sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

FELIZ ANIVERSÁRIO

Muitas Felicidades para nosso amigo Felipe (ação social)
Amigo que Deus te abençoe e lhe conserve generoso como eis, nós do GLM rezamos por ti neste dia de alegria em tua vida.

Comunidades cristãs oferecem alternativas no período de carnaval



Ágape
Um dos principais eventos no período de carnaval é promovido pela Renovação Carismática Católica, RCC, denominado Ágape. Será realizado no período de 13 a 16, no IFRN, antigo CEFET. “Nós vamos contar com a presença de Onazir Conceição, da Renovação Carismática do Paraná”, informa a coordenação da RCC de Natal.
No Ágape, haverá momentos de louvor, pregação, adoração ao Santíssimo Sacramento, mini cursos, celebração da santa missa, confissões e um retiro para crianças. Agentes pastorais, casais, jovens e muitas outras pessoas, inclusive do interior, participam do evento. Os interessados em mais informações, podem entrar em contato com a RCC, pelos telefones: 3613-0034; 3664-3721; 8867-3807 e 8813-1960.
Além do evento em Natal, a RCC da paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, também promove o Ágape, de 14 a 16, na escola Municipal Nestor Marinho. Os pregadores serão os Padres Iranildo Augusto, Filipe Anderson e Iranildo Virgílio, além da leiga Maria do Socorro.
Os carismáticos da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, de Parnamirim, também promoverão um Ágape, de 13 a 16, na Igreja Matriz. No período, os fiéis poderão participar de louvor, missa, adoração ao Santíssimo Sacramento e momentos para confissões. O encerramento terá missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo.
Na paróquia de São Gonçalo do Amarante, o grupo de crianças Terço da Esperança promoverá o “Carnaval com Cristo”. Este já é o terceiro ano do evento, na paróquia. Será no domingo, dia 14, a partir das 15 horas, percorrendo as ruas do centro da cidade, com animação dos Ministérios de Música da Paróquia e a participação das crianças, pais e demais familiares, “engrossando” o cordão.

Renascer
A Comunidade Católica Shalom também oferece alternativa no período de Carnaval. É o Renascer, que será realizado de 14 a 16, no Colégio Maria Auxiliadora, situado na Avenida Hermes da Fonseca, Tirol, Natal. “É um evento aberto a quem quiser participar. Qualquer pessoa que quiser viver momentos de retiro, de oração, de louvor, de adoração ao Santíssimo, fazer cursos temáticos, se confessar e participar da missa, pode ir”, informam os organizadores.
O evento contará com a presença e pregações de dois padres, que também ouvirão as confissões dos fiéis: Pe. Augusto Jorge, de Maceió, Alagoas, e Pe. Dalmário Barbalho, da Arquidiocese de Natal e assistente das comunidades de Vida e Aliança. Além deles, também estarão dois representantes da Comunidade Shalom de Fortaleza, Ceará: Róger Valim e Thiago Hummel.
O contato com o Shalom, em Natal, pode ser feito pelo telefone: (84)3082-8117.

Projeto Café e Debate



A Paulus Livraria, através do Projeto Café e Debate, promove uma mesa redonda sobre a Campanha da Fraternidade 2010, que tem como tema: “Economia e Vida”. A atividade será realizada dia 20 deste mês, das 9 às 13 horas, no Centro Pastoral Dom Nivaldo Monte, localizado na Rua Jundiaí, nº 554, no Tirol, em Natal. Os palestrantes serão o Pe. José Freitas Campos, coordenador arquidiocesano da CF; Pe. Vicente Larinndo de Araújo, vigário paroquial de São Pedro, no Alecrim; Prof. Aluísio Dantas, mestre em Economia; Rodson Ricardo do Nascimento, mestre em Ciências Sociais, e o Prof. Orivaldo Lopes Pimentel, doutor em Ciências Sociais.

A taxa de inscrição é de R$ 15,00, por pessoa. A partir de três pessoas, por paróquia, a taxa será de R$ 10,00. As inscrições podem ser feitas na Paulus Livraria, no centro de Natal. Mais informações pelos telefones: (84) 3211-7514 / 3211-2557 ou pelo e-mail: natal@paulus.com.br.

Nelson Arns é novo coordenador internacional da Pastoral da Criança


O doutor Nelson Arns, filho da fundadora da Pastoral da Criança, é o novo coordenador internacional da Pastoral. Ele foi nomeado no dia 1º de fevereiro. A indicação do nome de Nelson foi ratificada pelo arcebispo de Salvador (BA) e fundador/membro do conselho diretor da Pastoral da Criança Internacional, Cardeal Geraldo Majella Agnelo, conforme preveem os Estatutos da instituição.

Estiveram presentes nesta reunião o bispo Emérito de Melo, Monsenhor Luis del Castillo, Maria Laura Bulanti e Maurilio Leopoldo Schmitt, que aprovaram por unanimidade a indicação de Nelson.
Nelson Arns Neumann, 44 anos, casado, nasceu em Curitiba, possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1988), mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas (1997) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2000). Atuou como médico, missionário leigo, na diocese de Bacabal (MA), em 1988 e 1989. Desde 1990, é Coordenador Nacional Adjunto da Pastoral da Criança - Organismo de Ação Social da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB).

Canção nova

QUER COMENTAR?

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 12/02/2010



"Efatá!" Abre-te!

Leitura Orante


Mc 7,31-37



Jesus saiu da região que fica perto da cidade de Tiro, passou por Sidom e pela região das Dez Cidades e chegou ao lago da Galiléia. Algumas pessoas trouxeram um homem que era surdo e quase não podia falar e pediram a Jesus que pusesse a mão sobre ele. Jesus o tirou do meio da multidão e pôs os dedos nos ouvidos dele. Em seguida cuspiu e colocou um pouco da saliva na língua do homem. Depois olhou para o céu, deu um suspiro profundo e disse ao homem:
- "Efatá!" (Isto quer dizer: "Abra-se!")
E naquele momento os ouvidos do homem se abriram, a sua língua se soltou, e ele começou a falar sem dificuldade. Jesus ordenou a todos que não contassem para ninguém o que tinha acontecido; porém, quanto mais ele ordenava, mais eles falavam do que havia acontecido. E todas as pessoas que o ouviam ficavam muito admiradas e diziam:
- Tudo o que faz ele faz bem; ele até mesmo faz com que os surdos ouçam e os mudos falem! 

Comentário do Evangelho

Missão salvadora e universal

Jesus encontra-se, ainda, em território gentio. Trazem-lhe, agora, um homem surdo que mal podia falar e pedem-lhe que imponha as mãos sobre ele. Marcos narra detalhadamente os gestos de Jesus. Os ouvidos do homem se abrem e ele começa a falar corretamente. Na tradição profética, a surdez simboliza a resistência ao apelo de Deus. Jesus vence esta resistência em território pagão e, ainda, aqueles que passam a ouvi-lo começam a "falar corretamente". Isto é, passam a anunciar os seus feitos. Esta narrativa de Marcos visa também provocar os discípulos das comunidades de seu tempo. Estes, ainda apegados à doutrina nacionalista e segregacionista de "povo eleito", ficam como surdos. Estão com dificuldade de entender que os gentios são também destinatários do Reino. É o universalismo da salvação, hoje buscado na perspectiva pluralista da revelação.

Autor: José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org