quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS


CARREIRA PROFISSIONAL

Uma carreira profissional tem 4 fases. Para quem quiser avaliar se está à frente ou atrás da fase em que deveria estar, aqui vão elas:


A primeira fase vai dos 18 aos 25 anos: é a fase do aprendizado.

Durante esse período, um jovem tem a impressão de que ganha menos do que deveria estar ganhando, e que recebe menos oportunidades do que deveria receber. É verdade. Na fase do aprendizado, a diferença entre o que o jovem ganha e o que deveria estar ganhando, é o que ele paga para aprender.

A segunda fase vai dos 26 aos 34 anos: é a fase da coragem.

O profissional já aprendeu todas as coisas básicas essenciais e sai procurando opções. Ou na empresa ou fora dela. Essa é a fase das grandes mudanças: de empresa, de cidade, de país ou de galáxia. Logo, um jovem de 26 anos, que ainda está procurando uma vaga de estagiário, já ficou para trás. Ele está na fase do aprendizado quando deveria estar na fase da coragem.

A terceira fase vai dos 35 aos 45 anos: é a fase da colheita.

Nesses 10 anos, ocorrem as promoções para cargos melhores e o salário dá um belo salto. Como medida, o salário de alguém com 40 anos deveria ser, no mínimo, 10 vezes maior do que era aos 20 anos.

Dos 46 anos em diante, vem a fase da inércia.

O funil das boas oportunidades fica mais estreito. E poucos passarão por ele. Quem tem mais de 46 anos, evidentemente acredita que tem a mesma energia que tinha aos 25, além de ter mais experiência. É verdade, mas o mercado de trabalho é meio cruel e não reconhece isso. Na fase da inércia, começa a busca pela estabilidade.

Por isso, quando um profissional pergunta: "o que está acontecendo comigo?", a resposta quase sempre é: você deixou uma fase da carreira passar sem aproveitar. Para recuperar o tempo perdido, você terá que saltar uma fase inteira. Não é fácil, mas é possível.

Na vida profissional, nada é impossível. Só vai ficando complicado na medida em que o tempo passa.


Max Gehringer.

ENTENDENDO O QUE SE PASSA NO MUNDO...

O Fórum Econômico Mundial (FEM) é uma reunião anual entre executivos-chefe das corporações mais ricas do mundo, alguns líderes políticos nacionais (presidentes, primeiros ministros e outros) e intelectuais e jornalistas seletos - em torno de 2.000 pessoas no total - que geralmente acontece em Davos, Suíça. O FEM foi fundado em 1971 por Klaus Schwab, um professor de negócios da Suíça, e ajudou a financiar a Fundação Schwab para o Empreendedorismo Social.

O FEM, promovido por essa fundação, tem status de consultor da ONU e é considerado o representante das ideologias dos países desenvolvidos.


Contrapondo-se a essa posição ideológica e a essa entidade, o Fórum Social Mundial é organizado por diversas ONGs. Nele predomina a ideologia de esquerda (socialista),que prega a luta contra a globalização econômica e contra a disseminação do neoliberalismo.

As últimas cimeiras do Fórum Económico Mundial foram marcadas por manifestações contrárias, em Davos e arredores.

O que é o Fórum Social Mundial? O FSM é um espaço de debate democrático de idéias, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo. Após o primeiro encontro mundial, realizado em 2001, se configurou como um processo mundial permanente de busca e construção de alternativas às políticas neoliberais. Esta definição está na Carta de Princípios, principal documento do FSM.

O Fórum Social Mundial se caracteriza também pela pluralidade e pela diversidade, tendo um caráter não confessional, não governamental e não partidário. Ele se propõe a facilitar a articulação, de forma descentralizada e em rede, de entidades e movimentos engajados em ações concretas, do nível local ao internacional, pela construção de um outro mundo, mas não pretende ser uma instância representativa da sociedade civil mundial. O Fórum Social Mundial não é uma entidade nem uma organização.

Este ano o Fórum Social Mundial se realiza em Belém do Pará de 27 de janeiro a 1º de fevereiro de 2009. Informações clique aqui (página oficial)


IMAGEM É TUDO !

Ponte Newton Navarro - NATAL/RN
O trecho mais alto tem 60 metros que permite uma visão belíssima da cidade espacial

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 29/01/2009

A luz

Mc 4,21-25

Jesus continuou: - Por acaso alguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto ou de uma cama? Claro que não! Para iluminar bem, ela deve ser colocada no lugar próprio. Pois tudo o que está escondido será descoberto, e tudo o que está em segredo será conhecido. Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam. Disse também: - Cuidado com o que vocês ouvem! Deus usará para julgar vocês a mesma regra que vocês usarem para julgar os outros. E com mais dureza ainda! Quem tem receberá mais; mas quem não tem, até o pouco que tem será tirado dele.

Comentário do Evangelho

A lâmpada

No Evangelho de Marcos, ao contrário de Mateus e principalmente de João, não encontramos longas falas de ensinamento de Jesus. Ele ensina pela sua prática. É no capítulo 4 que vemos maior concentração de tais falas. No texto de hoje, temos duas delas, introduzidas por "dizia-lhes", que são encontradas no longo discurso do Sermão da Montanha, em Mateus. A lâmpada é para iluminar a todos. As coisas escondidas devem tornar-se públicas. Tanto o que está oculto pela hipocrisia como as doutrinas apropriadas pelos doutores da Lei serão revelados. A revelação de Jesus é de fácil compreensão para todos que têm um coração aberto e acolhedor, iluminando-os pela Verdade. As sentenças conclusivas, de difícil entendimento, dão margem a inúmeras interpretações. A alusão à "medida" remete à questão do julgamento pessoal; e a alusão ao "ter" é um dito realista da sociedade injusta que exclui cada vez mais os pobres. Aqui teria o sentido da disposição à acolhida da Palavra (a este "será dado"), questionando o judaísmo que se fechou (a este "será tirado").