terça-feira, 24 de maio de 2011

PROSA E POESIA

Corre veloce
Un giorno
Due giorni
Tre giorni
Il tempo passa...
Passa
Passa
E noi passiamo con lui

Frei Junior

TRADUÇÃO

O tempo
Corre veloz
Um dia
Dois dias
Três dias
O tempo passa...
Passa
Passa
E nós passamos com ele

HOMENAGEM AO BEATO JOÃO PAULO II



Oração ao Beato João Paulo II :
 
Ó Trindade Santa, nós Vos agradecemos  por ter dado à Igreja o Beato João Paulo II e por ter feito resplandecer nele a ternura da vossa Paternidade, a glória da cruz de Cristo e o esplendor do Espírito de amor.
Confiando totalmente na vossa infinita misericórdia e na materna intercessão de Maria, ele foi para nós uma imagem viva de Jesus Bom Pastor, indicando-nos a santidade como a mais alta medida da vida cristã ordinária, caminho para alcançar a comunhão eterna Convosco. Segundo a Vossa vontade, concedei-nos, por sua intercessão, a graça que imploramos…, na esperança de que ele seja logo inscrito no número dos vossos santos. Amém.

Peregrino da esperança e da paz


Embora a beatificação de João Paulo II tenha repercutido especialmente entre os católicos, a sua figura e atuação ultrapassam o âmbito da Igreja Católica, sendo reconhecido entre os grandes construtores do século XX. Muitos gestos de João Paulo II têm permanecido na memória e nos corações, assim como, nas páginas da história recente da Igreja e da humanidade. O testemunho do Papa peregrino da esperança e da paz continua a servir de exemplo e de estímulo para cristãos e pessoas de boa vontade.

O Papa peregrino nos recordou que é preciso caminhar ao encontro do outro, nas diversas situações sociais e nos diferentes contextos culturais, reverenciando o solo em que se pisa, abrindo os braços para acolher fraternalmente e estendendo as mãos para abençoar. Em tempos de domínio do mercado globalizado, ele insistiu na primazia do homem e do trabalho, alertou para a urgência da globalização da solidariedade, fazendo-se porta voz de povos sofridos, de vítimas esquecidas de conflitos armados, da miséria e da fome. Cruzou inúmeras fronteiras mostrando que é possível derrubar os muros do ódio, da intolerância e dos extremismos ideológicos para construir o sonho de uma humanidade reconciliada, de uma só família edificada sobre o amor, a justiça e a paz. Como verdadeiro romeiro, o beato João Paulo II percorreu itinerários difíceis, sustentado pela fé, não medindo sacrifícios para cumprir fielmente a sua missão até o fim. Em meio às graves e constantes violações da vida, proclamou corajosamente a dignidade inviolável da pessoa humana em qualquer situação ou fase de desenvolvimento em que se encontrar, testemunhando com a própria vida que menos condições de saúde não implicam em menos valor. O seu comovente gesto de expor ao mundo a sua fragilidade física, resultante da longa enfermidade, revelou o vigor espiritual de quem crê em Deus e por isso, jamais desanima, se acomoda ou se desespera, encontrando nele a força e a esperança diante dos desafios.

O Papa peregrino nos ensinou a fazer da vida uma constante romaria rumo ao novo céu e à nova terra. Num mundo marcado pela fruição desenfreada do instante e pelo prazer consumista, recordou com insistência o destino transcendente do homem, criado à imagem e semelhança de Deus e redimido por Cristo. Em meio a tantas situações de violência, ódio e vingança, tendo sido ele mesmo vítima da violência, no atento sofrido na praça de São Pedro, soube testemunhar o perdão revivendo o gesto misericordioso de Cristo na cruz. O Papa peregrino da paz promoveu a reconciliação e a paz entre os povos, estabelecendo o diálogo e a oração em comum com representantes de outras denominações cristãs e de outras religiões, ensinando a unir as mãos em prece e a estender as mãos a todos. Em meio ao relativismo ético e ao descrédito pós-moderno da razão, afirmou a validade permanente dos valores éticos e evangélicos e defendeu a verdade sobre o homem revelada em Cristo. Iniciou o seu pontificado convidando a não ter medo e a abrir as portas para Cristo, sendo agraciado pela abertura da porta santa do Jubileu do ano 2000. É justamente no âmbito da fé e da experiência da graça de Deus que se encontra a razão mais profunda dos gestos que fizeram dele o Papa peregrino da esperança e da paz. “Beato”, “bem-aventurado”, “feliz”, é João Paulo II. “Beato”, “feliz”, é quem se faz romeiro no dia a dia da vida, sendo portador de paz e de esperança, com a fé em Cristo no coração, com o olhar para o céu e os pés firmes no chão da história.
 

