sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Saudações irmãos!

Longe de nossa amada terra Brasil, fico a pensar como poderia ajudar na evangelização. Hoje, após alguns dias nesse pais (Portugal), posso perceber que a forma da expressão de nossa fé é muito diferente nas diversas regiões. No primeiro momento que coloquei meus pés na cidade de Braga, conhecida por muitos como a cidade dos Bispos, fiquei impressionado com tantas igrejas (segundo informações obtidas por minha pessoa de populares existem mais de cem igrejas). 

Em meu primeiro final de semana, fui como a igreja nos pede à missa. Uma vez nessa celebração, encontrei uma igreja lotada  de muitos fieis. Essa realidade me alegrou muito, pois me lembrei de minha terra. Todavia no transcorrer da celebração senti como os ritos podem ser diferentes: uma celebração em que as pessoas prezam muito mais pelo silêncio e pela ausência de expressão (falo do louvor corporal). Salmos que não são cantados e ausência de jovens nas celebrações eucarísticas.

Nos finais de semanas seguintes, na Igreja de São Victor, pude perceber que de forma geral a presença de jovens não se faz marcantes em algumas celebrações, apesar de existirem diversos movimentos de jovens nessa terra. Pude perceber homilias ricas e belas realizadas por jovens sacerdotes que, por impressionante que seja, conseguem associar os textos bíblicos ao cotidiano. Mas penso onde estaria a igreja viva de Cristo? Não somos também responsáveis pela celebração eucarística? Será que devemos estar sempre em uma postura de meros figurantes nas celebrações? Acredito que não! 

Somos todos convidados a tomar parte desse momento. Continuo aqui a ver os belos templos de séculos que apresentam uma temperatura agradável em seu interior quando comparado com as temperaturas de 40ºC das ruas. Entretanto, acredito que devemos acender em nosso coração o fogo Santo para a transformação. O Cristo nasceu em uma simplicidade e nessa realidade se entregou para alcançarmos a vida eterna. Então não devemos nos enganar pelo o ouro e beleza única desses templos e sim dar o merecido valor aos missionários que evangelizam em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. 


Nednaldo Dantas

FESTIVAL DE MÚSICA 2011 - Sugestão de música

Depois da polêmica sobre a música cantada pelo "Luz do Mundo" no Festival deste ano (Canção Estou em Paz, do grupo Novo Tom), tudo porque a música é de origem protestante, evangélica... (vide os comentários acima para constatarem o fato), o BLOG GLM aproveita o ensejo e já sugere uma música nem católica,tampouco, protestante para que algum grupo se habilite a cantá-la no próximo ano.

Quem tem coragem? Será que infringiria alguma regra ?

O CAMPEÃO DE COMENTÁRIOS NO MÊS DE AGOSTO - Viva a Democracia !

 

O Ministério de Música Água Viva, do Grupo Luz do Mundo, participa no próximo dia 29 de agosto do Festival de Música da Paróquia Santa Maria Mãe. O evento acontece a partir das 13h, no salão Pastoral da igreja Matriz, no conjunto Santa Catarina, e contará com a participação de mais de 10 ministérios de música da paróquia.

Este ano, o Água Viva canta que “A glória desta terra é passageira”, que a “A vida passa e tudo que ela traz”, mas “não temo o futuro, pois tenho Deus comigo”. Enfim “Pode cair o mundo, Estou em Paz”. Os trechos acima são da canção Estou em Paz, do grupo Novo Tom, que será apresentada pelo AV.

Entre as novidades deste festival é que tanto a torcida mais animada, quanto a mais organizada contará pontos extra para o ministério ao qual representa. Ou seja, contamos com a força dos componentes do GLM, não só para contabilizar pontos, mas para fazer deste um momento de interação entre todos os que compõem a paróquia de Santa Maria Mãe.

Ficou curioso e quer conhecer a música? Dá só uma olhada:

FESTIVAL DE MÚSICA - Algumas ponderações

É muito raro em nossa paróquia a promoção de encontros das comunidades (capelas), como ocorrera no FESTIVAL DE MÚSICA de nossa paróquia nos últimos quatorze anos. Somos desprovidos destes momentos, que o diga o encontro bíblico da Matriz, salvo engano, falecido; os encontros dos grupos de jovens da Paróquia não existem mais. Quem já viu um encontro na Paróquia de apresentação do tema da Campanha da Fraternidade, por exemplo?

Festival vem de festividade, festa, acho que isso explica a participação relativamente boa dos fiéis no Festival de Música nos últimos anos. Portanto, este raro encontro na paróquia tem que ser valorizado e louvado como uma conquista que deve ser preservada e enaltecida como momento de evangelização e confraternização.

