segunda-feira, 18 de maio de 2009

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 18/05/2009



O Auxiliador será enviado

Jo 15,26-16,4a

Quando chegar o Auxiliador, o Espírito da verdade, que vem do Pai, ele falará a respeito de mim. E sou eu quem enviará esse Auxiliador a vocês da parte do Pai. E vocês também falarão a meu respeito porque estão comigo desde o começo.
E Jesus disse ainda:
- Eu digo isso para que vocês não abandonem a sua fé. Vocês serão expulsos das sinagogas, e chegará o tempo em que qualquer um que os matar pensará que está fazendo a vontade de Deus. Eles vão fazer essas coisas porque não conhecem nem o Pai nem a mim. Mas eu digo isso para que, quando essas coisas acontecerem, vocês lembrem que eu já os tinha avisado.

COMENTÁRIO

O Espírito Santo iluminará os discípulos


Após a ceia e o lava-pés, Jesus, repetidamente, anuncia aos discípulos o dom do Espírito Santo, Paráclito (Defensor), Espírito da Verdade. O Espírito iluminará os discípulos sobre o sentido da missão de Jesus e os moverá em continuidade a esta missão. Contudo, a missão de testemunhar Jesus no mundo, além das alegrias que proporciona, supõe perseguições e tribulações. Jesus adverte os discípulos para que compreendam que o empenho pela vida se faz em confronto com as forças da morte. A menção à expulsão da sinagoga (cf. 9,34-35) exprime o contexto em que o Evangelho de João foi escrito, no início da década de 90. O judaísmo, em busca de identidade após a destruição do templo no ano 70, tornou-se mais rígido em relação às observâncias legais religiosas.
Os cristão-judeos que não entraram neste esquema foram expulsos das sinagogas, até então freqüentadas por eles.
A autenticidade e a fidelidade a Jesus geram a vida e são perseverantes diante das intimidações e seduções dos poderosos, que, muitas vezes, pretendem agir em nome de Deus.

Nenhum comentário: