quinta-feira, 21 de abril de 2011

Celebração do Tríduo Pascal


Com a tarde deste dia nós iniciamos a solene celebração do Tríduo Pascal, que se encerrará na noite de Domingo de Páscoa. Neste dia, pela manhã, os bispos do mundo inteiro reúnem-se com seus sacerdotes, para celebrar a solene eucaristia onde serão bentos ou consagrados aqueles óleos que servirão para a administração dos diversos sacramentos como batismo, confirmação e ordem. Isto quer dizer que todos os sacramentos nascem e promanam da Páscoa de Jesus. Na tarde ou na noite deste dia celebra-se a missa na ceia do Senhor, e nós nos recordamos da última ceia. Jesus realizou tantas ceias durante Sua vida com os pecadores; esta foi a última, na véspera de morrer. Jesus ainda é livre por alguns momentos, mas não vai para a morte de maneira passiva, não a encara como um destino cruel que Lhe vem contra a vontade, usa os últimos momentos de liberdade para imprimir no pão e no vinho Sua Paixão, que assim permaneceria como sacrifício perene de nossa Igreja.

Nós celebramos a Eucaristia que é, para sempre, o memorial impresso da Paixão de Jesus. Cada vez que ela é celebrada, o evento do Calvário glorificado torna-se presente no meio de nós. Porém, existe outro gesto que também hoje, e apenas hoje, é realizado: o gesto do lava pés. Na verdade, o quarto Evangelista de quem se lê hoje o texto, não fala da Eucaristia na última ceia, ele a colocou na vida pública de Jesus. No lugar da Eucaristia dos sinóticos, relata o lava pés de Jesus. O Senhor e Mestre, O onipotente, O Criador do Universo, ajoelha-Se aos pés de homens pecadores e lhes lava os pés num gesto profético daquilo que lhes faria no dia seguinte, um grande serviço à Sua Paixão e morte, que os purificaria diante de Deus. A partir de então, Eucaristia e lava pés estarão para sempre unidos na vida Cristã, embora a cerimônia do lava pés só realizemos uma vez por ano.

Mas quem se nutre com freqüência do corpo e do sangue de Cristo deve, por força da lógica e da coerência, deixando o altar e a assembléia, deixando a celebração, realizar com os outros um constante lava pés quotidiano, assim como Jesus realizou e realiza consigo. Jesus continua, nas Eucaristias, a lavar-nos os pés e a nos preparar para Deus, Seu Pai. Façamos a mesma coisa com os outros, na força e na fortaleza deste sacramento que recebemos. 
 
 
Padre Fernando José Carneiro Cardoso
*Licenciado em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
*Mestre in re biblica pelo PIB
*Especialista em Bíblia pela Ecole Biblique et Archéologique Française St. Etienne de Jerusalém.
*Apresentador e responsável pelos programas "O Pão Nosso de cada dia" e "Páginas difíceis da Bíblia" desde 1995

A LUTA CONTINUA !

NOVA PESQUISA DE PREÇOS DE GASOLINA EM NATAL/RN


Em pesquisa realizada e divulgada nesta quarta-feira pelo Procon Estadual, foi constatado que os preços dos combustíveis apresenta queda em alguns postos de Natal. Ao todo, 53 estabelecimentos foram pesquisados.