quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O que vocês acham?



Quem não conhece José Fernandes de Oliveira, o renomado Padre Zezinho, cantor, escritor, apresentador de programas de tevê etc.

Gostariamos de reproduzir algumas falas dele que para muitos podem soar como desagregadoras, críticas que deveriam ser guardadas a sete chaves e nunca expostas.  Alguns dirão: "Procura o irmão em particular e conversa. vai servir de crescimento p/ vocês." Mas, pelo contrário, as palavras do padre são duras, contundentes e voltadas para o clero e leigos católicos também. O padre se excede em sua liberdade? Exponhe a Igreja Católica, seus padres e fiéis?


"Que a pregação mudou, vemos pelo que diz no rádio e na televisão. Em geral, aparece mais o pregador do que a pregação, porque estamos na era da afirmação do "eu" na era do "apresentador". No caso dos religiosos, é perceptível quando os holofotes , o show inteiro ou a missa inteira se dirigem a eles. Há casos em que as câmeras ficam 85% do tempo centradas no padre que anima e 15% restantes entre o altar, os símbolos e o povo. Vira a missa do padre X e não a missa da assembléia".

"De repente, anunciar a Palavra de Deus ao povo se transformou em anunciar a multidões. O desejo de atingir a multidão tornou-se mais preemente do que o desejo de evangelizar com conteúdo."

'É mais do que comum encontrar hoje pregadores que, mesmo de boa-fé: conversam com uma imagem como se orassem àquele gesso e não à pessoa a quem o gesso representa..."

"Disseram-me que, com Jesus, eu receberia 100 por 1 e que Deus dá prosperidade, casas, carros e emprego a quem paga o dízimo e faz promessas, correntes e novenas. Lá encontrei Jesus pregando no meio dos pobres e dizendo o contrário..."

"Foi repetitivo o padre que num sermão de 35 minutos usou 87 vezes a expressão por isso, meu irmãos,  e jamais concluía e 42 vezes a frase Deus quer que nós."


"Não pregue a missa toda: Aquele piedoso sacerdote, que já no terceiro ano de seu sacerdócio costumava celebrar missas de três horas, não se deu conta de uma dura verdade: falava demais."

"Enfim, cuidado com os videntes e os mensageiros que se levantam com mais um recado de Jesus para o mundo. Sigam Jesus, que mandou desconfiar deles (Mt. 24,24-28)".

"Eu também sou um pregador que anuncia a Palavra de Deus pelos mais diversos meios há quase 40 anos e seria odioso citar nomes. Falo de fatos, muito dos quais também me desabonam, de vez que nem sempre vivi tudo aquilo que ensino. Todos nós corresmos os riscos da pregação..."



Retirado do livro: Novos púlpitos, novos pregadores.
São Paulo: Paulinos, 2004


EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 22/10/2009



Divisão ou opção por Jesus

Leitura Orante


Lc 12,49-53


Jesus continuou:
- Eu vim para pôr fogo na terra e como eu gostaria que ele já estivesse aceso! Tenho de receber um batismo e como estou aflito até que isso aconteça! Vocês pensam que eu vim trazer paz ao mundo? Pois eu afirmo a vocês que não vim trazer paz, mas divisão. Porque daqui em diante uma família de cinco pessoas ficará dividida: três contra duas e duas contra três. Os pais vão ficar contra os filhos, e os filhos, contra os pais. As mães vão ficar contra as filhas, e as filhas, contra as mães. As sogras vão ficar contra as noras, e as noras, contra as sogras.

Jesus continua recomendando vigilância e fidelidade. O ladrão costuma vir à noite. A surpresa, normalmente, é seu recurso.Pedro fica em dúvida se a parábola é só para os discípulos ou é para todos. Na verdade, embora a vigilância seja coletiva ( da casa), aplica-se a cada pessoa. Na parábola do texto de hoje, Jesus fala do empregado encarregado da casa e dos outros empregados. Poderá ser fiel ou abusar de seu cargo, sendo autoritário com seus dependentes e agindo com permissividade. O desconhecimento das ordens do patrão é atenuante : "será castigado com poucas chicotadas."0 que sabe qual é a vontade do patrão e não se prepara,nem faz o que ele quer, será castigado. Podemos concluir que ele próprio se condena.

Comentário do Evangelho

Jesus veio lançar o fogo do amor



Em uma seqüência de instruções aos discípulos, Lucas apresenta estas sentenças de Jesus, com as palavras chave: fogo, batismo, divisão. O contexto é o do fim do ministério de Jesus e das dificuldades que os discípulos
enfrentarão em sua missão. João Batista anunciara que Jesus batizaria no Espírito Santo e com o fogo. O Espírito é o amor de Deus infundido nos corações. O fogo era, tradicionalmente, o símbolo do julgamento, dentro da visão apocalípticaescatológica; a palha, separada do trigo, seria lançada ao fogo. Contudo, nas palavras de Jesus, em vez de condenação, o fogo que ele veio lançar é o fogo do amor, identificado com o Espírito, que deveria tomar toda a terra. O batismo pelo qual Jesus anseia é a consumação da sua obra de anúncio do Reino, na qual o Pai é glorificado. E a glória do Pai se completará com a continuidade da missão pelos discípulos. A divisão que Jesus traz é a ruptura com a paz do mundo submisso aos poderosos. A família, célula da sociedade e também célula de reprodução do judaísmo, comumente identifica-se com esta paz. Jesus, com seu Reino de amor, propõe algo novo que abala a paz tradicional.  
 
Fonte: paulinas.org

FELIZ ANIVERSÁRIO !!





Aqui estamos, mais uma vez, graças a Deus,
comemorando mais um ano de vida das nossas grandes amigas FLAVINHA e GIGINHA!!
Que os vossos dias sejam muito felizes e que ele se repita por muitos anos, de preferência, nos agraciando com vossas amizades e convívio.
Feliz aniversário e que Deus te abençõe.
São os votos de seus amigos do GLM !