quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

MEIO AMBIENTE - “ ECOLOGIA E MISSÃO”

Assustei-me e ao mesmo tempo fiquei feliz ao ver uma matéria na qual ela revela que o desmatamento na Amazônia reduziu 13,6% em 2010. Fico a imaginar como este processo de queda aconteceu (REVISTA - VEJA). 

As questões ambientais estão entre as mais críticas para a humanidade nesse inicio de milênio, pois afetam as condições de sobrevivência da vida sobre a terra e as relações entre grupos sociais e sociedade. 

Deparamos-nos a cada dia em nossa cidade com inúmeros empreendimentos imobiliários, setor  que mais cresce em Natal. São muitos condomínios construídos em áreas verdes de nossa cidade; apartamentos de luxo erguidos a beira mar, criando um verdadeiro paredão nas praias.  Exemplo disso: Basta apenas visitar a famosa praia dos artistas, para vislumbrar esta exuberante “barreira geográfica”. 

De acordo com Enrique Leff, Economista Mexicano, Doutor em Economia do desenvolvimento, o subdesenvolvimento é o efeito da perda do potencial produtivo de uma nação, devido a um processo de exploração e espoliação que rompe os mecanismos ecológicos e culturais, dos quais depende a produtividade sustentável das suas forças produtivas e a REGENERAÇÃO de seus recursos produtivos. Ele continua afirmando que DEGRADAÇÃO AMBIENTAL não é um resultado direto da pressão demográfica sobre a capacidade de carga dos ecossistemas, mas das formas de apropriação e usufruto da Natureza. Cabe ainda ressaltar os desastres ambientais em escala mundial que são ocasionados direto ou indiretamente por impactos ambientais (alteração no meio ambiente ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade antrópica).

Exemplos podem ser dados: o derretimento das calotas polares, como conseqüência do aquecimento global que se amplifica pelo aumento da retenção de calor na terra, ocasionado pelo famoso efeito estufa; redução da qualidade da água do subsolo, através da introdução de pesticidas e fertilizantes. 
(edifícios na Praia do Meio, Natal/RN)

 Outro agravante presente em nossa querida cidade: A destruição dos mangues, para criação de camarões (Carcinicultura). O ecossistema manguezal é rico em diversidade de espécies, considerado um “berçário” natural, do qual muitas espécies utilizam-se desse ambiente para reprodução.


Enfim queria parabenizar a região norte do país por este grande feito. É verdade que muito ainda deverá  e poderá ser feito. Estou convencido que esta porcentagem aumentará gradativamente, quando os cidadãos refletirem um pouco sobre a grandiosidade desse planeta; sobre a importância que este ambiente tem para nossa sobrevivência. 

Quero concluir esta reflexão com um trecho retirado do nosso jornal dominical “O DOMINGO” que durante vários meses trouxe-nos uma mensagem reflexiva sobre a conservação ambiental:  Tudo começa na infância. “De pequenino se torce o pepino”, reza o provérbio. Se as crianças se educam em meio a doentio consumismo e exigem cada vez mais coisas, a luta ecológica anda perdida. Falta-nos construir uma pedagogia em vista da ecologia... Maduro significa ser crítico diante das ilusões ideológicas da cultura consumista atual e batalhar pelo equilíbrio ecológico.

Abraço a todos!


Emerson de Oliveira

Nenhum comentário: