segunda-feira, 13 de julho de 2009

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 13/07/2009


Exclusividade para seguir Jesus

ANO SACERDOTAL
Mt 10,34-11,1-

Não pensem que eu vim trazer paz ao mundo. Não vim trazer a paz, mas a espada. Eu vim para pôr os filhos contra os pais, as filhas contra as mães e as noras contra as sogras. E assim os piores inimigos de uma pessoa serão os seus próprios parentes. - Quem ama o seu pai ou a sua mãe mais do que ama a mim não merece ser meu seguidor. Quem ama o seu filho ou a sua filha mais do que ama a mim não merece ser meu seguidor. Não serve para ser meu seguidor quem não estiver pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhar. Quem procura os seus próprios interesses nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo, porque é meu seguidor, terá a vida verdadeira. - Quem recebe vocês está recebendo a mim; e quem me recebe está recebendo aquele que me enviou. Quem receber um profeta, porque este é profeta, terá uma parte da recompensa dele; e quem receber uma pessoa boa, porque ela é boa, terá uma parte da recompensa dela. - Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem, apenas por ser meu seguidor, der ainda que seja um copo de água fria ao menor dos meus seguidores, certamente receberá a sua recompensa. Quando acabou de dar essas ordens aos seus doze discípulos, Jesus saiu daquele lugar e foi ensinar e anunciar a sua mensagem nas cidades que ficavam perto dali.


Comentário do Evangelho
A verdadeira paz


Jesus já havia declarado a bem-aventurança dos que promovem a paz (Mt 5,9) e também enviara os discípulos como dispensadores da paz (Mt 10,13). Agora surpreende a afi rmação aparentemente contrária. O enfoque, aqui, é a paz que o mundo dá, rejeitada por Jesus, conforme vemos no Evangelho de João: "Dou-vos a minha paz... não à maneira do mundo" (Jo 14,27). A paz do mundo é a paz do império, seja o antigo, romano, seja o atual, estadunidense com seus parceiros. Fazem-se as guerras de conquista e sobre seus escombros decreta-se a paz do império. É a paz da exploração, da subserviência e da humilhação. É a paz que estabelece uma cultura individualista, excludente, ambiciosa do dinheiro e prenhe de violência. A própria família fica sob influxo desta cultura, surgindo discórdias em seu seio diante do empenho de alguns em sua libertação. Jesus subverte a paz imperial. Sua paz é a que decorre da prática da justiça, da solidariedade, da partilha e do amor, construindo a vida.
Fonte: Pulinas.org.br

Biblioteca da Zona Norte recebe exposição sobre Leonardo da Vinci


A Exposição Maravilhas Mecânicas de Leonardo da Vinci encontra-se instalada, até o dia 31 de julho, no Centro de Estudos e Biblioteca Escolar professor Américo de Oliveira Costa, na avenida Itapetinga, 1430, conjunto Santarém, zona norte de Natal. O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Educação, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (FAPERN).


A exposição vem para exemplificar, através de réplicas de alguns dos projetos de Leonardo da Vinci, como a sua visão foi revolucionária. Dividida em quatro áreas simbolizadas pelos quatros elementos da natureza (ar, água, fogo e terra) a exposição&nbspapresenta 29 peças, textos e imagens que justificam a fama de um dos maiores gênios da Humanidade. É composta também por painéis com os desenhos dos respectivos das peças, painéis com textos e peças feitas pelo engenheiro italiano Roberto Guatelli.


Pintor, matemático, escultor, arquiteto, físico, escritor, engenheiro, poeta, cientista, botânico e músico, Leonardo da Vinci é considerado também um exemplo típico de artista ligado ao Renascimento Italiano. A entrada para a exposição é gratuita.


FONTE: Secretaria Estadual de Educação


EMERGÊNCIAS DENTÁRIAS - O QUE DEVO FAZER?



Dor de Dente

· Faça bochechos vigorosos com água morna.
· Use fio dental para remover quaisquer alimentos presos entre os dentes. Se houver inchaço, coloque uma compressa fria no lado de fora da bochecha. Não utilize nada quente ou coloque medicamentos no dente ou gengiva dolorida.
· Vá ao dentista o mais rápido possível.

Objetos presos entre os dentes

· Tente remover o objeto com fio dental. Guie o fio dental cuidadosamente para evitar machucar a gengiva.
· Se você não puder remover o objeto, procure um dentista.
· Não tente puxar o objeto com um instrumento afiado o puntiagudo.

Perda de dentes

DENTES DE LEITE: Leve a criança e o dente imediatamente a um dentista.
· Coloque o dente em um recipiente com leite, água salgada ou com saliva da criança.
· Se estes não estiverem disponíveis, use água.

- Se você não puder ir a um dentista imediatamente,

· Enxágüe levemente o dente em água morna. Não toque na raiz.

· PARA DENTE DE LEITE: Não tente colocar um dente de leite de volta na cavidade. Coloque em leite frio ou em água e leve-o com você quando for ao dentista.

PARA DENTE PERMANENTE: Com cuidado, insira o dente novamente de volta em seu lugar.

· Vá ao seu dentista, se possível, nos próximos 30 minutos.

Quebra de dentes

· Suavemente retire a sujeira ou os fragmentos de dentes da área ferida e limpe com água morna.
· Coloque compressa fria na face, no local do dente ferido, para minimizar o inchaço.
· Procure imediatamente um dentista.
· Aplique pressão diretamente na área da hemorragia utilizando um pano limpo.

Mordida na língua ou na bochecha

· Aplique pressão diretamente na área da hemorragia utilizando um pano limpo.
· Se houver inchaço, aplique compressas frias.
· Se o sangramento continuar, procure um pronto socorro


Fonte: Yahoo.minhavida.com.br

As paquitas


Ontem (12/07/09) as Paquitas ( Roro, Vivi, None e Chacha) se reuniram para mostrar que estão bem ensaiadas para as apresentações que logo fariam as crianças da casa lar "Criança feliz", creche localizada no Conjunto Santa Catarina que fora visitado pelo Grupo Luz do Mundo ontem a tarde.


Parabéns meninas !!


P.S - Você ainda não viu a performace das meninas? Clique aqui



ESTÁGIO PARA UNIVERSITÁRIOS !


Até hoje (13/07/2009), a Secretaria Estadual de Educação recebe inscrições de universitários dos cursos de PEDAGOGIA, MATEMÁTICA E LETRAS para estagiarem, com reforço escolar, nas unidades de ensino pertencentes à rede estadual de ensino. Ao todo são 1000 vagas para todo o estado. Até o momento somente 704 estudantes se inscreveram no projeto.

A inscrições podem ser feitas através do site www.escoladegoverno.com.br. Os estágiários, que devem cursar, no mínimo, o 5º período, vão receber uma bolsa no valor de um salário mínimo, segundo normas do projeto Agentes de Aprendizagem.

Mais informações através do telefone 3232-1427