Entenda um pouco mais sobre essa data comemorativa, refletindo sobre a atual situação dos índios no Brasil desde a ocupação européia.
Dia do Índio e Descobrimento do Brasil. Qual devemos comemorar?
No dia 19 de abril comemora-se o Dia do Índio. Mas será que este dia deve ser de comemoração? O dia 19 de abril foi criado pelo ex-presidente do Brasil, Getúlio Vargas, pois foi a data da primeira participação de indígenas brasileiros no Congresso Indígena Interamericano que acontecia anualmente, durante a década de 40, e contava com a presença de autoridades de todos os países da América.
O índio tem uma longa história de sofrimento, desde o processo de colonização do território brasileiro até os dias atuais, onde devido a um processo de aculturação que ele vem passando a mais de 500 anos, ele vem perdendo sua verdadeira identidade sócio-cultural, característica dos nativos que primeiro habitaram as terras brasileiras.
"Na verdade, o índio não tem o que comemorar. Há muito tempo ele vem buscando seu espaço na sociedade, mas hoje em dia, aqueles que conseguem destaque ou pelo menos uma vida normal são raros. Em alguns lugares do país, algumas tribos aculturadas que entram em contato com todo o sistema capitalista, vivem numa situação de penúria. O governo faz reforma agrária legalizando a posse da terra dos índios, mas isso choca, muitas vezes, com o interesse dos grandes latifundiários", afirma o historiador e professor da UnP, Durval Alves.
A questão indígena no Brasil é uma entre tantas dentro da turbulenta e nebulosa história brasileira, contada nos primeiros anos de vida do país. Mas e o descobrimento? Como afirmar que a então chamada Ilha de Vera Cruz foi descoberta pelas embarcações lideradas por Pedro Álvares Cabral em 22 de abril de 1500? "A nova historiografia discute muito sobre o termo descobrimento, pois isso depende muito do ponto de vista. Se pensarmos em quem primeiro a habitou a terra, então quem descobriu o Brasil foram os índios. Mas se pensarmos em quem primeiro oficializou no papel, a terra, então foram os colonizadores quem descobriram o Brasil. Os estudos ainda continuam para que seja descoberta a verdadeira identidade da origem brasileira", conclui o professor.
Nesse contexto, temos sempre que nos lembrar dos nossos nativos que viveram e ainda vivem no Brasil e dar a eles condições de vida como aquela que eles tinham antes da ocupação européia, mantendo sempre sua cultura viva e não apenas cantar como Jorge Ben que diz que "todo dia era dia de índio, mas agora eles só têm o dia 19 de abril".
Por Ana Gabriela Martins
Matéria publicada no jornal UnP EM FOCO n°167
Nenhum comentário:
Postar um comentário