quinta-feira, 17 de setembro de 2009

PROSA E POESIA


Antônio Francisco Teixeira de Melo, poeta popular e xilógrafo conhecido como Antônio Francisco, nascido em Mossoró/RN, a 21 de outubro de 1949.

Frilho de Francisco Petronilo de Melo e Pedra Teixeira de Melo, bacharel em história, pela UERN, é compositor e ainda trabalha confeccionando placas.

Sua produção cordelística está sendo muito elogiada pela crítica literária atual, que considera-o a grande revelação dos últimos anos no campo da literatura de cordel. Tem cerca de 30 folhetos publicados e é autor de 2 livros: Dez Cordeís num cordel e Por motivos de versos.

Fiquem com uma amostra de um dos versos mais famosos desse grande artista nordestino: Os animais têm razão.

Frases

CHARGES

Asa Branca Internacional

Confira o resultado de uma banda de forró americada (Forro in the Dark) cantando o nosso hino nordestino.

SAMU - Números alternativos

 

A SAMU de Natal/RN informa que o número de telefone 192 não está funcionando devido a um problema na telefonia (não é culpa da SAMU). E disponibiliza outros números enquanto o problema não se resolve.

3232 - 9201
3232 - 9202
3232 - 9203
3232 - 9204
3232 - 9205

Sejam sempre esquecidos

No mosteiro de Sceta, o abade Lucas reuniu os frades para o sermão.
- Que vocês jamais sejam lembrados - disse ele.
- Mas como? - respondeu um dos irmãos.  - Será que nosso exemplo não pode ajudar quem está precisando?
- No tempo em que todo mundo era justo, ninguém prestava atenção nas pessoas exemplares - respondeu o abade.  - Todos davam o melhor de si, sem pretender, com isso, cumprir seu dever com o irmão. Amavam ao seu próximo porque entendiam que isto era parte da vida, e não estavam fazendo nada de especial em respeitar uma lei da natureza. Dividiam seus bens para não terem que ficar acumulando mais do que podiam carregar, já que as viagens duravam a vida inteira.  Viviam juntos em liberdade, dando e recebendo, sem nada a cobrar ou culpar os outros. Por isso seus feitos não foram contados, e eles não deixaram nenhuma história.
“Quem dera, pudéssemos conseguir a mesma coisa no presente: fazer do bem uma coisa tão comum, que não haja qualquer necessidade de exaltar aqueles que o praticaram”.


Paulo Coelho

Dia nacional do cego

Dia 17 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Cego. No Brasil existem mais de 700 mil pessoas cegas. Cada dia que passa, o cego luta por direitos. Infelizmente eles não são valorizados como deveriam. Existem diversos exemplos de superação. Um deles é Sebastião aluno do curso de letras da Unp, ele com ajuda de um notebook desenvolve  dentro da universidade suas atividades curriculares. Sebastião reside em parque dos coqueiros e mora só. 
Um exemplo de superação e vontade de vencer o preconceito.

Quem sou eu?




Quem sou eu tão pequenina e tão faceira ao lado do meu carrinho modelo 90?
Desse vez super fácil!!!
Dicas: sorriso maroto, adora flash, nos fins de semana está entre nós... ah... é do grupo.

Atenção ganhadores!
Não deixem de ir ao grupão dessa semana e resgatarem
seus prêmios.

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 17/09/2009


Muito amor equivale a muito perdão
Leitura Orante

Um fariseu convidou Jesus para jantar. Jesus foi até a casa dele e sentou-se para comer. Naquela cidade morava uma mulher de má fama. Ela soube que Jesus estava jantando na casa do fariseu. Então pegou um frasco feito de alabastro, cheio de perfume, e ficou aos pés de Jesus, por trás. Ela chorava e as suas lágrimas molhavam os pés dele. Então ela os enxugou com os seus próprios cabelos. Ela beijava os pés de Jesus e derramava o perfume neles. Quando o fariseu viu isso, pensou assim: "Se este homem fosse, de fato, um profeta, saberia quem é esta mulher que está tocando nele e a vida de pecado que ela leva."

Jesus então disse ao fariseu:

- Simão, tenho uma coisa para lhe dizer:

- Fale, Mestre! - respondeu Simão.

Jesus disse:

- Dois homens tinham uma dívida com um homem que costumava emprestar dinheiro. Um deles devia quinhentas moedas de prata, e o outro, cinqüenta, mas nenhum dos dois podia pagar ao homem que havia emprestado. Então ele perdoou a dívida de cada um. Qual deles vai estimá-lo mais?

- Eu acho que é aquele que foi mais perdoado! - respondeu Simão.

- Você está certo! - disse Jesus.

Então virou-se para a mulher e disse a Simão:

- Você está vendo esta mulher? Quando entrei, você não me ofereceu água para lavar os pés, porém ela os lavou com as suas lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. Você não me beijou quando cheguei; ela, porém, não pára de beijar os meus pés desde que entrei. Você não pôs azeite perfumado na minha cabeça, porém ela derramou perfume nos meus pés. Eu afirmo a você, então, que o grande amor que ela mostrou prova que os seus muitos pecados já foram perdoados. Mas onde pouco é perdoado, pouco amor é mostrado.

Então Jesus disse à mulher:

- Os seus pecados estão perdoados.

Os que estavam sentados à mesa começaram a perguntar:

- Que homem é esse que até perdoa pecados?

Mas Jesus disse à mulher:

- A sua fé salvou você. Vá em paz.

Comentário do Evangelho

Jesus acolhe a pecadora e lhe dá sua paz

A estranha situação de Jesus ser convidado para jantar na casa de um fariseu só é mencionada por Lucas. O núcleo da narrativa é a antítese entre justos e pecadores. O "justo" é aquele auto-sufi ciente que dissimula seus pecados e não precisa de ninguém. O "pecador" é quem reconhece sua fragilidade e fraqueza e busca socorro na solidariedade de alguém. O justo, fechado sobre si mesmo, não ama. O "pecador", na sua humilhação, comunica-se pelo amor. A mulher, desprezada e condenada pelo fariseu, é acolhida por Jesus, que lhe dá sua paz. 

Fonte: www.paulinas.org