sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Evangelho do Dia

Ano A - Dia: 21/10/2011 

Sinais de Deus
Lc 12,54-59
Jesus disse também ao povo:
- Quando vocês vêem uma nuvem subindo no oeste, dizem logo: "Vai chover." E, de fato, chove. E, quando sentem o vento sul soprando, dizem: "Vai fazer calor." E faz mesmo. Hipócritas! Vocês sabem explicar os sinais da terra e do céu. Então por que não sabem explicar o que querem dizer os sinais desta época?
E Jesus terminou, dizendo:
- Por que é que vocês mesmos não decidem qual é a maneira certa de agir? Se alguém fizer uma acusação contra você e levá-lo ao tribunal, faça o possível para resolver a questão enquanto ainda está no caminho com essa pessoa. Isso para que ela não o leve ao juiz, o juiz o entregue ao guarda, e o guarda ponha você na cadeia. Eu lhe afirmo que você não sairá dali enquanto não pagar a multa toda.
comentário do evangelho

A novidade de Jesus
Na primeira parte desta fala de Jesus, os ouvintes são induzidos a reconhecerem os sinais do tempo não apenas no sentido metereológico, mas no sentido do tempo de sua presença divina e libertadora, instaurando a justiça no mundo. É o tempo da revelação, em Jesus, da Verdade e do amor de Deus para com todos, homens e mulheres, transformando o mundo. Contudo, a novidade de Jesus ainda não é bem entendida. Há incompreensões, distorções, e rejeições. Na segunda parte temos uma parábola sobre a conveniência da reconciliação. O seu conteúdo não é claro, particularmente a menção ao "adversário". No texto a reconciliação parece ser conveniente diante do risco de ser condenado e pagar toda a dívida. Tais detalhes sugerem a existência de uma culpa, do que decorre um apelo à conversão. A reconciliação, em um sentido mais abrangente, consiste também em nos aproximarmos daqueles diante dos quais temos sido insensíveis e indiferentes, os excluídos e os explorados e empobrecidos, buscando a implantação da justiça no mundo.
Autor: josé Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org



 

ENCONTRÃO DO POVO DE DEUS


         A arquidiocese de Natal promove neste domingo, dia 23, o “Encontrão do povo de Deus”, em nível de Região Urbana. O evento tem como objetivo reunir os agentes de pastorais, grupos e movimentos para comemorar o mês missionário. Este ano, esse momento será realizado no Instituto Maria Auxiliadora, no bairro de Petrópolis, a partir das 08h00. O nosso zonal, o XI, ficou responsável pela organização da Santa Missa, que será celebrada as 11h00, presidida pelo Arcebispo Metropolitano do Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, e concelebrada por padres da Arquidiocese

AS MENINAS DO GLM