quinta-feira, 17 de julho de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A - Dia: 18/07/2008



Jesus e o sábado

Mt 12,1-8

Poucos dias depois, num sábado, Jesus estava atravessando uma plantação de trigo. Os seus discípulos estavam com fome e por isso começaram a colher espigas e a comer os grãos de trigo. Quando alguns fariseus viram aquilo, disseram a Jesus:
- Veja! Os seus discípulos estão fazendo uma coisa que a nossa Lei proíbe fazer no sábado!
Então Jesus respondeu:
- Vocês não leram o que Davi fez, quando ele e os seus companheiros estavam com fome? Davi entrou na casa de Deus, e ele e os seus companheiros comeram os pães oferecidos a Deus, embora isso fosse contra a Lei. Pois somente os sacerdotes tinham o direito de comer esses pães. Ou vocês não leram na Lei de Moisés que, nos sábados, os sacerdotes quebram a Lei, no Templo, e não são culpados? Eu afirmo a vocês que o que está aqui é mais importante do que o Templo. Se vocês soubessem o que as Escrituras Sagradas querem dizer quando afirmam: "Eu quero que as pessoas sejam bondosas e não que me ofereçam sacrifícios de animais", vocês não condenariam os que não têm culpa. Pois o Filho do Homem tem autoridade sobre o sábado.

Comentário do Evangelho

A liberdade de Jesus

Uma das características dos evangelhos é registrar a liberdade com que Jesus agia diante da Lei de Moisés, e o conflito resultante com os chefes religiosos de Israel. Uma das principais observâncias legais do judaísmo era o repouso sabático.
Diante da crítica dos fariseus, Jesus cita a figura de maior proeminênia na tradição deles: Davi. Em uma narrativa bíblica, Davi com seus companheiros desrespeitaram a consagração dos pães da proposição e os comeram. Os próprios sacerdotes, em suas múltiplas atividades cultuais, não observavam o repouso sabático.
Jesus age com liberdade em relação à Lei, relativizando-a em vista da prática da misericórdia. É o amor que socorre os pobres e os sofredores em suas necessidades e carências, promovendo a vida.

Oração
Pai, faze-me misericordioso no trato com o meu semelhante, e livra-me de toda tendência ao legalismo sem piedade, que se coloca a serviço da morte.

VIVER BEM !

Você é um atleta de final de semana?

"Atletas de fim de semana" devem redobrar cuidados na São Silvestre

Carlos Ventura, professor da Universidade Ibirapuera e técnico em atletismo especializado neste tipo de corrida, alerta para o consumo excessivo de calorias durante a prova por parte de atletas sem um preparo físico adequado, o que pode trazer conseqüências graves São Paulo, 15 de dezembro de 2006 - Estudos comprovam que uma pessoa que pesa até 70 quilos, caminhando ou correndo, dependendo do ritmo, consome entre 210 e 820 calorias por hora. Qualquer atividade física que consuma acima de 700 calorias-hora deve ser evitada sobretudo pelos chamados "atletas de fim de semana", que não gozam de um preparo físico adequado. Esta é a opinião de Carlos Gomes Ventura, professor do curso de Educação Física da Ibirapuera, diretor da Federação Paulista de Atletismo e técnico duas vezes campeão da corrida de São Silvestre. Para o especialista em provas de média e longa distância, pessoas com alto consumo calórico e despreparadas fisicamente não devem se exercitar por mais de uma hora, principalmente em provas de rua com substanciais alterações de percurso, alternando subidas e descidas íngremes. "Os riscos para estas pessoas são de lesão muscular, fratura óssea e, até mesmo, sérios problemas cardíacos. O treino de atletismo, praticado uma vez por semana, é insuficiente e pode ser prejudicial, pois não forma nenhuma base. A preparação ideal é aquela em que o atleta de final de semana faz pelo menos 3 treinos no intervalos de 7 dias, com batimentos cardíacos controlados entre 120 e 150 pulsações por minuto, alternando os dias de treino em terreno plano e terreno acidentado", destacou. Alimentação Adequada Para o treinador não é aconselhável mudança brusca no regime alimentar. Primeiramente, o corredor deverá a determinar um horário padrão para se alimentar, amoldando-se ao horário da São Silvestre ou dos treinamentos. O corredor deve dar ênfase à ingestão de carboidratos, pois são mais bem aceitos pelo organismo. No momento da largada de uma prova ou de um treinamento longo, o estômago deve estar vazio. Também não é aconselhável a ingestão de glicose, açúcares de forma liquida, entre 30 e 60 minutos antes da prova ou do treinamento, pois poderá ocasionar mal estar e sensação de cansaço. "A hidratação durante uma maratona deve ser contínua. Beba líquido a cada 3 ou 4 quilômetros. Isotônicos, como água de coco, ajudam e muito", finalizou.

FONTE: www.sentirbem.uol.com.br

NOTÍCIAS DA ARQUIDIOCESE

Arcebispo realizará visita pastoral a Tangará e Sítio Novo


Paróquias implantam Pascom

Duas paróquias da Arquidiocese implantam a Pastoral da Comunicação. Uma é São Bento do Norte, implantada no dia 6 deste mês, com presença do administrador paroquial, Pe. Adriano Henrique, e do Articulador da Pascom no VII Zonal, Márcio Castilho. A agente Pastoral Ana Kelly Silveira Santos assumiu a coordenação da Equipe da Pascom, em São Bento do Norte.
Outra paróquia é a de Macaíba, que já tinha anteriormente e fez uma reestruturação, incluindo novos integrantes na Equipe. Eles estão em processo de capacitação para os trabalhos e já atuam nas áreas de Rádio e Internet. No último dia 8, às 20 horas, 19 integrantes da equipe se reuniram com a equipe de coordenação da Arquidiocese, na Matriz. Houve formação sobre o que é a Pastoral da Comunicação e como atua. O coordenador é José Lucemário Félix. Na próxima terça-feira, dia 15, haverá uma reunião da equipe para planejamento das próximas atividades.


