terça-feira, 30 de junho de 2009

IMAGEM É TUDO!

Rei (Igor) e Rainha (Leandra) do milho.
São João 2009 GLM

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 30/06/2009

O tamanho da fé
Mt 8,23-27
Jesus subiu num barco, e os seus discípulos foram com ele. De repente, uma grande tempestade agitou o lago, de tal maneira que as ondas começaram a cobrir o barco. E Jesus estava dormindo. Os discípulos chegaram perto dele e o acordaram, dizendo: - Socorro, Senhor! Nós vamos morrer! - Por que é que vocês são assim tão medrosos? - respondeu Jesus. - Como é pequena a fé que vocês têm! Ele se levantou, falou duro com o vento e com as ondas, e tudo ficou calmo. Então todos ficaram admirados e disseram: - Que homem é este que manda até no vento e nas ondas?!

Comentário do Evangelho
Tempestade acalmada
Temos neste Evangelho de Mateus uma segunda narrativa de travessia de um mar agitado e ameaçador.No Evangelho de Marcos encontramos também esta segunda narrativa. A narrativa, redigida no estilo de um milagre da natureza, caracteriza-se pelo seu sentido simbólico e remete à afirmação do poder de Jesus. No Primeiro Testamento, principalmente nos Salmos, são encontradas descrições de manifestações espantosas da natureza relacionadas com o poder de Deus. A comunidade de discípulos fica assustada e insegura diante das dificuldades que surgem. Para eles o "sono" de Jesus parece uma omissão. No fim, sentem-se confortados pela manifestação de poder dele. Percebe-se na narrativa uma interpretação de Jesus como fonte de poder, muito característica de Mateus. Esta compreensão é própria dos discípulos das comunidades oriundas do judaísmo. Contudo, Jesus, em seu convívio com todos, homens e mulheres, sempre inspirou confiança, transmitiu segurança e comunicou vida, através de seu amor sem limites. A segurança diante do temor não é dada pelo poder, mas sim pelo amor.
Fonte: Paulinas.org.com

FAMÍLIA !

Durante esta Quaresma (Campanha da Fraternidade) quantas vezes ouvimos o óbvio: "Construiremos uma sociedade de paz com cidadãos saudáveis e felizes, quando resgatarmos o valor da família". Recentemente tratamos da importância da família em nossa formação.

Deste cataclisma midiático que é a morte do famoso cantor americano, transcrevemos uma reflexão a partir da relação do cantor com o seu pai. Um bom texto que valoriza a importância da família e do papel dos pais.


OLHANDO A CRIANÇA MICHAEL JACKSON

O acontecimento mais notável da semana: a morte de Michael Jackson.


A trágica vida do astro é o exemplo insuperável das consequências profundas de uma relação pai-filho degenerada.


Michael Jackson, durante toda a vida, lutou (de modo caótico, é evidente) contra o fantasma aterrorizante do pai. Esse homem de quem Michael, na infância, esperava proteção e afeto, mas que só lhe causou horror, medo e violência, foi uma sombra negra constante e determinante em sua vida.


Até mesmo a transformação física do cantor foi muito menos uma questão racial com implicações políticas (interpretação banal da maioria) do que uma profunda rejeição à figura paterna e a tudo que ele representava. A bizarra metamorfose foi fruto da imensa ojeriza que Michael Jackson sentia diante da possibilidade de se identificar ao pai. O problema não era uma rejeição à própria cor, mas uma rejeição absoluta, integral ao pai. Se o pai fosse louro, a transformação de Michael Jackson provavelmente teria sido inversa.


O evento da morte de Michael Jackson pode servir de gancho para que as pessoas façam uma reflexão mais profunda sobre a relação pais-filhos e sobre as relações adultos-criança de maneira geral. Que as pessoas entendam de que os adultos - epitomizados por pai e mãe - devem antes de tudo PROTEGER as crianças. E protegê-las não diz respeito apenas ao aspecto material, mas fundamentalmente ao aspecto afetivo, psicológico e moral.


A grande assimetria existencial entre adultos e criança traz embutido um imperativo, ao qual precisamos estar sempre atentos e com o qual devemos nos orientar: a proteção. Por isso, usar as crianças para sua própria satisfação (seja ela material, psicológica, egóica, erótica, ou qualquer outra) é uma covardia indesculpável.


Qualquer pessoa (pais e mães inclusos) incapaz de manifestar generosidade em relação às crianças ou que se relacione com elas primordialmente usando-as em benefício próprio, não têm a mínima moral para exigir um mundo melhor.


Por Villegagnon