quinta-feira, 27 de agosto de 2009

PROSA E POESIA


Nem sempre é fácil você se autoclassificar. Fora as categorias óbvias de que faz parte, como o gênero – e mesmo assim tem cada vez mais gente com dificuldade para saber a que sexo pertence –, as outras são imprecisas. Por exemplo: raça. Eu me considero branco, mas uma descrição mais honesta do meu mix, que inclui português, alemão, italiano, índio e negro, me obrigaria a pelo menos acrescentar um ponto de interrogação à definição. Raça: branco?

Outra definição imprecisa é a da sua classe. Você sabe quando pertence à classe AAA e não tem dúvidas quando pertence à F, mas todas as outras dependem de graduações sutis de difícil percepção. Classe B de cima, quase A, ou B de baixo, quase C? Classe C ascendente ou decadente? Classe D com ou sem parabólica?

Mas você pertence a outras categorias, sem se dar conta. Se não sente nenhuma afinidade especial com pessoas do mesmo sexo, da mesma raça ou da mesma classe, pode descobrir o senso de comunidade que procura com membros de algumas destas irmandades pouco notadas. Os homens se dividem em duas grandes categorias: os que põem a mão na cintura quando fazem xixi e os que não põem a mão na cintura quando fazem xixi. É inescapável: ou você pertence a uma facção ou à outra. Tente descobrir o que mais une vocês, além da postura mictória. Organizem-se. Reúnam-se.

Poderia haver convenções nacionais de pessoas que dizem “catorze” e de pessoas que dizem “quatorze” – e intercâmbio, talvez até competições esportivas, entre os dois grupos. O mesmo com pessoas que raspam a manteiga e pessoas que a cortam em pedaços, comem e não comem a casca do queijo, abotoam a blusa ou a camisa de baixo para cima ou de cima para baixo, preferem sentar atrás ou na frente no cinema, molham ou não molham o dedo para virar a página do jornal...

Faça o seguinte: classifique-se de acordo com suas idiossincrasias, hábitos, preferências e esquisitices – e saia à procura da sua turma. Você pode muito bem pertencer a uma categoria que só não mostrou sua força porque ainda não se reconheceu, porque ainda não sabe o poder que tem. Quem pode afirmar que os que só conseguem dormir de meias, ou estalam os dedos, ou comem o figo com a casca, bem organizados, um dia não dominarão o mundo?

Luiz Fernando Veríssimo


EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 27/08/2009



O empregado fiel e o empregado infiel


Leitura Orante



Mt 24,42-51

Fiquem vigiando, pois vocês não sabem em que dia vai chegar o seu Senhor. Lembrem disto: se o dono da casa soubesse qua
ndo ia chegar o ladrão, ficaria vigiando e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Por isso vocês também fiquem vigiando, pois o Filho do Homem chegará na hora em que vocês não estiverem esperando.
Jesus disse ainda:
- Sabemos que é o empregado fiel e inteligente que o patrão encarrega de tomar conta dos outros empregados, para dar a eles os mantimentos no tempo certo. Feliz aquele empregado que estiver fazendo isso quando o patrão chegar! Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o patrão vai colocá-lo como encarregado de toda a sua propriedade. Mas, se o empregado for mau, pensará assim: "O meu patrão está demorando muito para voltar." Então começará a bater nos seus companheiros, e a comer, e a beber com os bêbados. E o patrão voltará no dia em que o empregado menos espera e na hora que ele não sabe. Aí o patrão mandará cortar o empregado em pedaços e o condenará a ir para o lugar aonde os hipócritas vão. Ali ele vai chorar e ranger os dentes de desespero.

Comentário do Evangelho

Fim dos tempos

Temos aqui um texto típico de Mateus sobre o fim dos tempos. Nele encontramos os temas da vigilância e do
julgamento final, com a condenação de alguns em contraposição à salvação de outros. Esta visão escatológica
tem origem no Primeiro Testamento, em que prevalece a figura do Deus poderoso e punitivo. O estímulo à ação é o temor. Com a revelação do Deus de amor, em Jesus, predomina a perspectiva da sedução pela ternura e mansidão do coração. Com a encarnação, realiza-se a presença do Deus de amor no tempo presente.
A vigilância tem um novo sentido. É estar atento às necessidades dos irmãos, particularmente os mais carentes, na busca da justiça. No serviço e na partilha da vida, entra-se em comunhão com o próprio Jesus, hoje presente entre os irmãos.

Fonte:paulinas.com



Quem sou eu?

Depois de algum tempo fora do ar, o quadro "Quem Sou Eu?" está de volta. Gostaríamos de explicar que o motivo das férias foi a falta de material para publicação. Hoje já contamos com uma base de dados muito boa.

Sabemos que houveram pequenos problemas nas entregas dos prêmios. Mas agora, sob nova administração, nos esforçaremos para que todos os prêmios sejam entregues regularmente.

Então, o quadro "Quem Sou Eu?" traz para inaugurar sua reestréia um desafio muito difícil! Este garotinho deve ter sofrido uma mutação genética "das brabas"!, pois hoje ele está bem diferente!.

Ele é muito popular dentro do glm, gosta de brincar com todos, e pertence ao ministério de ... (VETADO).

Deixem suas opiniões e em breve fiquem sabendo quem é o(a) ganhador(a).


Feliz Aniversário

Feliz aniversário para Lidiane e Maninho.

Hoje é um dia muito feliz para uma dupla muita amada pela família GLM. Temos certeza que Deus tem feito muitos milagres em suas vidas, pois vocês são sinônimos de alegria, responsabilidade, companheirismo e amizade. Desejamos o melhor para vocês.