terça-feira, 7 de setembro de 2010

SEMANA DA PÁTRIA

Caríssimos irmãos e irmãs,

Estamos vivendo a Semana da Pátria. Durante este período, culminando com o dia 7 de setembro, comemora-se em todos os lugares a Independência do Brasil.

A palavra Pátria tem sua origem na língua latina – patris – e significa terra paterna. Podemos dizer que é o lugar ao qual nos unimos através de laços de afeto, adquirimos determinada cultura, aprendemos valores e ajudamos a construir a história.

E aqui está o ponto chave para a nossa meditação. Somos chamados não somente a festejar a Pátria, mas também, e até mais, a construir a sua história.

Com certeza todos amamos o País em que nascemos, temos orgulho de ser brasileiros. Mas temos que cuidar para que essa Pátria seja respeitada por nós e pelas outras nações.

Temos que dar a nossa parcela de contribuição para que os que aqui nascem, ou que adotaram o Brasil como sua Pátria de coração, sintam alegria de ver o desenvolvimento acontecer para todos.

É necessário que estejamos atentos para acolher os que sofrem pela falta de estrutura de vida digna e ao mesmo tempo levá-los a serem protagonistas de uma experiência nova em seu próprio caminhar.

Quando o Brasil teve a sua independência de Portugal proclamada, o objetivo maior era que os brasileiros pudessem desfrutar dos bens que aqui existiam e assim oferecerem um futuro melhor para os seus filhos e netos.

Não podemos jogar fora esta conquista. Precisamos ocupar os espaços que são oferecidos para essa reflexão. Os Conselhos Municipais, Estaduais e Federais são um grande âmbito de promoção das políticas públicas. É preciso estar neles com o sentimento de responsabilidade pelo bem comum.

As associações, os sindicatos, os conselhos comunitários devem ser lugar da presença de cada cidadão que quer ver a sua Pátria crescer.

Estamos vivendo o período de debates na campanha eleitoral. Não deixemos passar esta oportunidade para buscarmos o algo mais que pode estar faltando para sermos uma grande nação no mundo globalizado.
Procure conhecer melhor o candidato, ou a candidata, que receberá o seu voto para cada um dos cargos que estão sendo disputados. Veja quais as suas propostas e os seus projetos. Saiba o que pretende fazer pelo bem da sua comunidade e não apenas no seu interesse próprio.

Assim, a Semana da Pátria será sempre celebrada com alegria, pois o Brasil, acolhendo os seus filhos, buscará que todos tenham vida em abundância.

Deus nos abençoe hoje e sempre.

Dom Matias Patrício de Macêdo
Arcebispo Metropolitano de Natal
 


DA TERRA DOS BEATLES, O EXEMPLO A SER SEGUIDO !

Depois da divulgação do vídeo da Vereadora Sgt. Regina, o que mais ouvimos é que agora ela vai ser realmente eleita ! Não sabemos ao certo, vamos esperar o dia 03 de outubro. No entanto, o histórico do eleitor  potiguar o denuncia e não nos surpreenderia se a Vereadora, depois de tudo, ganhasse de presente um novo cargo (Deputado Estadual).

O caso da nossa vereadora militar, nos lembrou o episódio do então Primeiro Ministro Britânico Gordon Brown que em campanha foi surpreendido por uma eleitora exigente e cobradora. Estando na frente das câmeras, o político a tratou com paciência e delicadeza, mas depois demonstrou o que realmente sentia, falando o que pensava da "impertinente eleitora." Mal ele sabia que sua voz  fora captada por um microfone ligado. O político se apressou;  pediu desculpas a senhora eleitora, mas a opinião pública foi implacável com sua falta de respeito e hipocrisia. Resultado: Perdeu as eleições!  E observem que o lapso dele nem se compara com o escândalo da Vereadora.

Quem sabe em terras potiguares a gente aprende com os ingleses.


Gafe não perdoada pelos ingleses


Descuido que pode ser premiado?


PARABÉNS BRASIL !


EVANGÉLICOS EM CAMPANHA

Temos nós, os cristãos, o dever de orientar o povo a votar em pessoas de bem, honestas, competentes e que defendam políticas que promovam o bem comum, a justiça e dignidade da pessoa humana. Mas estes representantes, necessariamente, devem ser católicos? Devemos nos preocupar em formar uma bancada católica? Pelo menos um personagem importante do meio evangélico assim pensa. Evangélicos em campanha é o que vemos nos vídeos abaixo.