviane Rodrigues


EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 01/09/2009



Jesus Vida


Leitura Orante



Lc 4,31-37

Então Jesus foi para Cafarnaum, uma cidade da região da Galiléia. Ali ele ensinava o povo nos sábados. Eles estavam muito admirados com a sua maneira de ensinar, pois Jesus falava com autoridade. Havia um homem na sinagoga que estava dominado por um demônio. O homem gritou:
- Ei, Jesus de Nazaré! O que você quer de nós? Você veio para nos destruir? Sei muito bem quem é você: é o Santo que Deus enviou!
Então Jesus ordenou ao demônio:
- Cale a boca e saia deste homem!
Em frente de todos, o demônio atirou o homem no chão e saiu dele sem lhe causar nenhum ferimento. Todos ficaram espantados e diziam uns para os outros:
- Que tipo de palavras são essas? Este homem, com autoridade e poder, expulsa os espíritos maus, e eles vão embora. E as notícias a respeito de Jesus se espalharam por toda aquela região.

Comentário do Evangelho

Jesus revela o Deus de amor

Este episódio da expulsão de um espírito impuro, narrado por Lucas, ocorre logo no início do ministério de Jesus. Ele passava o seu ensinamento às multidões, com sua ação amorosa e libertadora. E estas multidões se maravilhavam.
O espírito impuro que possuía um homem se apresenta como representante de vários: "Que queres de nós, Jesus de Nazaré?". Nele se encontra a expressão dos chefes religiosos das sinagogas e do templo de Jerusalém, que com sua doutrina oprimiam e exploravam o povo humilde e submisso; e, agora, perseguiam Jesus. Jesus vem para libertar as mentes das ideologias religiosas que deformam a face de Deus. O gesto espantoso de exorcismo é uma expressão da força transformadora da Palavra de Jesus e de seu ensino. Com sua coerência, ele conquista a admiração de todos e rapidamente se torna conhecido na região. A Palavra de Jesus revela
o Deus de amor, que comunica sua vida plena a todos,
sem exclusivismos religiosos.

Fonte: paulinas.com