A PASCOM da paróquia merece todos os elogios pela criação do evento e pela sua realização em mais de uma década entre nós. No entanto, passado todo este tempo, há de se fazer uma reflexão e  de se aperfeiçoar para as bodas de cristal em 2012. A despeito dos elogios já mencionados, o festival deste ano deu mostras de cansaço que reclamam mudanças.

A falta de pessoal para ajudar no evento foi uma justificativa dos organizadores. Em uma paróquia tão grande, os talentos estão por ai e devem ser motivadas e agregadas ao objetivo da realização do evento. Quer sejam da PASCOM ou não. 

O cuidado com o sistema de som sempre foi o calcanhar de aquiles do evento, entretanto, este ano foi muito instável. O amadorismo visível; aquele amontoado de fios no palco; cabos a clamarem pelos seus conectores. Resultado: Um atraso que gerava desconforto, desconcentração e impaciência do público, cantores e músicos. Sugestão que pude colher de alguns participantes: É chegada hora de investir num profissional de som que dê o suporte e o profissionalismo necessário para a realização de um evento importante como o nosso festival. E não é tão caro para  nossa paróquia ou para eventuais patrocinadores. A festa da música merece.

A divulgação do festival ainda é muito precária. Desculpem-me se erro, mas acho que o público este ano foi muito pequeno, quase que os artistas (cantores) superaram a torcida. Entendo também que se a paróquia  comparecesse em massa, o salão paroquial seria pequeno; mas por que então não voltar a realizar o evento ao ar livre, no pátio da Matriz como no ano passado? Foi tudo muito bonito !

A minha opinião é de leigo, pode ser até de alguém carente de maiores informações, mas como espectador  e ouvinte de comentários de toda sorte, afirmo que a escolha dos ganhadores deve ser revestida de regras claras  para o público presente. Quanto aos jurados, ouvi rumores que alguns deles apenas souberam da incumbência minutos antes do início do espétaculo! E outra coisa, é verdade que os jurados são sempre os mesmos nos últimos anos?  Não há ninguém mais capaz de exercer esta função em nossa cidade, arquidiocese? Acho que isso deve ser mudado.
Aos meus amigos, irmãos da PASCOM, o meu respeito e elogio pelo trabalho desenvolvido que, imagino ,não deva ser fácil. Tenho certeza que os erros serão assimilados e o  15º FESTIVAL DE MÚSICA será um sucesso à altura de tão significativa data.


Luiz Teixeira.


VAI VIAJAR? LEVE O GLM COM VOCÊ !

 Nednaldo Dantas - Santuário de Fátima
Básilica de Nossa Senhora de Fátima

O GLM na Igreja de Fátima
Parabéns Doutor Nednaldo !!

O Santuário de Fátima, localizado na Cova da Iria, freguesia de Fátima (Portugal), é um dos mais importantes santuários marianos do Mundo.

Em 1917 (ano da revolução soviética), Jacinta Marto, Francisco Marto e Lúcia de Jesus (conhecidos por "os três pastorinhos"), presenciaram seis aparições de Nossa Senhora nos dias 13, de Maio a Outubro, tendo em Agosto acontecido no dia 19 (alguns autores defendem que foi dia 15). No essencial da mensagem, Nossa Senhora teria pedido que se rezasse o terço todos os dias, conversão, e penitência. Moita Redonda e Lomba de Égua, distando a poucos quilómetros da Cova da Iria, eram os lugares povoados mais próximos. Numa dessas aparições, a Virgem Maria pediu para construírem uma capela naquele lugar, que actualmente é a parte central do Santuário onde está guardada uma imagem de Nossa Senhora. No decorrer dos anos, o Santuário foi sendo expandido até aos dias de hoje, existindo já uma basílica e uma grande igreja, aumentando assim a capacidade de acolhimento de peregrinos em recinto coberto.

O Santuário é composto principalmente pela Capelinha das Aparições, o Recinto/Esplanada do Rosário, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário e colunatas, casa de retiros de Nossa Senhora do Carmo e Reitoria, casa de retiros de Nossa Senhora das Dores e albergue para doentes, praça Pio XII e Centro Pastoral Paulo VI, e também a vasta Igreja da Santíssima Trindade, inaugurada a 13 de Outubro de 2007. Destacam-se ainda a Capela do Lausperene (Laus Perene = Louvor Permanente) (onde está permanentemente exposto o Santíssimo Corpo de Cristo na Hóstia Consagrada) e a Capela da Reconciliação, dedicada à celebração do Sacramento da Reconciliação (Confissão).

Quer ver muito mais fotos de Nednaldo em Fátima, clique no "continue lendo aqui" e faça uma viagem no famoso santuário...