sábado, 10 de julho de 2010

Santo do Dia

                                        SantoAntônio percierskij

Antônio, que antes se chamava Antipas, nasceu na Ucrânia no ano de 983. Percierskij, na realidade, não é o seu sobrenome, mas sim um apelido e tem um significado: "da gruta". Trata-se de uma referência à cela, escavada por ele mesmo, no vale de Dnjepr, próximo a Kiev, que deu origem à vida monástica russa.

Antônio "da gruta", desde a adolescência, sempre buscou a solidão das cavernas, típicas de sua região, para suas orações contemplativas. Depois viveu, até os quarenta e cinco anos de idade, peregrinando solitário pelos inúmeros mosteiros do monte Athos, na Grécia. Os registros indicam que ele permaneceu alguns anos no mosteiro de Esphigmenon, quando decidiu continuar a vida de penitência e oração na sua pátria. Foi assim que escavou a primeira gruta em Kiev.

Logo surgiram muitos seguidores, e curiosos, que se sentiam atraídos pelos ensinamentos e pela fama de santidade daquele homem de oração e penitência. Todos queriam aprender com o monge sábio e justo, que nunca se mostrava irritado. Era um homem manso e silencioso, pleno de misericórdia com todos. Essa sua personalidade foi muito bem retratada pelo fiel discípulo Nestor, ao escrever "Histórias dos tempos passados".

Agenda cultutal

"o capitão e a sereia"
O Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare segue com a temporada em Natal do espetáculo “O Capitão e a Sereia”, com apresentações neste sábado e domingo, 19 e 20, às 19h. A peça estreou no último final de semana no Barracão Clowns, que está de endereço novo: Rua Amintas Barros, 4673, Lagoa Nova – a 150 metros do cruzamento com a Av. Xavier da Silveira, em direção ao bairro de Nova Descoberta.
O Capitão e a Sereia é baseado no livro homônimo do escritor e ilustrador André Neves. O espetáculo estreou em São Paulo, no SESI Leopoldina, em outubro do ano passado, ficando dois meses em cartaz, fazendo um total de 40 apresentações.

Evangelho do Dia

Ano C - Dia: 10/07/2010



Confiar em Deus
Mt 10,24-33


- Nenhum aluno é mais importante do que o seu professor, e nenhum empregado é mais importante do que o seu patrão. Portanto, o aluno deve ficar satisfeito em ser como o seu professor, e o empregado, em ser como o seu patrão. Se o chefe da família é chamado de Belzebu, então as pessoas dessa família serão xingadas de nomes piores ainda.
- Portanto, não tenham medo de ninguém. Tudo o que está coberto vai ser descoberto; e tudo o que está escondido será conhecido. O que estou dizendo a vocês na escuridão repitam na luz do dia. E o que vocês ouviram em segredo anunciem abertamente. Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Porém tenham medo de Deus, que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo. Por acaso não é verdade que dois passarinhos são vendidos por algumas moedinhas? Porém nenhum deles cai no chão se o Pai de vocês não deixar que isso aconteça. Quanto a vocês, até os fios dos seus cabelos estão todos contados. Portanto, não tenham medo, pois vocês valem mais do que muitos passarinhos.
- Se uma pessoa afirmar publicamente que pertence a mim, eu também, no Dia do Juízo, afirmarei diante do meu Pai, que está no céu, que ela pertence a mim. Mas, se uma pessoa disser publicamente que não pertence a mim, eu também, no Dia do Juízo, direi diante do meu Pai, que está no céu, que ela não pertence a mim
Comentário do Evangelho

Jesus veio para as multidões oprimidas
A missão não deve esmorecer diante das dificuldades. O próprio Jesus foi perseguido e caluniado. "Não tenhais medo deles." "Eles", as minorias dos poderosos que governam o mundo, colocando-o a serviço de seus interesses econômicos. Jesus veio para as multidões oprimidas, mas foi rejeitado e morto por "eles". Estas palavras de Jesus
referem-se ao medo da morte. Este medo deve ser descartado. A morte não é uma derrota, não é o fim. Pela fidelidade a Jesus, ao seu anúncio e testemunho, o discípulo é acolhido por Jesus e pelo Pai na vida eterna.
 Autor: José Raimundo Oliva
fonte: paulinas.org

Humor