segunda-feira, 18 de maio de 2009

A REALIDADE QUE SONHO !


O paraiso para todo o Cristão é o supra-sumo. O lugar que é a morada de todos aqueles que nesta vida viveram as bem-aventuranças. O lugar de vida eterna, de paz, de amor onde se terá o privilégio de ver Deus face a face.

Esperança, dogma, fé são elementos que fundamentam a existência da casa de Deus. Outros dirão: tolice, infantilidade, irrealidade etc. De fato, a imagem que se vê do paraíso no cinema, na literatura é risível: Homens e mulheres de branco a cantarolar pela eternidade. Que chatice!

Estou a ler o livro "Quem somos nós", publicação inspirado no sucesso do cinema de mesmo nome (
What the Bleep Do We Know? ) que transita entre o científico e o espiritual, nos fazendo questionar a existência humana e nossa realidade. É justamento a realidade o capítulo que leio agora. O que é a realidade? O que vemos ou sentimos?

Hoje estava num consultório médico e iníciei a seguinte conversa com a atendente:

L - Boa tarde.
A - Boa tarde.
L- Tenho uma consulta marcada.
A - Pois não, dê-me sua carteira.

Demora em localizar o meu nome.... A moça boceja, se espreguiça e diz:

A - Hoje estou mal. Estou com uma preguiça!

Ela se deu conta do que tinha dito e, rapidamente, consertou:

A - Não é preguiça...
L - É uma indisposição?
A - Isso ! Estou indisposta.
L - Acho que você está sob o efeito do final de semana. A segunda-feira é um dia muito difícil.
A - Concordo.
L - Segunda-feira é o dia do choque com a realidade. Que bom que a vida fosse um eterno final de semana...
A - Seria muito bom !
L - Será que seria bom mesmo? (Eu e minha obsessão filosófica)
A - Eu acho que sim.
L - Então será que o paraíso é um eterno final de semana, hein? (Eu já impolgado com a descoberta de outra realidade).

A moça parou por um instante, pensou rápido e disse:

A - Acho que não! (com um ar de reprovação, pois eu ousei comparar algo divino com uma realidade tão profana). É muito melhor !!

Ela me convenceu em parte! Acho que o paraíso pode ser uma eterno final de semana sim! Mas o final de semana que vivo em minha comunidade todos os domingos. Na Igreja vivo a realidade do transcendente na santa missa; Na minha atividade pastoral sonho, rezo e trabalho; no meu grupo tenho os meus melhores amigos que me proporcionam as melhores conversas, as melhores gargalhadas. Esta é a realidade que sinto e me faz feliz !

Deus me perdoe pela minha eventual heresia, mas rezo para que o paraíso seja a eternidade dos meus finais de semana.

Luiz Teixeira.



2 comentários:

Simone Moreira disse...

Parabéns Luiz!!!!!
Sábias palavras...

Júnior disse...

Caramba... muito legal! gostei do episódio. Será que "preguiça" não seria um tipo de indisposição?