quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

MEIO AMBIENTE - “ ECOLOGIA E MISSÃO”

Assustei-me e ao mesmo tempo fiquei feliz ao ver uma matéria na qual ela revela que o desmatamento na Amazônia reduziu 13,6% em 2010. Fico a imaginar como este processo de queda aconteceu (REVISTA - VEJA). 

As questões ambientais estão entre as mais críticas para a humanidade nesse inicio de milênio, pois afetam as condições de sobrevivência da vida sobre a terra e as relações entre grupos sociais e sociedade. 

Deparamos-nos a cada dia em nossa cidade com inúmeros empreendimentos imobiliários, setor  que mais cresce em Natal. São muitos condomínios construídos em áreas verdes de nossa cidade; apartamentos de luxo erguidos a beira mar, criando um verdadeiro paredão nas praias.  Exemplo disso: Basta apenas visitar a famosa praia dos artistas, para vislumbrar esta exuberante “barreira geográfica”. 

De acordo com Enrique Leff, Economista Mexicano, Doutor em Economia do desenvolvimento, o subdesenvolvimento é o efeito da perda do potencial produtivo de uma nação, devido a um processo de exploração e espoliação que rompe os mecanismos ecológicos e culturais, dos quais depende a produtividade sustentável das suas forças produtivas e a REGENERAÇÃO de seus recursos produtivos. Ele continua afirmando que DEGRADAÇÃO AMBIENTAL não é um resultado direto da pressão demográfica sobre a capacidade de carga dos ecossistemas, mas das formas de apropriação e usufruto da Natureza. Cabe ainda ressaltar os desastres ambientais em escala mundial que são ocasionados direto ou indiretamente por impactos ambientais (alteração no meio ambiente ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade antrópica).

Exemplos podem ser dados: o derretimento das calotas polares, como conseqüência do aquecimento global que se amplifica pelo aumento da retenção de calor na terra, ocasionado pelo famoso efeito estufa; redução da qualidade da água do subsolo, através da introdução de pesticidas e fertilizantes. 
(edifícios na Praia do Meio, Natal/RN)

 Outro agravante presente em nossa querida cidade: A destruição dos mangues, para criação de camarões (Carcinicultura). O ecossistema manguezal é rico em diversidade de espécies, considerado um “berçário” natural, do qual muitas espécies utilizam-se desse ambiente para reprodução.


Enfim queria parabenizar a região norte do país por este grande feito. É verdade que muito ainda deverá  e poderá ser feito. Estou convencido que esta porcentagem aumentará gradativamente, quando os cidadãos refletirem um pouco sobre a grandiosidade desse planeta; sobre a importância que este ambiente tem para nossa sobrevivência. 

Quero concluir esta reflexão com um trecho retirado do nosso jornal dominical “O DOMINGO” que durante vários meses trouxe-nos uma mensagem reflexiva sobre a conservação ambiental:  Tudo começa na infância. “De pequenino se torce o pepino”, reza o provérbio. Se as crianças se educam em meio a doentio consumismo e exigem cada vez mais coisas, a luta ecológica anda perdida. Falta-nos construir uma pedagogia em vista da ecologia... Maduro significa ser crítico diante das ilusões ideológicas da cultura consumista atual e batalhar pelo equilíbrio ecológico.

Abraço a todos!


Emerson de Oliveira

O PECADO DA GULA - REFLEXÃO

Certa vez, uns trinta anos atrás, fiz uma reportagem para o Estadão sobre as mais variadas causas de câncer. Entrevistei médicos, pesquisadores e pacientes, para chegar à conclusão de que praticamente tudo causava câncer. O título só poderia ser mais ou menos este: “Cuidado! Viver dá câncer”.

Desde pequeno, a gente costuma ouvir aquela filosofia segundo a qual “o que não mata engorda”. Ou seja, você pode escolher entre ser obeso ou morrer, embora os médicos e os religiosos nos digam que a obesidade mata.

Uma rápida pesquisa no Dr. Google nos mostra que o que era um problema de saúde para os antigos gregos _ a depressão, por exemplo _ foi transformado em pecado pelos grandes pensadores da Igreja Católica.

Assim como acontece com as causas do câncer, se nós formos levar a ferro e fogo o que está escrito nos textos bíblicos e nas suas interpretações posteriores, vamos ver que tudo o que é bom e dá prazer ameaça a nossa saúde, abala o espírito, é pecado e pode matar. Por isso, devemos viver em permanente sacrifício, como nos ensinam os especialistas do pecado da Gula.


 Ricardo Kotscho
 

NINGUÉM MERECE !! LUIZ ALMIR, O RETORNO

O deputado Luiz Almir não se reelegeu, despediu-se da Assembléia, chorou muito e de forma dramática apelou para que os eleitos não deixem de atender uma ligação telefônica dele, agora na planície.

