terça-feira, 22 de setembro de 2009

PERIGOS DO ALCOOL NA JUVENTUDE




Tanto os pais, quanto seus filhos devem estar conscientes do risco por trás do comum hábito social de beber durante os fins de semana, para dar a importância adequada ao assunto. Os neurônios dos adolescentes ficarão muito agradecidos, quanto menos forem expostos aos efeitos do consumo do álcool, uma conduta que cresce cada vez mais entre os jovens.
Beber quatro ou cinco copos de cerveja, por exemplo, de sexta-feira a domingo, com o estômago vazio, pode causar danos no cérebro, e com o passar do tempo, resultar em perda de memória, de atenção, de auto-controle e de capacidade de planejamento, além de aumentar a tendência de alcoolismo.
Segundo a pesquisadora Consuelo Guerri, chefe do Laboratório de Patologia Celular do Centro de Pesquisas Príncipe Felipe, na Comunidade de Valência, Espanha, "os prejuízos cognitivos do álcool são irreversíveis, já que o cérebro permanece em fase de formação até os 21 anos", de acordo com seus trabalhos realizados em ratos.

Resultado da promoção



Parabéns Giginha

"Essas perninhas não negam"...
Segundo a ganhadora do super prêmio estava muito fácil!!!


Dia Mundial Cidade sem meu Carro .



Há nove anos, no dia 22 de setembro, o mundo, especialmente a Europa, celebra o dia mundial na Cidade Sem Meu Carro, uma concepção diferente de mobilidade urbana que propõe às pessoas se libertarem do automóvel por um dia. Seria pedir demais que os cidadãos, do dia para a noite, deixassem seus carros em casa, principalmente no Brasil, onde ele tem valor social, e passassem a andar de ônibus, de bicicleta ou a pé para que o País alcançasse a tão sonhada mobilidade sustentável. Mas o momento merece, ao menos, uma reflexão. As estatísticas mostram que no Brasil ainda cabem muitos carros. Para cada oito habitantes, apenas um tem carro. A frota brasileira de automóveis hoje é de 23 milhões de unidades, contra 191 milhões de pessoas. Estamos, por exemplo, bem distantes dos EUA, onde a equação é bem diferente: um carro para cada habitante. O problema, entretanto, é o uso. “Estamos alimentando um tubarão branco e as ruas estão vivendo um processo de atravancamento. A questão é o uso exacerbado e inadequado do automóvel. Exacerbado porque as pessoas querem ir de carro até a porta da loja onde vão comprar, não admitindo parar a cem metros de distância. E inadequado porque ele deveria transportar cinco pessoas, mas leva apenas uma. É essa utilização que deve ser revista”, defende César Cavalcanti, vice-presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com vasta experiência no setor de transporte e trânsito.

Fonte: Jc online

Juvino Barreto busca parcerias




O Instituto Juvino Barreto, dirigido pelas Irmãs da Caridade, vem desenvolvendo o Projeto “Investindo na Terceira Idade”. O projeto visa articular-se com setores públicos, privados e a sociedade civil, para buscar parcerias que viabilizem recursos para investimento nos idosos que residem no Abrigo.

O Instituto Juvino Barreto está localizado na Av. Alexandrino de Alencar, no Alecrim. Os que desejarem colaborar com o abrigo, podem entrar em contato pelo telefone: (84) 3220-1302 ou pelo juvinobarreto@hotmail.com.


22 de Setembro, Dia Nacional da Juventude




O Brasil possui uma bela história de luta de seus jovens. A década de 60, permeada do autoritarismo de plena ditadura miliar, foi ferreamente combatida por jovens idealistas. Manifestações, passeatas, protestos de todos os tipos invadiram o país. O musical Hair, a expressão máxima do ideal "paz e amor", chocaria os mais velhos ao mostrar atores nus. Ainda se teria muito que aprender com os jovens...

A juventude brasileira tem ambições não muito diferentes do resto dos jovens do mundo: quer trabalhar, ter segurança, se divertir. Infelizmente, a realidade do país não consegue proporcionar isso a todos, criando uma parcela de negligenciados no meio do processo. O triste quadro parece ter solução: cada vez mais os jovens estão se conscientizando de seu papel político e social; as ONG´s (Organizações Não-Governamentais) estão aí para mostrar isso.

A coragem e determinação sempre foram características da juventude: ela pode muito bem ser a solução para o Brasil.

XII Festival de Música Católica da Arquidiocese





Organizadores abrem inscrição para festival de música
 
O XII Festival de Música Católica, atividade cultural que ocorre anualmente, na festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese e da Cidade do Natal, já tem data definida. Será no dia 15 de novembro, às 16 horas, no pátio da Catedral Metropolitana. A organização do festival está a cargo da Comunidade Católica Veni Creator Spiritus, através da Escola de Música Santa Cecília.

Os organizadores oferecerão prêmios para os que se classificarem em primeiro, segundo e terceiro lugares. As inscrições estão abertas e poderão ser feitas até o dia 19 de outubro, das 9 às 12 horas e das 14 às 19 horas, na Escola de Música Santa Cecília. A escola fica na Rua Apodi, 229 – Centro. Mais informações, pelo fone 3201-0642.

Vários outros detalhes da programação religiosa e das atividades culturais estão em fase final de organização. Neste ano, a equipe organizadora das atividades de comemoração do centenário da Diocese colocará um stand com produtos. São camisetas, canetas, chaveiros, canetas e outros materiais que lembram o centenário de criação da Diocese. Também estará disponível uma revista comemorativa do centenário, com matérias que contam a história da ação social e religiosa da Diocese.
 
 

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 22/09/2009



Quem é a família de Jesus?

Leitura Orante


Lc 8,19-21


A mãe e os irmãos de Jesus vieram até o lugar onde ele estava, mas, por causa da multidão, não conseguiam chegar perto dele. Então alguém disse a Jesus:
- A sua mãe e os seus irmãos estão lá fora e querem falar com o senhor.
Mas Jesus disse a todos:
- Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a mensagem de Deus e a praticam. 



Comentário do Evangelho

A grande família de Jesus é aquela em que o amor transborda


Lucas coloca este episódio como fecho à instrução de Jesus sobre a escuta da palavra. Escutar a palavra não signifi ca tornar-se conhecedor de alguma doutrina religiosa ou grande devoto de cultos e louvores, nem aplicar-se a cumprir preceitos morais. O critério fundamental da comunhão com Deus é o cumprimento da sua vontade, pondo em
prática as palavras de Jesus. A partir deste critério fundamental, Lucas já apresentara a parábola dos dois construtores: aquele que constrói a casa sólida é o que escuta as palavras de Jesus e as põe em prática, fazendo a vontade de Deus. Na narrativa de hoje se desvela um sentido mais amplo da própria família, extrapolando os laços carnais. É a grande família formada por todos aqueles que, unidos a Jesus, se empenham no cumprimento de sua palavra. É, também, na perspectiva da família aberta e solidária que Lucas narra a proclamação de Jesus: "Bem-aventurados, sobretudo, são os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática", quando uma mulher lhe diz: "Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram". A grande família de Jesus é aquela em que o amor transborda, comunicando-se a todos, particularmente aos mais necessitados. Realiza-se assim a vontade de Deus, que deseja vida plena para todos, sem exclusões.  
 
Fonte: paulinas.com