domingo, 19 de abril de 2009

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 19/04/2009



Jesus aparece aos discípulos
Domingo da Divina Misericórdia

Jo 20,19-31

Naquele mesmo domingo, à tarde, os discípulos de Jesus estavam reunidos de portas trancadas, com medo dos líderes judeus. Então Jesus chegou, ficou no meio deles e disse:
- Que a paz esteja com vocês!
Em seguida lhes mostrou as suas mãos e o seu lado. E eles ficaram muito alegres ao verem o Senhor. Então Jesus disse de novo:
- Que a paz esteja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês.
Depois soprou sobre eles e disse:
- Recebam o Espírito Santo. Se vocês perdoarem os pecados de alguém, esses pecados são perdoados; mas, se não perdoarem, eles não são perdoados.
Jesus e Tomé
Acontece que Tomé, um dos discípulos, que era chamado de "o Gêmeo", não estava com eles quando Jesus chegou. Então os outros discípulos disseram a Tomé:
- Nós vimos o Senhor!
Ele respondeu:
- Se eu não vir o sinal dos pregos nas mãos dele, e não tocar ali com o meu dedo, e também se não puser a minha mão no lado dele, não vou crer!
Uma semana depois, os discípulos de Jesus estavam outra vez reunidos ali com as portas trancadas, e Tomé estava com eles. Jesus chegou, ficou no meio deles e disse:
- Que a paz esteja com vocês!
Em seguida disse a Tomé:
- Veja as minhas mãos e ponha o seu dedo nelas. Estenda a mão e ponha no meu lado. Pare de duvidar e creia!
Então Tomé exclamou:
- Meu Senhor e meu Deus!
- Você creu porque me viu? - disse Jesus. - Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram!
A finalidade deste Evangelho
Jesus fez diante dos discípulos muitos outros milagres que não estão escritos neste livro. Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. E para que, crendo, tenham vida por meio dele.


Comentário do Evangelho

Jesus aparece entre os discípulos reunidos

Durante a última ceia, Jesus já comunicara aos discípulos, de maneira expressiva, a sua paz (Jo 14,27); e agora, na condição de ressuscitado, a renova. Jesus aparece entre os discípulos reunidos, anuncia-lhes a paz e mostra-lhes as chagas. Os discípulos estão com as portas trancadas com medo dos judeus. Este detalhe exprime a situação da comunidade de João, excluída pelos judeus, os quais, inclusive, denunciavam os cristãos aos romanos. Porém, a presença do ressuscitado liberta a comunidade do medo e lhes traz a alegria. O mostrar as chagas das mãos e a do lado é a confirmação de identificação do ressuscitado com Jesus de Nazaré, que foi crucificado. Agora, conforme anunciara nos discursos de despedida, Jesus comunica aos discípulos o Espírito, soprando sobre eles. Os discípulos são enviados em missão, com o conforto do Espírito. Suas comunidades, que vivem na comunhão e partilha (primeira leitura), movidas pela fé em Jesus (segunda leitura), são responsáveis pela prática da misericórdia no acolhimento dos excluídos como pecadores e de todos aqueles que se sentem atraídos por Jesus. A partir da experiência de Tomé, Jesus proclama a bem-aventurança da fé. Começa o tempo dos bem-aventurados que não viram e creram .

19 de abril: Dia do Índio


Entenda um pouco mais sobre essa data comemorativa, refletindo sobre a atual situação dos índios no Brasil desde a ocupação européia.

Dia do Índio e Descobrimento do Brasil. Qual devemos comemorar?
No dia 19 de abril comemora-se o Dia do Índio. Mas será que este dia deve ser de comemoração? O dia 19 de abril foi criado pelo ex-presidente do Brasil, Getúlio Vargas, pois foi a data da primeira participação de indígenas brasileiros no Congresso Indígena Interamericano que acontecia anualmente, durante a década de 40, e contava com a presença de autoridades de todos os países da América.

O índio tem uma longa história de sofrimento, desde o processo de colonização do território brasileiro até os dias atuais, onde devido a um processo de aculturação que ele vem passando a mais de 500 anos, ele vem perdendo sua verdadeira identidade sócio-cultural, característica dos nativos que primeiro habitaram as terras brasileiras.

"Na verdade, o índio não tem o que comemorar. Há muito tempo ele vem buscando seu espaço na sociedade, mas hoje em dia, aqueles que conseguem destaque ou pelo menos uma vida normal são raros. Em alguns lugares do país, algumas tribos aculturadas que entram em contato com todo o sistema capitalista, vivem numa situação de penúria. O governo faz reforma agrária legalizando a posse da terra dos índios, mas isso choca, muitas vezes, com o interesse dos grandes latifundiários", afirma o historiador e professor da UnP, Durval Alves.

A questão indígena no Brasil é uma entre tantas dentro da turbulenta e nebulosa história brasileira, contada nos primeiros anos de vida do país. Mas e o descobrimento? Como afirmar que a então chamada Ilha de Vera Cruz foi descoberta pelas embarcações lideradas por Pedro Álvares Cabral em 22 de abril de 1500? "A nova historiografia discute muito sobre o termo descobrimento, pois isso depende muito do ponto de vista. Se pensarmos em quem primeiro a habitou a terra, então quem descobriu o Brasil foram os índios. Mas se pensarmos em quem primeiro oficializou no papel, a terra, então foram os colonizadores quem descobriram o Brasil. Os estudos ainda continuam para que seja descoberta a verdadeira identidade da origem brasileira", conclui o professor.

Nesse contexto, temos sempre que nos lembrar dos nossos nativos que viveram e ainda vivem no Brasil e dar a eles condições de vida como aquela que eles tinham antes da ocupação européia, mantendo sempre sua cultura viva e não apenas cantar como Jorge Ben que diz que "todo dia era dia de índio, mas agora eles só têm o dia 19 de abril".

Por Ana Gabriela Martins
Matéria publicada no jornal UnP EM FOCO n°167