Dom Sérgio da Rocha - Arcebispo de Teresina - PI


 

 

Teologia do espetáculo

Ao beatificar João Paulo II em tempo recorde, o sucessor Ratzinger apela ao show e à nostalgia para tentar frear a decadência e o esvaziamento da Igreja.  (Foto Filippo Monteforte/AFP)


Por CARTA CAPITAL  
Matéria publicada na edição 644, que começou a circular na sexta-feira 29/04.

A beatificação a toque de caixa de Karol -Wojtyla, o papa João Paulo II, será celebrada em 1º de maio, meros seis anos após seu falecimento, apesar de muitas resistências dentro da própria Igreja. “Sou contra e prevejo que a história não verá com bons olhos João Paulo, que ignorou a pior crise na Igreja desde a Reforma”, disse o padre Richard McBrien, teólogo da Universidade Notre Dame de Nova York. “A beatificação de João Paulo por seu sucessor soa incestuosa e tem afinidade com o hábito de deificar os próprios ancestrais”, declarou o historiador católico Michael Walsh.

Foi política a decisão de não esperar os habituais cinco anos para iniciar o processo, apoiar-se num “milagre” arrancado a fórceps e ignorar as objeções, em especial as fundadas nas obscuras manobras financeiras do Vaticano em sua gestão e a negativa do papa polonês a investigar e punir padres e bispos pedófilos. Principalmente o corrupto padre mexicano Marcial Maciel, líder da Legião de Cristo, que abusou de menores (inclusive dois de seus próprios filhos ilegítimos), mas manteve a boa vontade da Igreja arrecadando rios de dinheiro de milionários mexicanos, boa parte dos quais fluiu para os bolsos da Cúria Romana. O papa polonês protegeu-o até o fim e o próprio Ratzinger teve de esperar subir ao trono papal para discipliná-lo.

Outro de seus protegidos foi o arcebispo estadunidense Paul Marcinkus, que João Paulo II promoveu à chefia do Banco do Vaticano e ao terceiro cargo mais importante na Igreja antes que se envolvesse até o pescoço no escândalo da falência do Banco Ambrosiano (do qual já fora diretor), seguido pelo assassinato disfarçado em suicídio do seu presidente, Roberto Calvi, que teria financiado a dissidência polonesa a pedido do papa. Queima de arquivo, que não se sabe se deve ser atribuída à Máfia ou a setores da própria Igreja.

Antonio Luiz M.C.Costa 
é editor de internacional de Carta Capital e também escreve sobre ciência e ficção científica.


MICO NA TEVÊ

Em tempos polêmicos, quando se discute homoafetividade, casamento entre homossexuais, PEC 122, liberação sexual etc.,  publicamos vídeo, só para descontrair, muito hilário por sinal, que ameniza um pouco este tema carregado e complexo.

HUMOR !

O perigo de consumir produtos falsificados.

RioGrevedoNorte !

´#RioGrevedoNorte´ alcança o 2º assunto mais comentado no twitter do país 

A lista de serviços que estão em movimento de greve no Rio Grande do Norte vai aumentando e causando um transtorno cada vez maior para a população. O potiguar que já sofria com a greve dos policiais civis, médicos recém-contratados e professores, contou ainda a partir desta segunda-feira com a paralisação dos motoristas de ônibus.

Nas redes sociais o momento de greves diversas no Estado também está dando o que falar. No Twitter a hastag “#riogrevedonorte” alcançou o segundo lugar entre os assuntos mais comentados do microblog no Brasil durante à tarde desta segunda-feira. Os internautas publicaram reclamações com os serviços em greve, além cobrar soluções do poder público para solucionar a situação compromete o cotidiano dos estudantes, trabalhadores e sociedade em geral.

As categorias dos servidores do Detran-RN, Emater-RN, Jucern, Idema, Centrais do Cidadão e técnicos da Secretaria Estadual de Tributação, irão aderir ao movimento grevista no Estado. Os demais médicos da rede estadual de saúde também anunciaram a paralisação a partir do próximo dia 1º de junho, deixando a vida do cidadão potiguar ainda mais complicada.


CATEGORIAS EM GREVE E SUAS REIVINDICAÇÕES
Polícia Civil - Aplicação da lei de reestruturação da carreira dos agentes policiais; nomeação dos concursados; retirada dos presos da delegacia; transformação da quentinha para vale-refeição.

Médicos - Incorporação salarial de 50% da gratificação de R$ 2.220,00 em maio

Detran, Idema, Emater, Jucern, técnicos da SET, Centrais do Cidadão - Pagamento das parcelas de aumento salarial previstas de cargos, carreiras e salários.

Motoristas e cobradores de ônibus - Aumento unificado de 13,98% no salário de motoristas e cobradores; plano de saúde, adicional de antiguidade e aumento no vale-alimentação.

Professores da rede estadual - Equiparação salarial com a administração direta estadual - aumento de 30%.


Fonte: Diário de Natal