segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Muco de lesma pode fazer bem para pele



Substância presente no muco da lesma ajuda a combater rugas e rachaduras presentes na pele.
Um estudante brasileiro, 17 anos, Wescley Miguel da Silva, orientado pela professora Patrícia Carla França desenvolveu um projeto de pesquisa relacionada ao muco da lesma.


A pesquisa durou três meses, e foi feita com três senhoras de idades entre 50 e 70 anos, que usaram o muco da lesma na pele do rosto e do calcanhar, duas vezes por dia.
Foi observada uma melhora na lisura, hidratação e elasticidade da pele.
De acordo com Wescley, o muco contém colágeno e elastina, que evita e incidência de ruas e ajuda no tratamento de rachaduras nos pés, respectivamente.
O método utiliza o muco da lesma, quando ela está em situação de estresse.
Tal estresse ocorre quando a lesma é apertada, que expele um muco com propriedades diferentes daqueles que são expelidos naturalmente.
Wescley utilizou a pesquisa para o Prêmio José Marcio Ayres Para Jovens Naturalistas, do Museu Emílio Goeldi, no Pará.
De acordo com Joice Santos, coordenadora do Prêmio Márcio Ayres, a pesquisa não tem valor científico, pois a experiência conduzida pelos alunos possui algumas limitações, sendo assim os testes não são considerados laboratoriais.


Fonte: Gazeta Online

Identidade sacerdotal não nasce de desejos pessoais, diz cardeal


Dom Eugenio de Araujo Sales
Cardeal Arcebispo Emérito do Rio de Janeiro

Uma crise de fé se manifesta de diversas maneiras. Uma delas insere-se na eclesiologia. Constantemente são veiculadas afirmações que, mesmo não erradas plenamente, são, no mínimo, dúbias. Uma arbitrária concepção da instituição fundada por Jesus Cristo leva a desvios e a consequências danosas à paz e à concórdia no interior da comunidade eclesial. A grande maioria permanece fiel, embora sofrendo as incursões de uma minoria.

Dada a importância do padre, para todos, é necessário da parte do Pastor, responsável diante de Deus pela ortodoxia, um comentário sobre o sacerdócio.

O Concílio Vaticano II traz, como proposição dogmática, a diferenciação essencial – “e não apenas em grau” – entre o sacerdócio comum dos fiéis e o ministerial ordenado (Lumen Gentium, nº10). Este último corresponde a uma vontade consignada pelo Fundador da Igreja, que adota uma estrutura na qual a autoridade de Deus é exercida sacramentalmente pela Ordem. O Concílio diz que “o sacerdote ministerial, pelo poder sagrado de que é investido, organiza e rege o povo de Deus” (Idem). Assim, uma função específica na comunidade eclesial e para ela.

Ora, é pelo menos dúbio declarar que não existe uma divisão de tarefas, determinada e precisa. E que os ministérios – sem excluir explicitamente o que é conferido pelo sacramento da Ordem – surgem segundo as necessidades dos leigos.

Salvaguardada a identidade divina do sacerdócio ministerial em seus graus: episcopado, presbiterato e diaconato, o Concílio reclama também a participação própria do laicato católico. Juntos, formamos todos a Igreja, “Povo de Deus”, sem nos esquecer, no entanto, de que ele não é um mero agrupamento sociológico, existente pelas leis dos homens e por seus regimes políticos. Trata-se, antes de tudo, de uma realidade sobrenatural, gerada e sustentada pela graça.

Continue lendo aqui

Dia Internacional da Tolerância



Precisamos mais do que nunca desenvolver diálogos que contenham, de fato, a noção e a vivência da igualdade e da tolerância. Lembrando sempre que não se há de tolerar o intolerável, isto é, tudo aquilo que atente contra a dignidade e a vida humana, contra os direitos humanos em geral.

Senti Saudades



Por: João do amor


http://joaodoamor-j.blogspot.com/





Já tem tantos dias que não escrevo aqui. O silêncio tomou conta de mim de uma maneira estranha. Pegou-me de uma maneira muito esquisita. Eu fiquei com preguiça até de olhar pro teclado. Era como se fizesse necessário que ficasse um tempo sem escrever nada. Mas gosto de escrever. Gosto de expor meus sentimentos. Então estou de volta. Preciso registrar o que desejar.



Ontem à noite, quando voltava do trabalho, passei de frente a Catedral Metropolitana aqui de Natal e vi muita gente. Havia um carro com a imagem de uma Santa em cima e muitas flores. Lembrei que ontem houve 100 casamentos naquele local. E outra lembrança também invadiu a minha mente: entre os 100 casamentos, dois deles, eram de pessoas que eu conheço.

Mas, o que me fez ficar pensar pensativo e com os olhos cheios de lágrimas foi à saudade das minhas idas as missas dominicais quando o meu tempo permitia. E hoje, quando liguei a TV na intenção de ver o Jornal matinal da TV Record, resolvi dar uma passadinha pelos outros canais. Parei na Canção Nova que transmitia a Missa. Entre outras mensagens, na hora da comunhão, o padre disse o seguinte: “Quando o cristão deixa de ir a Missa, volta a ser pagão”.

Eu senti que a aquela frase foi pra mim. É que estou afastado há muito tempo. Gostava de sentar no primeiro no primeiro banquinho diante do altar. Costumava prestar atenção em tudo que o padre falava e agarrava aquelas palavras para minha vida permitindo que elas me alimentassem durante toda a semana. Elas eram o sal que faltava em meu dia-a-dia.

Mas o tempo passou. Sei que existem missas em outros dias da semana. Só que a do domingo parece ser diferente. Não sei dizer, exatamente, onde está a diferença. Mas, sinto que ela existe. Às vezes acho que é porque, geralmente, o domingo é um dia de folga pra muita gente, as pessoas estão com mente mais descansada, mais leve. E na semana a pessoa trabalha o dia todo quando chega o final do dia o corpo pede repouso.

