quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Filmes que evangelizam



Um fazendeiro muda-se para a África do Sul com a família e sofre uma série de perdas que julga ser incapaz de superar. Com a ajuda de boas amizades e com a intervenção do poder divino, ele descobre o verdadeiro propósito da sua vida e uma crença inabalável no poder da fé. O Fazendeiro e Deus conta a história de vida comovente de um homem que, assim como suas batatas, desenvolve as raízes da fé, que só se tornam visíveis quando chega a hora da colheita.





Trailer

Sucesso de público e de crítica, o filme, baseado numa história real, traz uma bela mensagem de fé, principalmente nas situações onde tudo parece estar acabado. Traduz a ideia de superação, onde o poder de Deus atua através da fé e do amor. É mais um filme que “pega carona” no sucesso dos filmes que evangelizam e cumpre seu papel com maestria.




Traz um rico material a ser trabalhado em encontro com jovens, focando a problemática do desemprego, das catástrofes e de como Deus pode agir no meio destas situações.

Comissão aprova execução obrigatória do Hino Nacional nas escolas

A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara aprovou na semana passada proposta que torna obrigatória a execução diária do Hino Nacional no início das atividades escolares. A regra, prevista no projeto de lei 4627/09, será válida para escolas dos níveis fundamental e médio.

A proposta define também outras ocasiões em que o hino deverá ser executado: abertura de sessões cívicas; início de atividades desportivas; início e encerramento das transmissões diárias das emissoras de rádio e televisão.

O relator, deputado Afonso Hamm (PP-RS), recomendou a aprovação da proposta, com emendas. Ele especificou as atividades esportivas em que o hino será tocado: aquelas organizadas por entidades coletivas que integram o Sistema Nacional de Desporto ou com a interveniência de órgãos da administração pública. O objetivo da mudança, explicou, é evitar que o hino tenha que ser executado em qualquer atividade, mesmo aquelas de natureza particular ou informal.

O relator suprimiu ainda trecho do projeto em que previa a mesma exigência para as cerimônias religiosas a que se associa sentido patriótico, por misturar Estado e religião, contrariando o espírito laico do Estado democrático brasileiro.

Para o autor da proposta, deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), a execução do hino nessas ocasiões pode ampliar o conhecimento e a divulgação da letra e da música do hino.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Ensino fundamental

Em setembro, lei sancionada pelo vice-presidente no exercício da Presidência, José Alencar, determina que as escolas de ensino fundamental públicas e privadas de todo o país executem uma vez por semana o Hino Nacional.

A lei não prevê data e horário para a execução do hino, ficando a critério dos estabelecimentos de ensino. O projeto também não prevê punição a quem não cumprir a lei.

DN online - Da Agência Câmara

POESIA




Para quem danço?
Nem eu sei....

Danço com as palavras, com as mãos, com os olhos
Danço sozinha no meio das gentes
Danço nua, vestida de azul, ou de negro e até de vermelho já me cobri.
Danço a rir e a chorar
Danço a sonhar
Até quando amo, eu danço.

Vivi sempre a dançar, mesmo parada no meu canto
Dançarei sempre, mesmo que a música se cale
Ensaiei passos diferentes para acordes vários
Em alguns, tropecei, até caí
Mas sempre a dançar, nunca desisti
E retomava os passos novos que aprendi
Porque a dança é vida e quando eu parar
É porque morri!

Se é para ti que eu danço?
Danço para mim!
Mas esta noite, sim, a minha dança foi para ti!

(Poema de MT in Vivências)

CHARGES


Prefeitura do interior do RN abre concurso

A Prefeitura de Currais Novos (RN) lança edital de concurso público para preenchimento de 111 vagas nos níveis fundamental, médio e superior. A organização é da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN) e as inscrições podem ser feitas no período de 9 a 19 de novembro, no site www.funcern.br.



Click aqui e leia toda a materia.

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 04/11/2009



Preparar-se para seguir Jesus
Mês do bem-aventurado Tiago Alberione (festa litúrgica: 26 de novembro)


Lc 14,25-33


Certa vez uma grande multidão estava acompanhando Jesus. Ele virou-se para eles e disse:
- Quem quiser me acompanhar não pode ser meu seguidor se não me amar mais do que ama o seu pai, a sua mãe, a sua esposa, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs e até a si mesmo. Não pode ser meu seguidor quem não estiver pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhar. Se um de vocês quer construir uma torre, primeiro senta e calcula quanto vai custar, para ver se o dinheiro dá. Se não fizer isso, ele consegue colocar os alicerces, mas não pode terminar a construção. Aí todos os que virem o que aconteceu vão caçoar dele, dizendo: "Este homem começou a construir, mas não pôde terminar!"
- Se um rei que tem dez mil soldados vai partir para combater outro que vem contra ele com vinte mil, ele senta primeiro e vê se está bastante forte para enfrentar o outro. Se não fizer isso, acabará precisando mandar mensageiros ao outro rei, enquanto este ainda estiver longe, para combinar condições de paz.
Jesus terminou, dizendo:
- Assim nenhum de vocês pode ser meu discípulo se não deixar tudo o que tem. 


Comentário do Evangelho

Tudo para ser discípulo


Neste texto de seu Evangelho, Lucas reúne três sentenças sobre as condições para o seguimento de Jesus, inserindo duas curtas parábolas antes da terceira sentença, sem um vínculo direto com ela. Cada sentença inicia-se com: "Se alguém...", "Quem não...", "Do mesmo modo...", e termina com a negativa "não pode ser meu discípulo!". O conteúdo é a proposta de libertação em relação aos laços tradicionais de família, estabelecidos como forma de conservadorismo, e de seguir Jesus sem temer as adversidades que surgirão ("carregar a cruz"). As duas curtas parábolas mostram a necessidade de tomar consciência das conseqüências da decisão final de renunciar
a tudo para ser discípulo de Jesus.  
 
Fonte: paulinas.org