sexta-feira, 10 de julho de 2009

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 11/07/2009

Missão que requer coragem

ANO SACERDOTAL
Mt 10,24-33-

Nenhum aluno é mais importante do que o seu professor, e nenhum empregado é mais importante do que o seu patrão. Portanto, o aluno deve ficar satisfeito em ser como o seu professor, e o empregado, em ser como o seu patrão. Se o chefe da família é chamado de Belzebu, então as pessoas dessa família serão xingadas de nomes piores ainda. - Portanto, não tenham medo de ninguém. Tudo o que está coberto vai ser descoberto; e tudo o que está escondido será conhecido. O que estou dizendo a vocês na escuridão repitam na luz do dia. E o que vocês ouviram em segredo anunciem abertamente. Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Porém tenham medo de Deus, que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo. Por acaso não é verdade que dois passarinhos são vendidos por algumas moedinhas? Porém nenhum deles cai no chão se o Pai de vocês não deixar que isso aconteça. Quanto a vocês, até os fios dos seus cabelos estão todos contados. Portanto, não tenham medo, pois vocês valem mais do que muitos passarinhos. - Se uma pessoa afirmar publicamente que pertence a mim, eu também, no Dia do Juízo, afirmarei diante do meu Pai, que está no céu, que ela pertence a mim. Mas, se uma pessoa disser publicamente que não pertence a mim, eu também, no Dia do Juízo, direi diante do meu Pai, que está no céu, que ela não pertence a mim.


Comentário do Evangelho
anunciar e denunciar, sem temor

Em continuidade ao discurso apostólico, Mateus reúne, aqui, outro bloco de ditos de Jesus, para fortalecimento e estímulo das comunidades. A tônica são as provações por que passarão, à semelhança do próprio Jesus. Contudo, os discípulos devem anunciar e denunciar, sem nenhum temor, pois suas vidas estão nas mãos do Pai, que as sustenta na eternidade. Não se trata de competir com o poder opressor, mas sim de viver com alegria o amor contagiante na prática libertadora dos pobres e oprimidos.
Fonte: Paulinas.org.br

VIVER BEM!

Evite que o seu humor abale a dieta
Às vezes as emoções pedem sabores e texturas bem específicas


Qualquer tipo de alteração na rotina pode fazer o humor oscilar: seja por conta do trânsito, do despertador não tocou, da mancha de café que apareceu na camisa branca e outra lista de incomodações . E é só mudar seu estado de espírito que logo surge aquela vontade incontrolável, e aparentemente sem motivos, de comer doces, comidas incrementadas e até de passar o dia inteiro beliscando. Uma vontade, aparentemente, sem motivos. "A busca por determinado alimento tira a atenção que seria concentrada na emoção", diz a nutricionista e especialista do MinhaVida, Daniela Hueb. A seguir, a especialista relaciona algumas das emoções que resultam em comer compulsivamente.
Fim à tristeza
Quando a felicidade sai de cena, a procura por petiscos provoca a ilusão momentânea de que o sentimento não está ali. "Passar o dia beliscando é uma tentativa de direcionar a atenção a algo que não seja a emoção do momento", explica a nutricionista.
Chega pra lá na ansiedade
Antes de uma entrevista de emprego ou daquele passeio que está sendo programado a dias, a ansiedade bate à porta e a busca por chocolates e doces suculentos, em geral, cresce. "Eles são fáceis de ingerir e causam tranquilidade momentânea", explica Daniela Hueb.
Passa fora no desânimo
Problemas na empresa, brigas com o namorado (a) e algumas discussões com a família podem fazer o desânimo aparecer. Alimentos coloridos parecem deixar o dia mais alegre quando ele parece estar sem sentido algum. "Essa emoção faz a pessoa buscar, por exemplo, sanduíches grandes e sorvetes com diversas coberturas", explica a nutricionista.
Pontapé no nervosismo
Segundo a nutricionista, se o nervosismo dá as caras, a vontade de comer alimentos crocantes cresce. "Esse tipo de alimento precisa ser mastigado com maior força, tornando-se mais atraente quando a pessoa está nervosa", completa a especialista.
Para não cair na tentação
É uma tarefa difícil seguir o regime quando a alimentação serve de válvula de escape para o descontrole dos sentimentos. Segundo a nutricionista, organizar o dia a dia é fundamental para não cair na cilada. "Observar o que está causando a alteração de humor e mudar os hábitos lentamente vai ajudar a não ceder às emoções", completa Daniela Hueb. A seguir, a nutricionista dá algumas dicas para que o humor não sabote a balança.
- Faça da alimentação uma rotina: coma sempre no mesmo horário; caso sinta fome , mesmo tendo se alimentado há poucas horas, espere um pouco e tome um copo cheio de água gelada
- Crie um diário alimentar: anote nele tudo o que for consumido, a quantidade e o que sentiu em cada momento
- Planeje lazer para si mesmo: tenha eventos agradáveis
- Cuidado com o que guarda na despensa: chocolates e doces podem ser uma tentação quando o humor oscilar e a vontade súbita aparecer. "Tenha em mãos doces ou sorvetes em versões light, mas, mesmo assim, não é para abusar", alerta a nutricionista.
- Pratique esportes: a atividade física, ao menos duas vezes por semana, provocará uma sensação de descanso. Se não tiver tempo, separe-a para os finais de semana.
Fonte: yahoo.minhavida.com.br

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 10/07/2009



Perfil do discípulo e missionário

ANO SACERDOTAL
Mt 10,16-23-
Escutem! Eu estou mandando vocês como ovelhas para o meio de lobos. Sejam espertos como as cobras e sem maldade como as pombas. Tenham cuidado, pois vocês serão presos, e levados ao tribunal, e serão chicoteados nas sinagogas. Por serem meus seguidores, vocês serão levados aos governadores e reis para serem julgados e falarão a eles e aos não-judeus sobre o evangelho. Quando levarem vocês para serem julgados, não fiquem preocupados com o que deverão dizer ou como irão falar. Quando chegar o momento, Deus dará a vocês o que devem falar. Porque as palavras que disserem não serão de vocês mesmos, mas virão do Espírito do Pai de vocês, que fala por meio de vocês. - Muitos entregarão os seus próprios irmãos para serem mortos, e os pais entregarão os filhos. Os filhos ficarão contra os pais e os matarão. Todos odiarão vocês por serem meus seguidores. Mas quem ficar firme até o fim será salvo. Quando vocês forem perseguidos numa cidade, fujam para outra. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês não acabarão o seu trabalho em todas as cidades de Israel antes que venha o Filho do Homem.
Comentário do Evangelho

Os discípulos e os adversários

Após as recomendações para a missão dos Doze, Jesus adverte-os sobre as tribulações que encontrarão. Mateus, no seu texto, reúne ditos de Jesus, veiculados nas comunidades, alguns incluídos no discurso escatológico (cap. 24). Os discípulos devem ser prudentes no confronto com os adversários. Não se trata de derrotá-los, mas de dar testemunho de fé, na simplicidade. O adversário reagirá com diversas formas de violência. Até no seio da família haverá conflitos. Mas o Espírito Santo iluminará os discípulos e lhes dará forças para perseverarem. Hoje, no Ocidente globalizado, vive-se a paz social da submissão ao poder econômico. Contudo, são várias as experiências de libertação vivenciadas nos movimentos populares e de trabalhadores.
Fonte: Paulinas.org.br