“Eu hoje não consegui me reeleger, mas no futuro posso ser novamente deputado, posso ser senador, posso ser prefeito e até governador”, disse ele.


CRUZ CREDO !! 

Fonte: Fator RRH
 

Equipe da CF 2011 faz treinamento


A coordenação da Campanha da Fraternidade 2011 realizará treinamento de multiplicadores, dia 16 deste mês, das 8 às 13 horas, no Centro Pastoral Dom Heitor Sales, da Antiga Catedral, na Cidade Alta. O treinamento será assessorado por Roberto Mazvezzi, integrante da equipe da Terra, Água e Meio Ambiente do Conselho Episcopal Latino Americano, CELAM. O treinamento se destina aos Padres, Diáconos, e aos articuladores dos zonais e das paróquias.

Em 2011, a CF terá como tema: “Fraternidade e a vida no Planeta” e, como lema: “A criação geme em dores de parto”. Na arquidiocese, a equipe da campanha é coordenada pelo Pe. Dalmário Barbalho, auxiliado por uma equipe, da qual faz parte a secretaria executiva da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral. Neste ano, o lançamento da Campanha, em nível de Regional Nordeste 2, será feito em Natal, nos dias 11 e 12 de março, no Santuário dos Mártires, bairro de Nazaré, Natal.


Obs:  Alguém sabe informar a este BLOG GLM quem são os articuladores de nossa Paróquia?


Fonte: Arquidiocese de Natal/RN

Caminhada Histórica do Natal


Será domingo o evento, que tem o incentivo da Lei Câmara Cascudo, é considerado um misto de conhecimento e saúde e faz parte do calendário anual da cidade.
A 4ª Caminhada Histórica do Natal será neste domingo (19), às 15h, com largada na Praça André de Albuquerque. O evento, que tem o incentivo da Lei Câmara Cascudo, é considerado um misto de conhecimento e saúde e faz parte do calendário anual da cidade.

A Caminhada vai visitar cerca de 25 pontos turísticos, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, Instituto Histórico e Geográfico, Memorial Câmara Cascudo, Praça Padre João Maria, Museu Café Filho, Palácio Potengi, Praça Sete de Setembro, Palácio Felipe Camarão, Rua Chile, e muitos outros.

A novidade desta edição é o lançamento e a distribuição gratuita da Revista Histórica do Natal. São fotos e reportagens especiais sobre a história desses 25 monumentos que fazem parte do corredor cultural da capital potiguar. Além disso, a organização, em parceria com a Harabello Turismo, sorteará uma viagem à Salvador para o grupo que levar a maior quantidade de pessoas e alimentos. O roteiro para duas pessoas inclui passagens aéreas, traslado e hotel.

“O encerramento será na Rua Chile, antiga Rua do Comércio, no bairro da Ribeira. A festa ficará por conta da Orquestra infantil de Guamaré, iniciativa que faz parte da Oficina de Música do Programa de Criança Petrobras do município, e da Orquestra Sanfônica de Mossoró, que preserva as raízes musicais nordestinas, destacando ritmos como xote, baião e xaxado”, avisa o presidente da Viva Promoções, Jarbas Filho.

Além de um exercício para o corpo e a mente os participantes vão contribuir com a doação de alimentos para a Casa do Bem e para o Grupo de Apoio a Criança com Câncer. Na terceira edição, realizada no último mês de junho, o evento conseguiu arrecadar dez toneladas de alimentos e mais de 700 livros entregues às casas de cultura da Fundação José Augusto e para Biblioteca Pública da Capitania das Artes.
A Caminhada Histórica conta com a parceria da PETROBRAS, Governo Federal, Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), Governo do Estado/Lei Câmara Cascudo, Luck Receptivos, SERHS Natal Grand Hotel, Banco do Brasil, Prefeitura do Natal/ Lei Djalma Maranhão, Extra Hipermercados, Shopping Cidade Jardim, Intertv Cabugi, Sebrae, OpenDorrs e Harabello.

Inscrição: Os interessados em participar da 4ª Caminhada Histórica precisam trocar dois quilos de alimentos não-perecíveis ou dois livros pela camiseta do evento. O supermercado Extra, do Midway Mall, e o Shopping Cidade Jardim são os pontos de troca.

Serviço
O que: 4ª Caminhada Histórica do Natal
Quando: Domingo, 19 de dezembro de 2010
Onde: Saída a partir da Praça André de Albuquerque, em Petrópolis
Horário: 15h
Quanto custa: 2kg de alimentos não-perecíveis ou dois livros; ponto de troca: Supermercado Extra, do Midway Mall, e Shopping Cidade Jardim.

Fonte: Nominuto.com

HUMOR !!


 Mazembe 2 x 0 Internacional
 Mundial de Clubes da Fifa


Obs: Este ano realmente não é vermelho !!!