segunda-feira, 18 de maio de 2009

A REALIDADE QUE SONHO !


O paraiso para todo o Cristão é o supra-sumo. O lugar que é a morada de todos aqueles que nesta vida viveram as bem-aventuranças. O lugar de vida eterna, de paz, de amor onde se terá o privilégio de ver Deus face a face.

Esperança, dogma, fé são elementos que fundamentam a existência da casa de Deus. Outros dirão: tolice, infantilidade, irrealidade etc. De fato, a imagem que se vê do paraíso no cinema, na literatura é risível: Homens e mulheres de branco a cantarolar pela eternidade. Que chatice!

Estou a ler o livro "Quem somos nós", publicação inspirado no sucesso do cinema de mesmo nome (
What the Bleep Do We Know? ) que transita entre o científico e o espiritual, nos fazendo questionar a existência humana e nossa realidade. É justamento a realidade o capítulo que leio agora. O que é a realidade? O que vemos ou sentimos?

Hoje estava num consultório médico e iníciei a seguinte conversa com a atendente:

L - Boa tarde.
A - Boa tarde.
L- Tenho uma consulta marcada.
A - Pois não, dê-me sua carteira.

Demora em localizar o meu nome.... A moça boceja, se espreguiça e diz:

A - Hoje estou mal. Estou com uma preguiça!

Ela se deu conta do que tinha dito e, rapidamente, consertou:

A - Não é preguiça...
L - É uma indisposição?
A - Isso ! Estou indisposta.
L - Acho que você está sob o efeito do final de semana. A segunda-feira é um dia muito difícil.
A - Concordo.
L - Segunda-feira é o dia do choque com a realidade. Que bom que a vida fosse um eterno final de semana...
A - Seria muito bom !
L - Será que seria bom mesmo? (Eu e minha obsessão filosófica)
A - Eu acho que sim.
L - Então será que o paraíso é um eterno final de semana, hein? (Eu já impolgado com a descoberta de outra realidade).

A moça parou por um instante, pensou rápido e disse:

A - Acho que não! (com um ar de reprovação, pois eu ousei comparar algo divino com uma realidade tão profana). É muito melhor !!

Ela me convenceu em parte! Acho que o paraíso pode ser uma eterno final de semana sim! Mas o final de semana que vivo em minha comunidade todos os domingos. Na Igreja vivo a realidade do transcendente na santa missa; Na minha atividade pastoral sonho, rezo e trabalho; no meu grupo tenho os meus melhores amigos que me proporcionam as melhores conversas, as melhores gargalhadas. Esta é a realidade que sinto e me faz feliz !

Deus me perdoe pela minha eventual heresia, mas rezo para que o paraíso seja a eternidade dos meus finais de semana.

Luiz Teixeira.



EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 18/05/2009



O Auxiliador será enviado

Jo 15,26-16,4a

Quando chegar o Auxiliador, o Espírito da verdade, que vem do Pai, ele falará a respeito de mim. E sou eu quem enviará esse Auxiliador a vocês da parte do Pai. E vocês também falarão a meu respeito porque estão comigo desde o começo.
E Jesus disse ainda:
- Eu digo isso para que vocês não abandonem a sua fé. Vocês serão expulsos das sinagogas, e chegará o tempo em que qualquer um que os matar pensará que está fazendo a vontade de Deus. Eles vão fazer essas coisas porque não conhecem nem o Pai nem a mim. Mas eu digo isso para que, quando essas coisas acontecerem, vocês lembrem que eu já os tinha avisado.

COMENTÁRIO

O Espírito Santo iluminará os discípulos


Após a ceia e o lava-pés, Jesus, repetidamente, anuncia aos discípulos o dom do Espírito Santo, Paráclito (Defensor), Espírito da Verdade. O Espírito iluminará os discípulos sobre o sentido da missão de Jesus e os moverá em continuidade a esta missão. Contudo, a missão de testemunhar Jesus no mundo, além das alegrias que proporciona, supõe perseguições e tribulações. Jesus adverte os discípulos para que compreendam que o empenho pela vida se faz em confronto com as forças da morte. A menção à expulsão da sinagoga (cf. 9,34-35) exprime o contexto em que o Evangelho de João foi escrito, no início da década de 90. O judaísmo, em busca de identidade após a destruição do templo no ano 70, tornou-se mais rígido em relação às observâncias legais religiosas.
Os cristão-judeos que não entraram neste esquema foram expulsos das sinagogas, até então freqüentadas por eles.
A autenticidade e a fidelidade a Jesus geram a vida e são perseverantes diante das intimidações e seduções dos poderosos, que, muitas vezes, pretendem agir em nome de Deus.

VIVER BEM!


Praça Augusto Leite ganha academia da Terceira Idade
Publicado no Dia 15/05/2009

A Academia da Terceira Idade é um projeto que começou a ser desenvolvido no sul do País e se tornou um sucesso na prevenção da saúde. Segundo estudos realizados por postos de saúde nos bairros dos municípios onde foram implantadas as academias, o número de consultas e o consumo de remédios das pessoas acima dos 60 anos de idade diminuíram em 30%.

Outro dado que comprova a necessidade de se criar espaços para difundir a prática esportiva é de que a população de Natal é campeã em colesterol alto e diabetes em todo o Brasil. O Ministério da Saúde chegou a essa constatação por meio de uma pesquisa realizada entre julho e dezembro de 2007 pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico.

Um professor estará de segunda a sexta-feira na praça, nos horários de 5h30 às 8h30 e de 17h às 20h, para auxiliar as pessoas da terceira idade na prática correta dos exercícios.

Fonte: Correio da Tarde.

CINEMA NA COMUNIDADE

O projeto CINEMA NA COMUNIDADE que o grupo Luz do Mundo desenvolve em nossa paróquia há mais de quatro nos presentea, uma vez por mês, sempre com um grande clássico do cinema.

A sétima arte é um milagre do homem. Incrível a magia do cinema e seu acesso deveria ser direito consagrado na Constituição ! Refiro-me ao cinema mesmo! Com tela gigante que é encantador...

O cinema, como a leitura, nos proporciona viajar, conhecer lugares, pessoas e idéias. Como não poderia ser diferente, pois se trata de arte, ele transforma pessoas.

Sábado passado (16/05/09) projetamos em tela gigante o filme O CARTEIRO E O POETA. Que filme magnífico, de tamanha simplicidade, uma verdadeira apologia a AMIZADE, A SIMPLICIDADE, A POESIA (LEITURA) E A JUSTIÇA.

Algumas pessoas ficaram facinadas com a música do filme, premiada com o oscar, pois ela não saía da cabeça, como também não sai da cabeça as METÁFORAS ! Quem perdeu? Corra numa locadora e não morra sem assistir a esta obra de arte.





PROSA E POESIA !


Já não se encantarão os meus olhos nos teus olhos,
já não se adoçará junto a ti a minha dor.

Mas para onde vá levarei o teu olhar
e para onde caminhes levarás a minha dor.

Fui teu, foste minha. O que mais? Juntos fizemos
uma curva na rota por onde o amor passou.

Fui teu, foste minha. Tu serás daquele que te ame,
daquele que corte na tua chácara o que semeei eu.

Vou-me embora. Estou triste: mas sempre estou triste.
Venho dos teus braços. Não sei para onde vou.

...Do teu coração me diz adeus uma criança.
E eu lhe digo adeus.

Pablo Neruda

TÚNEL DO TEMPO !

Não faz tanto tempo assim, mas a foto simboliza bem o quanto a VIDA é dinâmica...