No meu caso, trabalho das 16:00 às 00:00hrs. Ou até o último cliente ir embora. Sei que isso não deveria ser uma desculpa. Afinal Deus é tão bom com a gente e por isso merece, nem que seja um minuto do nosso tempo. Mesmo assim, sempre botamos dificuldade para irmos ao seu encontro.

Mas vou me organizar na intenção de mudar essa minha rotina. Tenho saudades também dos meus amigos de caminhada. Uma caminhada interrompida por causa da minha necessidade de manter a minha vida e as minhas responsabilidades.

Matrimônio torna o homem mais feliz, revela estudo

Atenção homens!



Um estudo realizado por peritos da Universidade de Glasgow, Escócia, comprovou que contrair matrimônio e ter filhos aumenta a felicidade e a satisfação de viver. Os resultados do Dr. Luis Ángeles foram publicados no Journal of Happiness Studies. Segundo o perito, quando os entrevistados foram questionados sobre as coisas mais importantes em suas vidas, a maioria pôs a seus filhos no início da lista.

Para as pessoas casadas de todas as idades e as mulheres casadas em particular, as crianças são sua maior satisfação e esta sensação aumenta segundo o número de crianças no lar. Por sua vez, as pessoas solteiras ou separadas e que devem criar sozinhos os seus filhos reportam experiências negativas. As crianças são vistas nestes casos como uma limitação para a vida social, a quantidade e o uso do tempo livre.

“Existe a tentação de acreditar que as crianças podem fazer-nos pessoas melhores só nas condições adequadas, um tempo na vida em que as pessoas sintam que estão preparados para a paternidade, ou ao menos deseja está-lo. Este momento pode chegar em etapas muito distintas para as pessoas, mas um sinal adequado deste enfoque pode ser o ato do matrimônio”.

Bento XVI "navega" na internet e utiliza e-mail, diz arcebispo

O Papa Bento XVI gosta de navegar pela Internet e não se inibe quando precisa usar o e-mail para enviar suas correspondências. Segundo o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, "o Papa envia os seus e-mails pessoais. Ele aprecia muito as novas tecnologias. Não tem um endereço personalizado de e-mail, mas todos os e-mails chegam e partem do Vaticano".

Em declarações ao canal de televisão italiano - Italia 1, Dom Celli acrescentou que o Papa recebe milhões de mensagens de fiéis de todo o mundo "e, embora, como é lógico, não possa responder a todos esses milhões de textos que chegam ao seu e-mail, oferece as suas preces por todos aqueles que lhe escrevem".

A importância que a Santa Sé concede à Internet também se reflete no encontro mantido nestes dias no Vaticano pelos bispos responsáveis das comunicações sociais das Conferências Episcopais Europeias, para aprofundar a discussão sobre a web.

Desde janeiro, o Vaticano conta com o seu próprio canal no portal de vídeos YouTube, no qual oferece breves notícias sobre a atividade de Bento XVI em inglês, italiano, espanhol e alemão.


Fonte: cancaonova. com

FRASES




O segredo da felicidade é encontrar a nossa alegria na alegria dos outros.
                      (Alexandre Herculano)

A morte no Cristianismo



Ontem (15) em nossa reunião quinzenal (grupão) teve como palestrante nosso amigo e colaborador Marcio que nos trouxe a visão do cristianismo sobre a morte e o motivo pelo qual a igreja católica reza pelos mortos.


Veja mais fotos aqui

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 16/11/2009



Um itinerário de luz
Leitura Orante/Novembro - mês do bem-aventurado Tiago Alberione (festa litúrgica: 26 de novembro)


Lc 18,35-43


Jesus já estava chegando perto da cidade de Jericó. Acontece que um cego estava sentado na beira do caminho, pedindo esmola. Quando ouviu a multidão passando, ele perguntou o que era aquilo.
- É Jesus de Nazaré que está passando! - responderam.
Aí o cego começou a gritar:
- Jesus, Filho de Davi, tenha pena de mim!
As pessoas que iam na frente o repreenderam e mandaram que ele calasse a boca. Mas ele gritava ainda mais:
- Filho de Davi, tenha pena de mim!
Jesus parou e mandou que trouxessem o cego. Quando ele chegou perto, Jesus perguntou:
- O que é que você quer que eu faça?
- Senhor, eu quero ver de novo! - respondeu ele.
Então Jesus disse:
- Veja! Você está curado porque teve fé.
No mesmo instante o homem começou a ver e, dando glória a Deus, foi seguindo Jesus. E todos os que viram isso começaram a louvar a Deus.




Comentário do Evangelho

A fé liberta da cegueira

Na subida a Jerusalém, Jesus aproximase de Jericó. À beira do caminho, marginalizado, há um cego pedindo esmola. O sistema de poder que o subjuga tirou-lhe a visão e sua compreensão da vida. Quando Jesus passa, grita por ele, com o título de Filho de Davi. A sua cegueira e a sua indigência estão atreladas à ideologia de poder davídico-judaica.
Jesus o chama, e quando lhe pergunta: "Que queres que eu te faça?", o cego responde: "Senhor, que eu veja". A fé em Jesus faz com que o cego se liberte de sua cegueira e veja Jesus com novos olhos, passando a seguilo. Na narrativa, o cego simboliza, também, os discípulos que trazem, ainda, marcas da ideologia do poder do sistema do templo e da sinagoga. No momento da humilhação e morte de Jesus em Jerusalém, estes discípulos se confundirão e fi carão inseguros. Suas visões, aos poucos, vão-se clareando.
 
Fonte: paulinas.org