Padre italiano ministra curso em Natal

O Setor Família, da Arquidiocese de Natal, e a Casa do Terço, promovem o curso “Ministério de Escuta e Aconselhamento Familiar”, nos dias 26 e 27 próximos, no salão pastoral social da Casa do Terço, situado na Av. Rio Branco, 818, Cidade Alta, Natal. O curso será ministrado pelo Pe. Vítor Groppelli, italiano, licenciado em Teologia Dogmática, com especialização em Cristologia. Ele veio para o Brasil em 1972 e reside em Londrina-PR, onde fundou o Instituto da Família.
Para participar do curso, os interessados devem se inscrever, na Casa do Terço ou na Livraria Paulinas. Haverá a cobrança de uma taxa de R$ 20,00, dando direito a lanches e almoço, durante o curso. Nos dois dias, o curso começa às 8h e termina às 17 horas. No dia 27, haverá missa, às 17 horas, presidida pelo Pe. Francisco das Chagas de Souza, coordenador do Setor Família, da Arquidiocese. Mais informações, no Setor Família, fone 3615-2800; na Casa do Terço, fone 3211-3975; e na Livraria Paulinas, fone 3212-2184.


Jornada reúne 500 mil jovens

Um grupo de jovens da Arquidiocese de Natal e o Pe. Carlos Sávio estão em Sidney, Austrália, para participarem da Jornada Mundial da Juventude com o Santo Padre, o Papa Bento XVI. O Pe. Sávio fala da expectativa da população de Sidney. “A expectativa da cidade é grande. Para se ter uma idéia, os australianos afirmam que a Jornada movimentará mais gente do que a Olimpíada de 2000. Já são mais de 500 mil jovens inscritos”, contra Pe. Sávio.
A Jornada será realizada de 15 a 20 deste mês. O Papa Bento XVI chegará a Sidney no dia 17 e ficará até o final do evento. Antes da Jornada, os jovens participam de atividades, chamadas pré-jornadas, sobre catequese, missa, momentos de adoração e de espiritualidade, entre outros.


Pastoral da Saúde realiza congresso

O casal Nilton Minora de Oliveira e Normalice Ataide Minora representa a Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Natal no I Congresso Regional desta Pastoral, que ocorre neste final de semana, em Garanhuns-PE. O Congresso foi aberto na sexta-feira, dia 11 e é concluído neste domingo, dia 13. Os participantes discutem o tema “Pastoral da Saúde e Defesa da Vida”, através de palestras e mesas redondas, abordando assuntos como Bioética e Políticas Públicas. Neste domingo, há um painel sobre “estratégias de articulação e atuação no mundo da saúde”.


Pascom exibe filme em comunidades rurais

Nova sessão do Cinema Itinerante será promovida pela Pastoral da Comunicação da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, no dia 19 de julho, às 18 horas, na comunidade Lagoa do Chico, de Lagoa D’Anta, em frente à capela de São Pedro. Será exibido o filme “Paulo de Tarso para o Mundo”.
Um dos objetivos é divulgar o Ano Paulino, proclamado pelo Papa Bento XVI e aberto, oficialmente, no dia 28 de junho. A Pascom de Nova Cruz vem realizando o Cinema Itinerante nas comunidades rurais da paróquia, exibindo filmes que apresentam uma mensagem cristã e evangelizadora.

Curso bíblico abre inscrições

A paróquia de Santo Antônio de Pádua, no Parque dos Coqueiros, zona norte de Natal, está com inscrições abertas para o Curso Bíblico, a ser realizado a partir de setembro. O curso é aberto a qualquer pessoa da paróquia que queira aprofundar os conhecimentos bíblicos. As inscrições podem ser feitas na Matriz de Santo Antônio de Pádua, com Sandra Lucas.


Casa do Terço promove bazar

Os organizadores da Casa do Terço, Antônio Marques e Conceição, realizarão bazar da solidariedade, dia 8, das 9 às 17 horas, na sede da instituição, situada na Av. Rio Branco, 818, Cidade Alta, Natal. A renda será destinada à manutenção dos serviços que a Casa oferece.


Nova Natal festeja padroeira

A comunidade de Nova Natal, da paróquia de Santa Luzia, Zona Norte, celebra a festa de Santa Maria Madalena, de 13 a 22 deste mês, com o tema: “Com Santa Maria Madalena, a comunidade é chamada a produzir frutos”. Haverá novenas e missa, no período festivo, com presença de padres das paróquias do XI Zonal. Neste domingo, também há um jantar de confraternização e show do Pe. Humberto Negreiros, com senha ao preço de R$ 5,00. A celebração do dia 21 será presidida pelo Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, que também visitará outras comunidades da paróquia.

SONHOS QUE SE REALIZAM

Os amigos do Grupo Luz do Mundo que puderam prestigiar, nesta última terça-feira, a formatura de nossa querida Leandra.
Desejamos a Leandra muito sucesso em sua carreira e que ele alcance todos os seus sonhos profissionais. Que Deus a abençõe sempre !