Ano C - Dia: 12/02/2010
"Efatá!" Abre-te!
Leitura Orante
Mc 7,31-37
"Efatá!" Abre-te!
Leitura Orante
Mc 7,31-37
Jesus saiu da região que fica perto da cidade de Tiro, passou por Sidom e pela região das Dez Cidades e chegou ao lago da Galiléia. Algumas pessoas trouxeram um homem que era surdo e quase não podia falar e pediram a Jesus que pusesse a mão sobre ele. Jesus o tirou do meio da multidão e pôs os dedos nos ouvidos dele. Em seguida cuspiu e colocou um pouco da saliva na língua do homem. Depois olhou para o céu, deu um suspiro profundo e disse ao homem:
- "Efatá!" (Isto quer dizer: "Abra-se!")
E naquele momento os ouvidos do homem se abriram, a sua língua se soltou, e ele começou a falar sem dificuldade. Jesus ordenou a todos que não contassem para ninguém o que tinha acontecido; porém, quanto mais ele ordenava, mais eles falavam do que havia acontecido. E todas as pessoas que o ouviam ficavam muito admiradas e diziam:
- Tudo o que faz ele faz bem; ele até mesmo faz com que os surdos ouçam e os mudos falem!
- "Efatá!" (Isto quer dizer: "Abra-se!")
E naquele momento os ouvidos do homem se abriram, a sua língua se soltou, e ele começou a falar sem dificuldade. Jesus ordenou a todos que não contassem para ninguém o que tinha acontecido; porém, quanto mais ele ordenava, mais eles falavam do que havia acontecido. E todas as pessoas que o ouviam ficavam muito admiradas e diziam:
- Tudo o que faz ele faz bem; ele até mesmo faz com que os surdos ouçam e os mudos falem!
Comentário do Evangelho
Missão salvadora e universal
Missão salvadora e universal
Jesus encontra-se, ainda, em território gentio. Trazem-lhe, agora, um homem surdo que mal podia falar e pedem-lhe que imponha as mãos sobre ele. Marcos narra detalhadamente os gestos de Jesus. Os ouvidos do homem se abrem e ele começa a falar corretamente. Na tradição profética, a surdez simboliza a resistência ao apelo de Deus. Jesus vence esta resistência em território pagão e, ainda, aqueles que passam a ouvi-lo começam a "falar corretamente". Isto é, passam a anunciar os seus feitos. Esta narrativa de Marcos visa também provocar os discípulos das comunidades de seu tempo. Estes, ainda apegados à doutrina nacionalista e segregacionista de "povo eleito", ficam como surdos. Estão com dificuldade de entender que os gentios são também destinatários do Reino. É o universalismo da salvação, hoje buscado na perspectiva pluralista da revelação.
Autor: José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário