sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Saudações irmãos!

Longe de nossa amada terra Brasil, fico a pensar como poderia ajudar na evangelização. Hoje, após alguns dias nesse pais (Portugal), posso perceber que a forma da expressão de nossa fé é muito diferente nas diversas regiões. No primeiro momento que coloquei meus pés na cidade de Braga, conhecida por muitos como a cidade dos Bispos, fiquei impressionado com tantas igrejas (segundo informações obtidas por minha pessoa de populares existem mais de cem igrejas). 

Em meu primeiro final de semana, fui como a igreja nos pede à missa. Uma vez nessa celebração, encontrei uma igreja lotada  de muitos fieis. Essa realidade me alegrou muito, pois me lembrei de minha terra. Todavia no transcorrer da celebração senti como os ritos podem ser diferentes: uma celebração em que as pessoas prezam muito mais pelo silêncio e pela ausência de expressão (falo do louvor corporal). Salmos que não são cantados e ausência de jovens nas celebrações eucarísticas.

Nos finais de semanas seguintes, na Igreja de São Victor, pude perceber que de forma geral a presença de jovens não se faz marcantes em algumas celebrações, apesar de existirem diversos movimentos de jovens nessa terra. Pude perceber homilias ricas e belas realizadas por jovens sacerdotes que, por impressionante que seja, conseguem associar os textos bíblicos ao cotidiano. Mas penso onde estaria a igreja viva de Cristo? Não somos também responsáveis pela celebração eucarística? Será que devemos estar sempre em uma postura de meros figurantes nas celebrações? Acredito que não! 

Somos todos convidados a tomar parte desse momento. Continuo aqui a ver os belos templos de séculos que apresentam uma temperatura agradável em seu interior quando comparado com as temperaturas de 40ºC das ruas. Entretanto, acredito que devemos acender em nosso coração o fogo Santo para a transformação. O Cristo nasceu em uma simplicidade e nessa realidade se entregou para alcançarmos a vida eterna. Então não devemos nos enganar pelo o ouro e beleza única desses templos e sim dar o merecido valor aos missionários que evangelizam em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. 


Nednaldo Dantas

3 comentários:

Antonio Carlos disse...

Olá, Nednaldo!

Finalmente tive um tempinho para atualizar minha leitura do blog.

Espero que esteja td bem com vc nesse calorão português.

Já constatei algo (posso estar errado): a saudade parece já ser grande, não é?

Um abração, amigo, fica com Deus!

Antonio.

Antonio Carlos disse...

Olá, Nednaldo!

Finalmente tive um tempinho para atualizar minha leitura do blog.

Espero que esteja td bem com vc nesse calorão português.

Já constatei algo (posso estar errado): a saudade parece já ser grande, não é?

Um abração, amigo, fica com Deus!

Antonio.

Nednaldo disse...

Verdade meu amigo! A distância dos amigos que tanto amamos e temos como família começa a pesar mais isso faz parte dessa jornada. Nesse período que estou nessa terras estou a amadurecer e compreender diversos valores. Um grande abraço e Deus nos abençoe!